use um shampoo anti resíduos a cada 15 dias para remover o acúmulo de shampoo a seco

O que quer dizer sulfate free?

O sulfato é um ingrediente usado nas formulações de shampoos para remover o excesso de oleosidade, sujeiras e resíduos de outros produtos do couro cabeludo. Embora isso seja algo positivo, na maioria dos casos os sulfatos agridem a região, sendo esse um dos principais motivos que levaram o mercado a desenvolver os shampoos sulfate free.

Apesar de agir como um detergente no couro cabeludo e retirar toda a oleosidade, os sulfatos não são usados apenas em cosméticos capilares desenvolvidos para cabelos com excesso de óleo, e estão presentes em quase todos os shampoos das prateleiras dos mercados. A agressão que causam nos cabelos, porém, pode ser prejudicial principalmente para fios mais sensíveis ou que tenha passado por algum tipo de química como tintura e alisamentos.

confira no artigo a seguir o que significa um shampoo sulfate free
confira no artigo a seguir o que significa um shampoo sulfate free

Para lhe auxiliar a entender melhor como os shampoos sulfate free funcionam e quais ingredientes esses produtos usam para retirar a sujeira do cabelo, montamos um super post explicando tudo sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é o sulfato?

Resumidamente, o sulfato é um tipo de sal com ácido que tem o poder de limpar os fios e remover toda a oleosidade em excesso. O que acontece, na maioria das vezes, é que não é possível dosar o quanto dessa oleosidade o produto pode remover, e é comum que o shampoo com sulfato remova todo o óleo natural e acabe ressecando os fios.

Roupas e Acessórios femininos

Isso quer dizer que shampoos sulfate free são melhores?

Depende. Na grade parte dos casos, sim. Contudo, alguns cabelos com oleosidade em excesso podem precisar de shampoos mais potentes para retirar o excesso de sebo produzido pelos poros capilares, e são os shampoos com sulfato que fazem esse papel.

Leia também O que fazer para o cabelo não ficar oleoso

Isso não quer dizer, porém, que os shampoos sulfate free não limpem os fios. Esses produtos foram formulados para retirar apenas a sujeira e oleosidade em excesso, sem agredir o couro cabeludo e raiz dos cabelos. O que acontece, na maioria dos casos, é que os shampoos sulfate free não conseguem retirar todo o resíduo necessário do couro cabeludo.

os shampoos com sulfato devem ser usados apenas 1 vez na semana para retirar o acúmulo de resíduos sem danificar a fibra capilar
os shampoos com sulfato devem ser usados apenas 1 vez na semana para retirar o acúmulo de resíduos sem danificar a fibra capilar

Ou seja, os shampoos sem sulfato são indicados principalmente para o dia a dia, enquanto aqueles que possuem sulfatos em sua composição, devem ser usado 1 ou 2 vezes por semana para uma limpeza mais profunda, de uma maneira que não agrida e resseque os cabelos.

Como os sulfatos funcionam?

Os sulfatos são substâncias tensoativas que agem ligando-se com as partículas de sujeiras para que tudo seja removido durante o enxágue. No entanto, por alterar o pH da fibra capilar, pode acabar contribuindo para um maior ressecamento dos fios quando aplicado em excesso.

Como saber se o shampoo tem sulfato?

Normalmente, quando não há indicação de sulfate free na embalagem, é muito provável que haja pelo menos um tipo de sulfato na fórmula. Porém, caso tenha dúvidas, você pode ler o rótulo e procurar pelos sulfatos nos ingredientes do produto.

Além do mais, algumas pessoas ainda fazem confusão entre o sulfato e o sal. Quando um produto afirma que sua fórmula é sem sal, está querendo dizer que o shampoo é sem cloreto de sódio, e não necessariamente sem sulfatos.

Para verificar se existe sulfato na fórmula do shampoo, busque por pelo menos um dos ingredientes abaixo:

  • Sodium Lauryl Sulfate / SLS
  • Sodium lauryl ether sulfate/ SLES ou Sodium Laureth Sulfate
  • Sodium myristyl sulfate
  • Sodium Myreth Sulfate
  • Ammonium lauryl ether sulfate/ ALES
  • Ammonium lauryl sulfate/ ALS
  • Sodium Coco/Cocoyl Sulfate

Os sulfosuccinates

Embora esses ingredientes façam parte da família dos sulfos, possuem arquitetura molecular diferente dos sulfatos que listamos acima. Isso quer dizer que ingredientes como Sodium Lauril Sulfoacetate e Dissodium Laureth Sulfoccinate, por exemplo, são tensoativos mais suaves, e é possível encontrá-los como ingredientes de shampoos considerados sulfate free.

Qual ingrediente é usado para limpar os cabelos em shampoos sulfate free?

Os sulfatos usados em shampoos normais são considerados tensoativos de caráter anfotérico, aniônico e/ou não-iônico. Existe, porém, uma outra classe de tensoativos, associados a tensoativos secundários, como é o caso da cocoamidopropil betaína e poliglucosídeos, tensoativos não-iônicos.

os shampoos sulfate free usam tensoativos não-iônicos em sua fórmula, ingredientes que fazem a limpeza dos fios sem agredi-los
os shampoos sulfate free usam tensoativos não-iônicos em sua fórmula, ingredientes que fazem a limpeza dos fios sem agredi-los

Isso significa que esses shampoos ainda possuem substâncias que se ligam as sujeiras do couro cabeludo. A diferença, porém, é que removem os resíduos de uma forma que não agride os fios e raiz como acontece com shampoos com sulfato.

Todo shampoo sulfate free é mais suave?

Não. Isso porque existe um tensoativo chamada Olefin Sulfonate, encontrados em shampoos sulfate free que possuem um potencial de agressão tão alto como o SLS. Ou seja, um shampoo sulfate free pode ser tão pesado quanto o shampoo comum que possui sulfato na fórmula.

Caso você esteja em busca de shampoos suaves que não agridem os cabelos, procure por shampoos sulfate free que não contenham o Olefin Sulfonate em sua composição.

Os shampoos sulfate free fazem menos espuma. Isso quer dizer que limpam menos?

O motivo principal do shampoo sulfate free fazer menos espuma do que os outros é porque as fórmulas desses cosméticos possuem menos sal.

os shampoos que fazem mais espumas costumam ser mais agressivos, já que possuem sulfato e cloreto de sódio na fórmula, mas não possuem garantia de limpar melhor do que os shampoos que fazem pouca espuma
os shampoos que fazem mais espumas costumam ser mais agressivos, já que possuem sulfato e cloreto de sódio na fórmula, mas não possuem garantia de limpar melhor do que os shampoos que fazem pouca espuma

E embora muitas pessoas acreditem que espuma é sinônimo de limpeza, os shampoos sem sulfato podem limpar os cabelos tão bem quanto os que possuem sulfato em sua fórmula.

Quais tipos de cabelos devem usar sulfate free?

Todos os cabelos podem usar os shampoos sulfate free, principalmente os cabelos cacheados e/ou com químicas como tintura e alisamento.

Isso porque, por serem cabelos mais sensíveis, precisam de uma proteção a mais proporcionada pela oleosidade natural. Ao remover essa oleosidade, os fios ficam sem proteção e ressecados.

Os shampoos sulfate free podem ser usados até mesmo por indivíduos com cabelos oleosos para evitar o efeito rebote, que acontece quando retiramos toda a oleosidade do couro cabeludo e ele age produzindo ainda mais óleo como uma forma de proteção.

No entanto, caso você sinta necessidade, ainda é possível usar shampoos com sulfato entre 1 e 2 vezes na semana para fazer uma limpeza mais profunda do couro cabeludo. Nos outros dias, prefira shampoos sulfate free para evitar as agressões causadas pela substância em usos frequentes.

Viu como os shampoos sulfate free podem ser uma excelente escolha para cuidar dos cabelos? Fique atento ao rótulo dos shampoos e evite usar produtos com sulfato frequentemente. Dessa forma, além de evitar a oleosidade nos cabelos por um efeito rebote, você ainda os protege das agressões das substâncias, mas sem deixar de cuidar e limpar dos fios.