Quanto tempo demora a crescer a barba?

Não é de hoje que a ideia de barba como símbolo de masculinidade e imponência circunda os homens, não é? E quando a barba não cresce? Sim, caros leitores, esse é um dos problemas que os homens temem cada vez mais! E em busca de uma barba, vale qualquer coisa, certo? Errado! Antes de sair buscando qualquer tipo de solução e receitas milagrosas, será necessário entender um pouco os reais motivos da sua barba não crescer.

Será importante analisar as possíveis razões pela qual sua barba não se desenvolve! Há casos que elas até nascem, mas logo caem.

Então é importante você conhecer sua barba, sua pele e perceber os cuidados que você possui consigo mesmo. Lembrando que há diversos casos que a falta de cuidado por parte do sujeito é uma das principais- se não a principal causa- da sua tão esperada barba não se desenvolver.

Portanto, antes de buscar qualquer tipo de ajuda descontrolada, dá uma conferida no que temos a dizer e então sua missão terá um foco e consistência para alcançar o seu destino: possuir uma barba!

Se você é jovem e está lendo esse texto, pode ser que sua barba ainda nem começou a crescer. Muitos adolescentes com 15, 16 anos já começam a se preocupar com os pelos faciais, que quase sempre não se trata de uma barba propriamente dita, mas de pequenos pelos que aparecem.

No entanto, quando se passa dos 22 anos, e nenhuma ou pouca barba apareceu, talvez algumas pessoas comecem a se questionar e querer uma solução para esse possível problema.

Por que eu não tenho barba?

Antes de entender esse estágio como uma complicação em sua vida, será importante identificar algumas possíveis causas da sua ausência de barba, tais como:

Idade

Claro, uma criança não apresenta barba não é? No entanto, na adolescência a presença da barba começa a surgir, ocorrendo casos em que muitos já se encontram com o rosto cheio de pelos.

Muito comum que ainda na adolescência, a barba ainda não dê sinais de vida
Muito comum que ainda na adolescência, a barba ainda não dê sinais de vida

E há os casos que somente no começo da vida adulta é que os pelos aparecem, representando a ideia de homem experiente e com os pelos à mostra. Portanto, se você é jovem ainda e não tem muita ou nenhuma barba, calma! Seu momento irá chegar.

Genética

Que tal buscar informações dentro da sua família? Uma das melhores formas de compreender a sua genética, é conversar com seu pai, avô e tios, com que idade é que os pelos apareceram, e se apareceram.

A genética é um fator muito importante quando falamos de barba e cabelo
A genética é um fator muito importante quando falamos de barba e cabelo

Uma vez que muitos casos, a sua genética não apresenta essa característica, seu pai não possui barba, seu avô também não, então caro amigo, sinto em lhe dizer, mas talvez você não venha a desenvolver uma barba também. Caso sua genética possua essa característica, então poderá contar com um auxílio de uns produtos específicos para isso.

Maus cuidados

Sim! Se você percebe que apenas alguns fios nascem, ou não se desenvolvem como deveriam, pode ser que você esteja se precipitando e fazendo alguma coisa errada. Em muitos casos, a maneira como você apara seus pelos irá influenciar no crescimento dos mesmos.

É preciso prestar atenção nos detalhes para não ter uma barba falhada

É preciso prestar atenção nos detalhes para não ter uma barba falhadaHá casos que observamos a barba farta de um colega, e queremos uma similar a dele, e com isso alguns erros podem vir a tona, na hora de aparar, tem que ter os aparelhos certos para realizar essa ação. Tudo isso poderá surtir um efeito contrário, e o que era para ser benéfico para você, acaba sendo prejudicial, e com isso acaba como resultado uma barba falha, com pelos enfraquecidos ou até mesmo que não crescem.

Estresse

Talvez seja correto dizer que passamos por situações estressantes a vida toda. Desde o nascimento até a morte, certamente o estresse estará presente de alguma maneira. No entanto, se ele tende a ser tão presencial em sua vida, talvez seja a hora de dar uma pausa e repensar o que está acontecendo. Sabemos que na adolescência, somos tomados por uma explosão hormonal, e isso pode gerar muito estresse. No decorrer do tempo, essa causa pode ser evitada e tratada por você mesmo.

Com picos elevados de estresse e com uma duração prolongada, a pessoa pode perder os pelos do corpo, não importando o sexo. Nos homens, a barba e os cabelos são as principais vítimas, sendo nomeada de alopecia areata, são aquelas falhas, buracos na barba ou couro cabeludo, deixando bem evidente as falhas. Logo, se quer possuir uma barba volumosa e resistente, primeiro precisa relaxar um pouco e diminuir esse estresse.

O crescimento natural da Barba e Bigode

Identificamos algumas possíveis causas que podem estar presentes em sua vida e acabam influenciando no desenvolvimento de sua barba querido leitor. Vamos entender um pouco mais sobre o crescimento do fio e suas fases, sendo três ao todo: Anágeno, catágeno e telógeno. A seguir uma rápida definição dessas fases.

Fase anágena

Fase do crescimento, em que as células do bulge se multiplicam e ocorre a formação de novas fibras dos fios, fazendo com que os fios aumentem. Essa fase pode durar de dois meses até dois anos. O tempo em que essa fase dura, é que culminará também na duração dos fios, ou seja, caso essa fase seja curta, a pessoa não terá fios longos, afinal se trata de um ciclo.

Fase catágena

Nessa fase, o fio acaba se solta da papila capilar, mas ainda não cai do couro cabeludo ou face. Se observado por fora, é como se o pelo ou cabelo ainda crescesse, porém sua raiz é que está cada vez mais visível. Dura cerca de duas semanas.

Fase telógena

A última fase se caracteriza por ser um momento de descanso para a papila capilar, acontecendo então a queda do fio. No caso dos cabelos, essa ação pode ser observada nos fios que caem quando passa a mão ou penteia. Na barba, quando mais volumosas e compridas, tendem a se soltar quando são arrumadas ou penteadas.

Fase dos fios
Fase dos fios

Portanto, o tamanho da sua barba irá depender da primeira fase, sendo assim, possuir uma barba de mais de 30 centímetro, não é tão fácil e nem é para todos. Aqui mais uma vez a genética é de extrema importância, pois caso possua esses casos em sua família, você também poderá alcançar esses resultados, do contrário, paciência.

O tempo que uma barba leva para crescer gira em torno de quatro semanas. Tempo necessário para que a mesma seja formada no rosto, sendo ainda mais duas semanas para que ela se alastre e tenha volume. Então, se sua genética contempla a barba, mas você ainda não possui ou há falhas, o uso de produtos que estimulem a raiz e favoreçam o crescimento dos pelos faciais é indicado.

Lembrando que não há a necessidade de hormônios, sendo isso um processo caro, que exige muita cautela e cuidados redobrados de profissionais, sem falar é claro, dos efeitos colaterais.

Conhecendo o Minoxidil e sua ação na barba

Para aqueles que possuem pouca barba, ou é falhada, o tratamento também é indicado. Há casos que os pelos estão presentes apenas no bigode, ou no pescoço. O uso de alguns medicamentos, como o Minoxidil, auxilia e apresenta resultados incríveis. Esse fármaco pode ser encontrado em farmácias, do contrário, podem também serem manipulados. Normalmente o início do tratamento é realizado com o Minoxidil 5%, e com o passar do tempo, e o resultado seja alcançado, o uso de 2% é o mais indicado para manter os fios.

Barba cheia e saudável.
Barba cheia e saudável.

O Minoxidil é encontrado em sprays e em gotas. Já a quantidade a ser aplicada depende da prescrição profissional. Para aplicar o produto, coloque na área em que pretende estimular o crescimento, massageie por uns cinco minutos. Lave bem suas mãos com água e sabão. Execute essa ação por pelo menos duas vezes ao dia ou da forma que lhe foi prescrita.

Não há uma fórmula mágica nem efeito imediato. Na fórmula do Minoxidil alguns estimulantes estão presentes, fazendo com que o crescimento seja intensificado e promovendo uma síntese de proteínas que auxiliará na fixação dos fios. Com isso as células-tronco foliculares são estimuladas, tornando os fios mais resistentes e assim, as enzimas que prejudicam-nos e tendem a resultar em quedas são evitadas.

É importante que o uso do produto seja contínuo. E em pouco tempo começará a aparecer os primeiros resultados, com mais ou menos trinta dias de uso, no entanto o uso deve durar no mínimo três meses.

Por fim, é importante ressaltar que os efeitos almejados podem variar de pessoa para pessoa, bem como o tempo tende a variar. Consulte sempre um dermatologista que possa te auxiliar e te acompanhar.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍