Tudo sobre Tonalizantes para seu cabelo

Tonalizantes, tinturas, cortes… Uma mudança de visual é sempre bem vinda para dar um up na autoestima e mudar um pouco a rotina, e a mudança de cor de cabelo acaba sendo uma boa opção, tanto para homens quanto para mulheres.

No entanto, com anos e anos usando das tradicionais tintas de cabelo, elas podem acabar enfraquecendo a saúde dos fios, e alguns acabam percebendo bem as consequências disso.

Como uma solução e menos agressiva surgiu então uma tintura não permanente, mas com grande desempenho: o tonalizante.

Ao contrário das tintas permanentes o tonalizante não tem amônia em sua fórmula, assim como também usa o mínimo possível da água oxigenada na sua composição. Isso faz com que ela seja uma opção bem menos agressiva para os fios, mas também diminui seu tempo de duração.

Por ter uma química não tão forte quanto os produtos permanentes o tonalizante acaba não penetrando tão fundo na fibra capilar. Mas o que pode ser um ponto negativo também é seu maior ponto positivo, já que é exatamente isso que evita que seus fios sejam danificados.

Essa opção surgiu como uma alternativa que costumava ter menos durabilidade, tendo que ser retocada em torno de a cada vinte dias. Mas hoje em dia boas marcas já conseguem uma duração que não perde em nada para as tinturas permanentes, fazendo com que suas idas para o cabeleireiro levem os mesmo trinta dias que levaria para retocar a tinta tradicional.

Quando o tonalizante é a melhor opção?

Por não ter a amônia na composição o tonalizante acaba não conseguindo clarear seu cabelo, mas ainda assim tem várias outras funcionalidades que fazem com que ele seja uma excelente alternativa. As principais dela estão em ajudar a manter o brilho dos seus fios, mudar o tom dele e intensificar a cor.

Quando se trata da mudança de cor o tonalizante alcança de 1 a 2 tons do cabelo, enquanto a tinta tradicional faz de 3 a 4. É isso que faz com que a sua eficácia para cobrir os fios brancos não chegue aos 100% da tinta tradicional. Mas ainda chega bem perto: 80% deles acabam ficando completamente fora da visão dos seus olhos.

Tonalizante é uma boa opção para quem quer uma mudança radical!

Uma boa dica para quem quer esconder os fios brancos é também usá-los a seu favor. Caso você prefira, pode escolher para aplicação um tom de tonalizante mais claro que o seu cabelo natural, que vai fazer com que o efeito sobre aqueles que estão te incomodando acabe se tornando dourado, fazendo assim com que no final pareça que você fez luzes no cabelo.

Para quem já está acostumado a mudar o visual talvez já tenha experimentado vários produtos químicos com o tempo.

Esses produtos podem acabar sensibilizando os fios e fazendo com que eles se tornem mais sensíveis, dificultando para que se usem produtos mais fortes e que possam causar a quebra e a perda de hidratação deles.

Nesses casos o tonalizante se torna a opção perfeita, já que graças as seus baixos índices de oxidantes, que ficam em torno de 6, 9 ou 15 volumes, ele não causa um impacto tão grande no fio; mas ainda consegue fixar nele o corante artificial que serve para mudar a cor.

Eles também são recomendados caso você ainda use dos meios tradicionais, mas queira uniformizar o tom do seu cabelo. Mesmo quando se usa a tintura permanente para mudar o visual nem sempre é necessário que o retoque seja feito com ela.

Hoje em dia existem bons tonalizantes e que servem para ajudar a dar uma sensação de uniformidade da raiz às pontas, fazendo assim com que os retoques sejam feitos através de um tonalizante de mesmo tom e que ainda intensifica o brilho dos fios no processo.

Tonalizantes X outros produtos químicos

Os tonalizantes costumam ser compatíveis com quase todos os produtos do mercado, por isso podem ser usados em conjunto com aqueles que já costuma fazer parte do seu cotidiano sem problemas.

Entretanto, garantir é sempre a melhor opção, e por isso é sempre bom fazer o teste da mecha antes, assim não irá correr nenhum risco de ter problemas.

Como fazer o teste da mecha pata tonalizantes?

Use o produto em uma mecha do seu cabelo, de preferência da área da nuca onde será difícil visualizar com os fios soltos, e deixe o tempo necessário apontado na especificação da caixa. Não percebendo nenhum problema é só continuar a aplicação!

O brilho é um dos pontos fortes de muitas das marcas do mercado, que se focam em aumentar essa característica do seu cabelo dando a ele uma aparência mais chamativa e bonita.

Existem, inclusive, opções incolores do produto que são feitas para quem não tem qualquer química de tintura nos fios. Objetivo principal deles é apenas aumentar o brilho e deixar o cabelo com uma aspecto mais atraente.

Os tonalizantes também costumam hidratar os fios durante a ação, indo na contramão das tinturas permanentes, que possuem o histórico de com o uso causarem consequências como fios quebradiços e secos.

Para um tratamento ainda mais profundo o tonalizante também pode ser usado em conjunto com um produto hidratante, fazendo com que ele sirva como uma máscara de tratamento.

Para quem nunca se aventurou na mudança de cores, mas tem curiosidade de experimentar, esse produto também acaba sendo uma boa opção. Por não causar grandes impactos na saúde do fio e se tratar de uma pintura não permanente, o tonalizante acaba sendo a melhor opção para aqueles que querem testar como uma mudança vai afetar seu visual.

E quem quer ir de colorido, tem tonalizantes?

Existem hoje no mercado diversos tipos de tonalizantes coloridos, que podem ser chamados também de cores fantasia. Com cores como verde, vermelho, azul, rosa, entre tantos outros, eles vem como uma opção perfeita para quem quer uma mudança ainda mais radical.

Os tonalizantes são ideal para quem quer ficar com o cabelo colorido

No entanto, para que eles se fixem no fios, vai ser necessário que eles estejam descoloridos, principalmente se a cor natural do seu cabelo for em um tom mais escuro.

Com todos os benefícios já citados ali em cima esse modo de apostar num novo visual acaba sendo ainda melhor, além de também ter menos riscos caso você acabe não curtindo tanto a nova cor.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍