Vitamina B12 e seus Benefícios para o Cabelo

Manter um cabelo forte, hidratado e saudável exige muito mais do que ter uma rotina de cuidados com produtos específicos. Nesse sentido, é importante se atentar também às vitaminas ingeridas no dia a dia! Elas também influenciam na aparência da sua pele, unha e cabelos.

Hoje vamos falar cobre a vitamina B12, que participa ativamente da síntese do nosso DNA, protegendo a estrutura e a própria formação dos glóbulos vermelhos no sangue!

Qual a importância da vitamina B12 para o organismo?

Antes de entrarmos no mérito de falar sobre a função desse nutriente nos cabelos, é válido compreender também, quais são os benefícios que a vitamina B12 traz ao nosso corpo e porque ela é tão importante para o organismo.

A princípio, ela está envolvida na sintetização de creatina, ou seja, uma substância que é primordial para impulsionar a manutenção de reservas energéticas musculares. Isso vai ajudar com que os músculos se regenerem bem mais fácil após um exercício físico como a musculação, por exemplo.

Roupas e Acessórios femininos

O consumo de vitamina B12 é essencial!
O consumo de vitamina B12 é essencial!

Normalmente, ela fica armazenada em nosso fígado, e por esse motivo, quando há deficiência, pode ser que leve um tempo para ser notada.

A maior fonte desse nutriente vem de base animal, por isso há estudos que comprovam que cerca de 50% dos vegetarianos possuem ausência de vitamina B12 no organismo, tendo que recorrer à ingestão de multivitamínicos para compensar essa deficiência.

Carnes como peixe e fígado são ricas em vitamina B12
Carnes como peixe e fígado são ricas em vitamina B12

Os alimentos que mais possuem vitamina B12 são carnes como fígado e peixes.

Por que a vitamina B12 é tão boa para o cabelo?

Quanto aos benefícios para os fios, a vitamina B12 traz uma importante contribuição: o couro cabeludo tem folículos minúsculos de vaso sanguíneo que necessitam de oxigenação para desenvolver. Isso quer dizer que o nutriente pode sim retardar ou até mesmo prevenir níveis de calvície.

Em outras palavras, a vitamina B12 potencializa o crescimento de fios mais saudáveis e fortes, que não fiquem tão suscetíveis à quebra e à queda.

Em geral, as pessoas que estão com falta desse nutriente no organismo, estão mais propensas a ter anemia, e um dos principais sintomas é a constante queda de cabelo! Por isso é necessário que você recorra a um especialista para começar a repor essa falta de nutrientes.

Dentro de um prazo de dois meses, os efeitos da ingestão da vitamina B12 no organismo já poderão começar a ser sentidos.

Como potencializar o consumo do nutriente?

Embora os multivitamínicos sejam indicados para suprir a deficiência da substância no organismo, é indicado, acima de tudo, rever a dieta diária. Dê preferência ao consumo de carne, leite e ovos.

Essas fontes de alimento possuem bastante vitamina B12 e podem te ajudar a manter o nível adequado para o seu corpo.

Outros benefícios da vitamina B12 para o organismo

Além de fortificar a estruturação das células e contribuir para aparência estética, esse nutriente possui outras funções que jamais devem ser deixadas de lado no nosso dia a. Preste atenção:

Ingestão de vitamina B12 melhora a qualidade do seu sono

Quem não trocaria qualquer coisa por uma noite bem dormida? Ainda mais quando o dia foi bastante puxado e você precisa recuperar suas energias! Pois bem, a vitamina B12 pode ajudar na melhoria da sua qualidade de sono.

A vitamina B12 Auxilia na qualidade do sono!
A vitamina B12 Auxilia na qualidade do sono!

Se ficar se revirando na cama até conseguir dormir é um problema para seu descanso, pode recorrer à ingestão o nutriente: a vitamina b12 é capaz de ajudar na produção da melatonina, mais conhecido como “hormônio do sono”.

Ajuda a melhorar sintomas de estresse

Esses nutrientes são capazes de atuar e auxiliar no alívio de sintomas do estresse, ansiedade e depressão porque estão diretamente ligados à produção de hormônios que controlam o humor do indivíduo.

Aumento na disposição

Mesmo depois de uma longa noite de descanso você ainda está cansado? Muito cuidado, pode ser que faltem algumas vitaminas no seu organismo! Casos de fadiga crônica muitas vezes podem estar ligados diretamente com baixos níveis de vitamina B12 no sangue.

Quando isso acontece, o cansaço bate e você continua sonolento por seguidas horas após levantar da cama.

Eficientes propriedades anti-inflamatórias

Pra quem deseja prevenir dores crônicas e tratar sintomas como inchaço, a vitamina b12 é uma importante aliada! Sabia que ela inclusive pode ser usada em tratamentos de doenças como artrite reumatoide? Pois é! Sua ingestão pode proporcionar sensação de alívio desse desconforto.

Processo de digestão facilitada

A vitamina B12 também atua no processo da digestão de alimentos. Um sistema digestório bem equilibrado e em perfeito funcionamento previne diversas doenças inflamatórias que acarretam problemas como diarreia e úlceras.

Ajuda no processo digestivo
Ajuda no processo digestivo

Nesse aspecto, a ingestão de B12 pode ajudar na produção de enzimas digestivas que “quebram” todo o alimento consumido. O nutriente também serve como um aliado para o “gerenciamento” das bactérias importantes para a regulação do seu intestino.

Justamente pela produção de enzimas digestivas acabar diminuindo naturalmente quando envelhecemos, é que é tão importante que os idosos consumam bastante vitamina essa vitamina.

O que acontece quando falta vitamina B12 no nosso corpo?

Assim como qualquer outro tipo de nutriente, ela desempenha funções extremamente essenciais para o nosso organismo, e por esse motivo, quando está em nível baixo, pode acarretar uma série de problemas entre eles: dores neuropáticas, anemia, aumento de estresse, dificuldade para andar, incontinência urinária e até mesmo lesões no sistema nervoso! Além disso, você poderá sentir sua concentração afetada, falhas na memória, alucinações e pele amarelada.

Alimentos ricos em vitamina B12
Alimentos ricos em vitamina B12

Se estiver com qualquer um desses sintomas, vale a pena recorrer a um nutricionista ou a algum clínico geral para que seja efeito um exame de mapeamento dos níveis de vitaminas no seu corpo.

Só assim será possível saber a dosagem certa a ser administrada em cada caso clínico.

Viu só quantos benefícios podem ser proporcionados pela vitamina? Além de ser fundamental para o funcionamento do organismo ela também auxilia muito na aparência dos fios de cabelo.

Por isso fica a dica principal: manter uma dieta balanceada com uma grande variedade de alimentos que possuam a quantidade certa desse nutriente. Se cuide e até a próxima!