Quantas vezes pode usar shampoo a seco sem danificar os cabelos?

Quantas vezes pode usar shampoo a seco

Apesar da praticidade e eficiência, o shampoo a seco pode causar danos no couro cabeludo e saúde capilar quando usado de forma errada. Além de escolher o produto de acordo com seu tipo de cabelo, também é importante saber a forma correta de aplicar e quantas vezes pode usar shampoo a seco na semana.

Usado para remover o excesso de oleosidade no couro cabeludo, esse tipo de shampoo deve ser aplicado nos cabelos com cautela, já que por ser feito em forma de pó pode acabar acumulando na raiz do cabelo. Como resultado, os poros acabam entupindo aumentando a produção de óleo, deixando os cabelos vulneráveis a problemas como caspa.

Veja a seguir quantas vezes você pode aplicar o shampoo a seco nos fios durante a semana!

Quantas vezes pode usar shampoo a seco?

O ideal é que a aplicação do shampoo a seco seja feita apenas uma vez na semana, chegando a um máximo de 2 aplicações espaçadas. Junto a isso, você ainda deve fazer o uso de um shampoo anti resíduos para remover todo o resto de produto da raiz do cabelo para evitar que os poros acabem entupindo.

o shampoo a seco pode ser aplicado até 2 vezes na semana
o shampoo a seco pode ser aplicado até 2 vezes na semana

Evite aplicar o shampoo a seco nos cabelos mais de 1 vez seguida, já que isso fará que o produto acumule muito na raiz, já que o shampoo a seco serve para situações emergenciais em que não se pode lavar os cabelos com o shampoo convencional, e não deve ser usado como método de higienização recorrente dos cabelos.

Quais os erros mais cometidos ao aplicar shampoo a seco?

Aplicar o shampoo muito próximo do couro cabeludo

Aplicar o produto corretamente garante a eficácia do produto e preserva a saúde dos fios de modo geral. Depositar o produto muito próximo da raiz do cabelo e não respeitando a distância contida no rótulo, que varia entre 15 e 20 centímetros, faz com que a região acumule uma quantidade muito grande de pó.

Além de deixar o cabelo esbranquiçado, isso também faz com que as partículas do shampoo entrem mais profundamente nos poros, dificultando a lavagem dos cabelos.

Aplicar o shampoo a seco nas pontas dos cabelos

O produto foi desenvolvido para ser aplicado na região do couro cabeludo, já que é onde se concentra a maior parte da oleosidade dos cabelos.

As pontas, por sua vez, normalmente não conseguem receber essa oleosidade, o que as deixa ressecada e com pouco ou nenhum resquício de óleo de forma natural.

Ao aplicar o shampoo a seco nessa região você contribui para um maior ressecamento da área, que deixa as pontas com aspecto espigado e aumenta as chances do desenvolvimento de pontas duplas.

Usar o produto em excesso

O shampoo a seco não é um produto desenvolvido para ser retocado durante o dia. Caso note que após a aplicação os cabelos começaram a ficar oleosos mais rápido ao invés de ter um aspecto de fios limpos, pode significar que você está usando o produto em excesso e seus poros estão entupidos.

Para resolver o problema você deve investir em um shampoo anti resíduos e evitar o uso do shampoo a seco mais de 2 vezes na semana.

Não usar um shampoo anti resíduos periodicamente

O shampoo anti resíduos é essencial para evitar o acúmulo de sujeiras e restos de produtos na raiz, e deve fazer parte da rotina de cuidados com os cabelos assim como a máscara de hidratação. Afinal, o shampoo comum não tem o poder de abrir as cutículas capilares como o shampoo de limpeza profunda, e não contribui para a limpeza adequada de fios que recebem o shampoo a seco com muita frequência.

o shampoo anti resíduos deve ser usado com regularidade para manter os cabelos sem acúmulo de sujeira
o shampoo anti resíduos deve ser usado com regularidade para manter os cabelos sem acúmulo de sujeira

Para quem usa shampoo a seco semanalmente, o shampoo anti resíduos deve ser usado pelo menos a cada 15 dias, lembrando-se de sempre hidratar os cabelos depois de aplicar esse tipo de produto para evitar o ressecamento da área.

Quem tem cabelo seco pode usar esse tipo de produto?

Algumas marcas de shampoo a seco são desenvolvidas especialmente para cabelos ressecados, e tendem a hidratar a raiz e evitar que o problema se agrave. No entanto, é essencial que você teste o produto antes de usá-lo com uma frequência maior, já que cada cabelo pode reagir de um jeito diferente. Caso note um aumento do ressecamento, coceira, vermelhidão ou descamação, suspenda o uso.

Existem contra indicações do shampoo a seco?

Quem tem caspa, seborreia ou algum outro problema capilar deve evitar o uso, já que esse tipo de produto acaba intensificando as descamações e pode até mesmo agravar a coceira e vermelhidão da área. O mais indicado nesses casos é que se use um shampoo anticaspa adequado para controlar o problema antes de começar a usar qualquer shampoo a seco.

Diferente do que muitos pensam a cor do cabelo não impede o uso desse tipo de shampoo, desde que se use um shampoo a seco voltado para cabelos escuros.

Algumas marcas sinalizam na embalagem que aquele shampoo pode ser usado em tons mais escuros usando o termo “dark” ou  então colocando a coloração para qual ele é destinado como castanho, preto, ruivo etc.

Essa indicação evita que uma pessoa de cabelos escuros use um produto para cabelos loiros e acabe ficando com marcas esbranquiçadas na raiz decorrente do pó do shampoo.

Depois de ver quantas vezes pode usar shampoo a seco, mantenha uma rotina de cuidados capilares incluindo o shampoo anti resíduos e máscara de hidratação principalmente se você usar o produto semanalmente. Isso contribuirá para que você consiga todos os benefícios do shampoo a seco sem agredir seu couro cabeludo e fibra capilar.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍