Por que o cabelo arma quando seca?

Dicas para cuidar do seu cabelo e ele não armar

O volume dos cabelos pode ser tanto um vilão quanto um aliado. Usado da maneira certa pode trazer charme e estilo ao penteado e dar um toque mais chamativo ao sair de casa.

Por outro lado, a maneira com que o cabelo arma quando seca é o pesadelo de muitas mulheres. Mas será que todo mundo sabe por que ele faz isso? Existem três respostas principais para essa pergunta!

Da forma como usa o pente até os nutrientes que não dá ao seu cabelo, são diversos os motivos que acabam ajudando para que seu ele assuma o aspecto armado

Na hora de pentear preste atenção!

Você é do tipo que penteia o cabelo de maneira brusca? Então talvez isso seja um dos motivos do seu cabelo andar armando mais que o normal quando seca!

Nossos fios são bem mais sensíveis do que imaginamos, e na correria do dia a dia, quando estamos com pressa para nos arrumarmos, podemos acabar não dando o tempo necessário para realizar algumas tarefas.

Pentear o cabelo é uma delas e existem maneiras de se fazer isso que evitam que acabemos prejudicando os fios enquanto fazemos. Por exemplo: pentear o cabelo no banho ou com ele ainda molhado pode ser um erro terrível.

Muitas mulheres acabam fazendo isso por facilidade, especialmente se seus cabelos são cacheados e crespos, mas passar o pente ou escova embaixo do chuveiro pode prejudicar bastante a saúde do cabelo.

Confira os cuidados que você pode ter para cuidar do seu cabelo e mantê-lo saudável
Por que o cabelo arma quando seca?

A dica é sempre fazer isso com ele úmido ou seco. Comece das pontas e tenha paciência na hora de desembaraçar, nada de colocar força quando encontrar algum nó! Dando o tempo necessário para pentear seu cabelo com calma vai perceber que as chances de ele armar quando estiverem completamente secos vai diminuir bastante.

Escolha bem os produtos capilares que costuma usar

Um dos principais motivos para o seu cabelo acabar ficando com aspecto armado depois de seco é não dar a devida atenção a escolha dos produtos que usa nele. Cada cabelo é diferente e possui necessidades e reações diversas, seja ele oleoso, seco, liso ou cacheado.

Na hora de comprar o shampoo, condicionador ou até mesmo hidratante que vai aplicar no dia a dia é importante pensar em quais são as necessidades do seu cabelo. Usar os produtos certos faz com que ele fique mais saudável e tenha menos chances de armar quando seco.

Faz meses que não lembra de fazer uma hidratação básica? Talvez seja bom separar um tempo para isso

Um dos principais motivos que fazem com que nosso cabelo acabe armando mais fácil é a desnutrição do fio. Quanto menos dos nutrientes que ele precisa tiver no interior dele maiores são as chances de acabar assumindo um aspecto volumoso sem a sua vontade.

Para que nossos fios permaneçam fortes, brilhantes e macios eles precisam estar sempre nutridos com os componentes que necessitam. Mas, por melhor que seja sua alimentação e cuidados diários, existem fatores externos que ainda acabam prejudicando o cabelo.

Dicas e cuidados que ajudam muito na saúde do seu cabelo
A alimentação é muito importante!

Seja na hora de usar aparelhos de calor, ao andar no sol ou vivência em contato com a poluição das cidades, tudo isso acaba fazendo com que o cabelo fique mais ressecado e desnutrido. Por isso é essencial se manter uma agenda de cuidados com ele, tanto de hidratações quanto de reconstrução capilar.

Um inimigo natural extra do cabelo armado: a umidade

O cabelo armar quando seca é algo que incomoda muitas mulheres, mas existem aquelas que também encontram na umidade um dos seus maiores inimigos. Principalmente no verão e se você mora em determinada área do país é realmente difícil fugir dessa situação.

Isso acontece porque em um ambiente úmido o nível de hidrogênio acaba ficando bem alto. Ele, em contato com os componentes químicos, que já existem no nosso cabelo, acabam entrando em choque e resultando naquele efeito armado que tanto dá dor de cabeça.

Tem como resolver?

Alguns cuidados básicos podem ajudar muito se você quer se ver livre dos fios armados quando seu cabelo seca. Claro que acaba sendo impossível se livrar 100% deles, já que a medida que seu cabelo vai nascendo novos fios rebeldes surgem. Mas com alguns hábitos saudáveis é totalmente possível diminuir para o número mínimo deles.

Os aparelhos de calor não devem ser seus melhores amigos

A primeira dica é: maneirar no uso de secadores, chapinhas e babyliss. Aparelhos de calor são a escolha favorita de muitas mulheres no dia a dia, pois são mais rápidos e ajudam a dar os efeitos que querem na hora de arrumar o cabelo.

Super dicas para você não estragar seu cabelo
Atenção para secadores e chapinhas em excesso!

Entretanto, eles também ajudam a queimar seu cabelo e esse se transforma em um dos principais motivos dele acabar ficando armado com o passar do dia. Por isso, não precisa os aposentar completamente, mas tente sempre manter o uso deles o menor possível.

Mantenha seu cabelo bem hidratado

Já falamos antes, mas não custa nada reforçar: mantenha sempre uma boa rotina de cuidados; e isso inclui a hidratação. Um cabelo bem nutrido tem chances pequenas de acabar assumindo o efeito armado por mais seco ou úmido que seja o ambiente.

Você pode fazer esse procedimento no salão ou em casa, usando produtos naturais ou então pesquisando aqueles no mercado que mais se adéqua ao seu tipo de cabelo.

Uma alimentação saudável te ajuda a ter um cabelo saudável

A alimentação afeta todos os aspectos do nosso dia a dia, inclusive nossa saúde capilar. Nossos cabelos são os últimos a receberem os nutrientes necessários quando ingerimos os alimentos, por isso é importante que você mantenha uma dieta rica naquilo que ele precisa.

Vitaminas D, E, F, ferro, aminoácidos e queratina são alguns desses componentes e podem ser encontrados em alimentos como espinafre, abóbora, cenoura, couve flor e carne vermelha.

A saúde dos seus fios não é a única que vai ser beneficiada com uma alimentação saudável, mas se ela é uma das principais preocupações do seu dia a dia saiba que essa é uma boa forma de ajudar!

Cortes de cabelo também são uma opção para ajudar!

Se você percebe que seu cabelo acaba armando com muita facilidade uma boa dica é ficar longe dos cortes que usam de muitas camadas. Eles costumam fazer com que os fios percam peso, já que a tesoura é passada como se estivesse ‘rasgando’ os fios.

Esse efeito, apesar de muito bonito, faz com que o cabelo fique mais leve e com isso tenha uma tendência maior para ficar armado. Sendo assim, se o objetivo é diminuir o volume, apostar em cortes mais ‘pesados’ talvez seja uma boa opção.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍