Tudo sobre a henna para cabelo branco

henna para cabelo branco

Tingir os cabelos com tinturas não somente resseca os fios, mas também danifica a fibra capilar em decorrência da grande quantidade de química na composição dos produtos. Uma alternativa para quem quer esconder os fios brancos é a henna, um corante em pó extraído das folhas da Lawsonia inermis. Por tingir os fios de tons desde o vermelho até o marrom-chocolate, o uso da henna para cabelo branco tem se tornado bastante frequente principalmente em mulheres.

Ao contrário dos corantes químicos encontrados em tinturas comuns, a henna fortalece, dá brilho e ainda deixa os cabelos mais volumosos, criando uma espécie de película sobre o fio sem substituir a coloração de base. Isso quer dizer que a henna não afeta as moléculas do cabelo, já que liga-se à queratina dos fios e cria um efeito com o tom desejado.

Aprenda mais sobre a henna e como aplicá-la nos cabelos no artigo a seguir.

Como aplicar henna para cabelo branco?

Para aplicar a henna, o primeiro passo é dissolver o pó em água morna para quente e deixar de molho por cerca de 20 minutos. A temperatura da água deve ser monitorada com cuidado, já que a água quente demais pode prejudicar as propriedades da planta e a água fria dificulta que o pó se dissolva por completo.

a água para dissolver a henna não deve ser nem quente demais para não queimar o pó, nem muito fria para não interferir na dissolução
a água para dissolver a henna não deve ser nem quente demais para não queimar o pó, nem muito fria para não interferir na dissolução

A aplicação pode ser feita tanto nos fios secos como nos molhados, sendo importante apenas que estejam limpos para que o excesso de sebo não dificulte a ligação da planta com a queratina do cabelo.

Sabendo disso, não recomenda-se adicionar óleos ou qualquer outro tipo de substâncias oleosas como manteiga à mistura do pó, já que isso poderia interferir no resultado do corante. Depois de ficar de molho a henna deve ter a consistência parecida com a de um iogurte: nem muito grosso e nem muito líquido. 

Aplique todas as mechas com o auxílio de uma escova ou pincel de tingimento, certificando-se de que todos os fios foram cobertos com o produto.

Cubra a cabeça com uma touca ou filme plástico para manter a mistura úmida. Afinal, quando seca, a henna não consegue liberar o pigmento colorante, o que interfere na cor final e prejudica o procedimento.

Como você está aplicando a henna para cabelo branco, o produto deve ficar agindo por pelo menos 3 horas. Lembre-se que quanto mais tempo a henna ficar nos fios, mais forte será a coloração final.

A hora do enxágue

Passado o tempo estabelecido para o produto agir, lave os cabelos com água fria e certifique-se de não deixar nenhum resíduo do corante nos fios para evitar irritação e coceira.

Como o cheiro do pó é bastante forte, você pode adicionar uma pitada de canela ou baunilha na preparação ou enxaguar os fios com chás perfumados ao invés de água, lembrando-se de esperar o chá esfriar para não danificar o couro cabeludo.

caso o cheiro do produto seja desagradável para você, é possível adicionar um pouco de canela na mistura
caso o cheiro do produto seja desagradável para você, é possível adicionar um pouco de canela na mistura 

Vale ressaltar que a henna deve ser enxaguada apenas com água e nunca com shampoo, podendo ser aplicado condicionador caso seja necessário e os fios ficarem com muitos nós.

Por fim, você deve fazer um enxágue ácido para diminuir o pH do couro cabeludo e fechar as camadas dos fios, o que ajuda na fixação da cor e contribui para que os cabelos fiquem mais limpos.

O recomendado é que esse enxágue seja feito depois de toda lavagem, garantindo uma maior duração da cor nos fios. Para isso, basta usar uma substância ácida como suco de limão ou vinagre em quantidades que sejam o suficiente para enxaguar todas as mechas.

Apesar do cheiro forte, quando os cabelos secarem o odor do vinagre e limão desaparecerão por completo.

Para quem a henna é indicada?

Não existe contraindicação para a henna, já que é compatível com qualquer química já existente nos cabelos. Por esse motivo, atualmente muitas pessoas recorrem à henna para cabelo branco e para dar um fundo acobreado em tons de loiro e ruivo.

a henna é usada principalmente para dar tons mais acobreados para os cabelos

É importante ressaltar que a henna não tem o poder de clarear os fios, já que ela se sobrepõe à coloração original dos cabelos. Com isso, se o seu intuito for tingir os fios de um tom mais claro do que o atual, pode ser necessário recorrer algum tipo de química.

Nos casos de cabelos brancos pode-se aplicar a coloração desejada sem problemas, mas é necessário estar atento na hora de retocar a raiz caso o seus cabelos brancos já estejam tingidos para destoar uma cor da outra.

O mais indicado é aplicar a henna em todo o cabelo caso ele esteja todo branco ou então apenas na raiz caso o seu cabelo já esteja com químicas colorantes.

Para sua maior segurança, é indicado procurar a ajuda de um profissional de confiança na hora de colorir os cabelos brancos com henna se já houver química nas mechas, evitando assim que a raiz fique de uma cor diferente que o resto do cabelo.

Como saber a coloração exata da henna

Tendo em vista que o pó possui apenas uma cor, o resultado final dos cabelos dependerá de qual é a cor da base dos fios. Para cabelos brancos, a henna pode atingir colorações acobreadas ou douradas. No entanto, cada cabelo age de uma forma diferente, o que faz com que os resultados possam variar de pessoa para pessoa.

Oxidação da henna para cabelo branco

Também é importante ressaltar que a henna sofre um processo de oxidação depois de aplicada aos fios, proporcionando uma mudança de cor depois de alguns dias que foi aplicada. 

Essa oxidação acontece porque a henna se fixa à queratina da fibra capilar ao passar dos dias, fazendo com que o tom torne-se mais natural, perdendo o aspecto de cor radioativa dos primeiros dias.

A tendência é que o tom fique mais escuro do que aquele que você atingiu no dia em que aplicou o pó nos fios.

Viu como usar a henna para cabelo branco pode ser um processo simples? Lembre-se, porém, que a henna não é permanente e a coloração sai gradativamente das mechas conforme lavamos com água e shampoo. A duração média do produto é de 1 mês, mas pode durar mais em pessoas que lavam o cabelo com menos frequência.

PROMOÇÃO RELÂMPAGO

Use o CUPOM CAPILA15OFF no checkout e ganhe 15% de desconto em todos os produtos Capila Care por tempo limitado. Use Já!

 
 

Deixe uma resposta