Silício e os Benefícios para o Crescimento do Cabelo

Você já conhece o silício? Trata-se de um mineral que está associado à restauração do equilíbrio entre cálcio e magnésio no organismo, além de também ter um importante papel na produção de colágeno, a proteína mais abundante no corpo humano.  

O colágeno está presente nos ossos, músculos, pele e tendões. É ele o responsável por manter as células do organismo fortalecidas e unidas, favorecendo a integridade e flexibilidade da pele, unhas e cabelos. 

Com o tempo, nosso organismo vai perdendo a capacidade de absorver o silício dos alimentos. A solução encontrada para esse problema são as cápsulas de silício orgânico, que são comercializadas como uma alternativa para evitar o problema de deficiência do mineral no corpo.  

Quer saber mais sobre o silício e os seus benefícios para os seus cabelos? Confira a seguir! 

Roupas e Acessórios femininos

Conheça o silício orgânico

O silício orgânico é um dos principais elementos na composição dos organismos vivos. No corpo humano, está presente nos ossos, pâncreas, músculos, fígados, rins e coração. 

O silício é fundamental pro desenvolvimento do corpo humano
O silício é fundamental pro desenvolvimento do corpo humano

A quantidade de silício no nosso organismo no início da vida é alta, e vai decaindo conforme o passar do tempo, podendo reduzir em até 80%. 

A partir dos 20 anos, a concentração de silício no corpo humano passa a diminuir, o que afeta também a síntese de colágeno. As consequências desse processo podem ser percebidas principalmente na pele, cabelo, articulações, ossos, unhas e em qualquer outro tecido ligado à produção de colágeno. 

Em função disso, a reposição do silício no corpo humano passa a ser indispensável. A ausência dele no organismo causa o enfraquecimento da matriz extracelular da pele, que é justamente a região onde nascem o colágeno, a elastina (proteína de função estrutural, responsável pela formação de fibras elásticas) e os fios de cabelo. 

Quando essa região é afetada, o crescimento do cabelo é prejudicado, uma vez que os novos fios deixam de ser produzidos como eram antes. Isso pode fazer com que os cabelos se tornem mais finos e passem a cair com mais facilidade. 

O silício orgânico comercializado em cápsulas é uma versão do mineral que passa por um processo de estabilização em colágeno hidrolisado. Esse procedimento o torna uma substância com maior eficiência do que a que é encontrada nos alimentos, podendo, dessa forma, ser melhor aproveitada pelo corpo humano. 

Os benefícios são inúmeros, o que faz do silício um elemento indispensável para manter uma pele mais jovem, fios de cabelo fortalecidos e unhas firmes. Confira mais detalhes a seguir.  

Benefícios do silício para o cabelo 

Os hábitos envolvendo os cuidados com a beleza estão se renovando já há algum tempo. Se antes a maior preocupação era com a aparência, resultando no investimento quase que total em cremes e maquiagens, por exemplo, atualmente a saúde ocupa o primeiro lugar.

Fios mais bonitos e saudáveis com o uso da biotina
Fios mais bonitos e saudáveis com Silício

Essa inversão aconteceu devido aos conhecimentos e estudos indicando a associação direta da saúde à estética, e leva a uma atenção cada vez maior a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos e, se for o caso, até mesmo suplementação, o que muitas vezes acontece com o silício.  

A ingestão do silício orgânico pode garantir cabelos mais fortes, bonitos e brilhantes. Seus efeitos na produção de queratina, elastina e colágeno já foram comprovados, e o resultado para os fios são surpreendentes.

Ele ajuda a aumentar a força, elasticidade e resistência dos fios, ao mesmo tempo em que reduz a quebra e a queda, já que facilita a formação de proteínas importantes para a estrutura do cabelo. 

Mas os benefícios do silício não se restringem apenas às madeixas. Sabia disso?! A pele e as unhas também saem ganhando, e muito, com esse mineral.

Pele e unhas também dependem do silício
Pele e unhas também dependem do silício

Não é à toa que ele é conhecido como a fonte das proteínas de beleza, ou “fórmula da juventude”, já que apresenta vantagens diversas para a saúde e aparência do nosso corpo.

Esse elemento possui um enorme potencial na regeneração dos tecidos. Por isso é muito poderoso, e ajuda a estimular o rejuvenescimento, garantindo assim maior elasticidade à pele. 

Ele pode contribuir de maneira a deixar a pele mais firme, viçosa e com aspecto rejuvenescido, amenizando manchas e sinais de acne.

O silício pode melhorar em até 40% a firmeza da pele, deixando-a mais luminosa e diminuindo as marcas de expressão.

As unhas, por sua vez, ficam muito mais resistentes com a ajuda desse mineral. 

Esse famoso elemento fornece diversos benefícios para a saúde, não somente estética, mas para o organismo humano como um todo.

Ele também desintoxica o organismo, reequilibra as funções vitais e ajuda na prevenção da osteoporose e outras doenças causadas pela descalcificação óssea. 

Como é um desintoxicante natural, o silício também pode ajudar a eliminar a nicotina presente no corpo dos fumantes, tornando-se um bom colaborador no combate ao vício. Além disso, também contribui com a saúde das articulações, ajudando na prevenção à tendinite, artrose e artrite. 

Quer saber qual a maneira ideal de utilizar o silício e onde é possível encontrá-lo? Então continue a leitura. 

Como usar e onde encontrar? 

O silício está presente em alimentos como cereais integrais (aveia, milho, arroz, cevada, arroz e trigo), frutas (maçã, laranja, banana, abacaxi e manga), oleaginosas (amêndoas e castanhas) e legumes. 

As frutas são uma excelente fonte de silício
As frutas são uma excelente fonte de silício

Ele também pode ser encontrado na forma de cremes e em cápsulas, sendo a última opção a mais eficaz, com resultados mais visíveis e duradouros.

As cápsulas são comercializadas em farmácias e em lojas de produtos naturais, já prontas para o uso, e sua venda não exige receita médica. Há também a opção de manipular o mineral em combinação com outras substâncias, como uma vitamina para o cabelo ou outros minerais que possam favorecer a saúde dos fios.  

A recomendação geral de dermatologistas é ingerir 150 microgramas de silício orgânico ao dia.

É importante, no entanto, atentar para as particularidades de cada organismo. Por isso, esse mineral só deve ser tomado com a devida orientação médica ou de um profissional especializado, como um nutricionista, por exemplo. 

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do silício? Conte pra gente nos comentários!