Secar o cabelo com secador ou deixar secar naturalmente?

erros ao secar o cabelo

Você tomou aquele banho gostoso, fez uma esfoliação na pele, passou máscara de hidratação nos cabelos, até cantou a sua música favorita e não sabe se é melhor secar o cabelo com secador ou deixar secar naturalmente?

Segundo um estudo publicado por seis médicos coreanos no Annals Of Dermatology, se você resolve deixar o cabelo naturalmente você pode estar fazendo a coisa mais errada da sua vida!

Não secar o cabelo pode fazer mal à saúde

Segundo este estudo publicado na Annals Of Dermatologyembora o uso do aparelho secador possa causar maiores danos à cutícula do fio, ou seja, na parte superficial se comparado a secagem natural, se utilizado de forma correta, em constante movimento, ele trará menos prejuízo de uma forma generalizada– principalmente, em relação ao Complexo de Membrana Capilar (CMC), uma parte extremamente importante do fio de cabelo, conhecida como “cimento capilar”.

secar o cabelo trará menos prejuízo de uma forma generalizada
secar o cabelo trará menos prejuízo de uma forma generalizada

Cuidado com Altas Temperaturas

Eu sei o que você está pensando neste exato momento porque eu pensei a mesma coisa! =O

Mas o que rola é que eles podem até fazer bem para a saúde – desde que usados com cautela – mas não são tão inofensivos assim.

Tudo isso porque o problema com as altas temperaturas ainda persiste. 

O calor quando utilizado a longo prazo, poderá deixar os seus cabelos quebradiços e fracos.

Assim sendo, se você quiser cuidar mesmo das suas madeixas, a melhor alternativa é utilizá-lo na temperatura reduzida, evitando ao máximo o dano térmico tanto para o cumprimento dele quanto em sua raiz. É aquela dica, né, gente: use, mas use com moderação.

Deixar os fios molhados também não é uma boa ideia

Sim, deixar os fios molhados por tempo demais não é lá a melhor ideia que a gente vai ter na vida – principalmente à noite.

Já é o suficiente se você retirar o excesso de água apenas com a toalha, mas sem esfregar os fios, causando atrito entre eles. Lembre-se que esse atrito é uma das causas da queda do cabelo.

Não esqueça de secar os cabelos antes de dormir
Não esqueça de secar os cabelos antes de dormir

Caso você prefira, finalize com o secador, mas sempre observando as melhores temperaturas para que este não cause nenhuma lesão do seu couro cabeludo. Outra dica que pode fazer toda a diferença neste momento é, se não, o protetor térmico.

Esse processo é bastante importante porque ao entrar em atrito com o travesseiro, o cabelo molhado é infinitamente mais frágil que o cabelo seco.

Fora que, por estar com o couro cabeludo molhado, você favorece o aparecimento de fungos e bactérias, principalmente no couro cabeludo.

O Estudo de Cambridge

Segundo estudo de Cambridge realizado pelo Dr. Tim Moore, deixar o cabelo secar naturalmente NÃO é mais saudável que o ar quente do secador.

Para entender esse estudo é importante conehcer alguns pontos

  • O cabelo é feito de queratina.
  • A camada externa é chamada de cutícula, que tem a função de proteger os fios.
  • O meio é o córtex, uma camada que proporciona força e elasticidade do cabelo, flexível.
 Essa é a estrutura dos nossos fios de cabelo
Essa é a estrutura dos nossos fios de cabelo

O que acontece é que quando os cabelos estão molhados, os fios absorvem toda a água, “inchando” o córtex, ou seja, o meio do cabelo, deixando-o frágil.

Isso quer dizer que, quanto mais tempo ele ficar úmido, mais quebradiço ele se tornará.

Dr. Tim Moore

Por isso, usar o secador (desde que na temperatura adequada) pode desacelerar esse processo e ser melhor para a saúde dos seus cabelos.

Secar com a sua toalha antes?

Antes mesmo de secar o cabelo com o secador, o ideal é que você retire o excesso de água com a toalha de banho mesmo.  Cuidado para não esfregar muito um cabelo no outro!

Os fios quando estão molhados, acabam ficando muito mais sensíveis e isso aumenta a chance deles quebrarem.

O ideal é que seja retirada do excesso de água apenas com a toalha, em movimentos retilíneos e suaves.

Não escove seus cabelos após o banho

O ideal é que você nunca escove os seus cabelos assim que sair do banho. Passe uma escova (em detrimento de pentes finos) de forma delicada, de modo que sejam desembaraçados os fios.

 Passe o pente de forma delicada!
Passe o pente de forma delicada!

Depois, você pode terminar de secar os fios com o secador, sempre mantendo a distância respeitada e usando um protetor térmico para selagem das cutículas.

FAQ – Principais dúvidas

Secar naturalmente NÃO É o melhor método ?

Quando os cabelos estão molhados, os fios absorvem toda a água, e por conseqência, deixando-o mais frágil. Isso quer dizer que, quanto mais tempo ele ficar úmido, mais quebradiço ele se tornará. Por isso, usar o secador (desde que na temperatura adequada) pode desacelerar esse processo.

Vale a pena usar toalha antes de secar com o secador?

Sim. Antes de usar o aparelho, tire o excesso de água dos fios com uma toalha. Mas nada de esfregar! O atrito pode quebrar os fios e causar frizz, por isso o melhor é “apertar” os cabelos delicadamente na toalha.

Pentear ou Escovar?

Um pente, principalmente se for fino, pode ser mais agressivo ao forçar o desembaraçamento. A melhor opção melhor é usar uma escova de cerdas espaçadas.

Pode dormir com o cabelo molhado?

Dormir com o cabelo molhado pode causar o mesmo efeito que secar com a toalha da maneira errada: o atrito pode causar frizz. Além disso, essa prática pode criar fungos no seu couro cabeludo, então evite!

Como usar a variação de temperatura?

Separe o cabelo em mechas e deixe o secador mais ou menos 15cm distante do seu couro cabeludo. Uma dica interessante é: quando perceber que seu cabelo está quase seco, aumente a temperatura. Quando terminar, passe rapidamente o vento frio para fechar as cutículas.

Usar um bico fino é recomendado?

Um “bico” mais fino no secador garante que as escamas dos fios sequem na mesma direção, o que pode acarretar um cabelo mais macio e brilhante.

Pode usar chapinha com o cabelo húmido?

Não. Usar chapinha sem o cabelo estar 100% seco pode forçar uma secagem acelerada, o que é tão prejudicial quanto usar secador no cabelo encharcado de água: o resultado será um fio opaco e quebradiço.


Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍