Vitamina A e seus Benefícios para o Cabelo

O corpo humano necessita de uma quantidade significativa de vitaminas e minerais para se manter saudável e em pleno funcionamento. O que muita gente não sabe é que essas substâncias impactam bastante na estética, ou seja, as vitaminas também são muito importantes para manter a boa aparência dos cabelos, pele e unha.

Hoje vamos contar um pouco sobre a vitamina A. Ela é bastante importante para deixar com que seus fios fiquem saudáveis e hidratados. Saiba mais:

Quais são as funções da vitamina A para o nosso corpo?

Primeiro de tudo: vamos entender como ela age no nosso organismo? A vitamina A é solúvel e geralmente fica armazenada no fígado. Esse nutriente pode ser encontrado em peixes e outros produtos laticínios. Mas também está em abundância no reino vegetal. O tipo mais comum é o chamado betacaroteno, que também é antioxidante.

Vitamina A: saiba os benefícios dela para a sua saúde
Vitamina A: saiba os benefícios dela para a sua saúde

A vitamina A  auxilia bastante na manutenção dos tecidos mais moles do corpo humano, tais como membranas mucosas, peles e dentes. Além disso, também auxilia na visão, fazendo com que as pessoas enxerguem melhor mesmo com uma luminosidade mais baixa.

Por que usar vitamina A no cabelo?

Estudos comprovam que a vitamina A faz com que o cabelo cresça mais rápido do que o normal. Uma forma de potencializar a dose no organismo é ingerindo alimentos ricos nesse tipo de vitamina, ou aplica-la em diretamente no cabelo como em shampoos, cremes e condicionadores.

Uma dica esperta pra você é tomar suco de laranja com cenoura todos os dias, isso pode te ajudar a aumentar significativamente seu nível de Vitamina A no corpo.

Fontes de vitamina A
Fontes de vitamina A

A receita é bem simples: para uma porção basta espremer uma laranja e uma cenoura média, crua e com casca. Misture, bata no liquidificador os ingredientes e beba o suco sem coar, para evitar desperdiçar partes que possuam propriedades importantes para a concentração de vitaminas. Se você quer fazer com que seus fios cresçam ainda mais rápido, uma boa alternativa é optar pelo consumo de alimentos com proteínas, são eles: carnes, ovos e iogurte.

O nutriente que promete potencializar o crescimento dos seus cabelos

O sonho de qualquer mulher é ter um cabelo bonito, forte e saudável. Mas para isso é necessário ter uma rotina muito boa de cuidados com as madeixas. Nesse sentido, o é mais do que fundamental investir em bons produtos para fazer a manutenção necessária.

Especialistas internacionais no assunto afirmam que todas as células precisam de vitamina A para crescer. E com o cabelo não é diferente! Dietas pobres em vitamina A podem ocasionar uma série de problemas à saúde, inclusive a queda de cabelos. Por isso muita atenção! Quando estiver com níveis baixos de nutrientes no sangue, você pode reparar que seus cabelos ficarão quebradiços e ressecados. Em geral ele vai começar a quebrar nas pontas ou até mesmo na raiz!

Vitamina A para uma hidratação profunda

A rotina de hidratação capilar é a realidade da maioria das mulheres que se preocupam com a aparência das madeixas. Por isso é importante frisar: a vitamina A trabalha como um aliado nesse constante processo de restauração e hidratação dos cabelos.

Ela é capaz de estimular no couro cabeludo, a produção de uma substância oleosa que combate o ressecamento.

Profissionais destacam que essa mesma substância é primordial para manter a saúde dos fios.

O nutriente que combate os fios quebradiços

Conforme mencionamos anteriormente, investir no consumo de vitamina A, evita que seus cabelos acabem quebrando por conta do estresse e pela falta de nutrientes. Justamente por estimular a produção dessa substância mais oleosa, o nutriente permite que sua raiz acabe ficando mais forte.

Vitamina A e proteção aos radicais livres

Por ter um forte potencial antioxidante, ela protege o organismo e os fóliculos capilares dos radicais livres, substâncias que em excesso fazem muito mal para o organismo, acarretando uma série de doenças.

Mas cuidado com a vitamina em excesso, ela pode ser prejudicial

Assim como qualquer tipo de nutrientes que consumimos, a vitamina A também deve ser ingerida em equilíbrio para evitar problemas. O excesso dela pode ocasionar pele amarelada, náusea, irritabilidade e também o efeito reverso: a queda de cabelo.

Cuidado com o consumo excessiva de vitamina A
Cuidado com o consumo excessiva de vitamina A

O consumo exagerado de vitamina A já foi inclusive apontado como um dos motivos de doenças hepáticas.

Mas afinal, qual é a dose recomendada para manter a quantidade certa no organismo sem precisar extrapolar?

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos estabeleceu algumas medidas importantes que informam o limite máximo de nutriente para cada idade:

  • Até os 12 meses: 2000 UI
  • De um ano até três anos: 2000 UI
  • Dos quatro aos oito anos: 3.000 UI
  • Dos nove aos 13 anos: 5667 UI
  • Dos 14 aos 18 anos: 9333 UI
  • A partir dos 19 anos: 10000 UI.

Qualquer um pode ingerir Vitamina A?

A princípio, recomenda-se que a ingestão em grandes quantidade deva ser apenas feita em caso de deficiência no organismo. Por isso é importante conversar com seu médico para que seja feito um exame de taxas dos nutrientes no seu organismo. Assim, fica bem mais fácil de compreender sua necessidade.

Entenda como potencializar a sua alimentação
Entenda como potencializar a sua alimentação

Dessa forma, o jeito mais indicado para melhorar os níveis de vitamina A no cabelo, a priori, é aplicando diretamente nos seus produtos diários de manutenção capilar.

Não se esqueça também de prestar atenção na sua dieta a o longo da semana. Equilibrar uma rotina de alimentação com bastante variedade de frutas, legumes e verduras te garantirá bons índices de qualquer tipo de vitamina no organismo.

Embora a ingestão por comprimidos seja mais fácil, é importante mesmo seguir uma rotina regrada quanto às refeições, dessa forma você se sentirá mais disposto (a) ao longo do dia para desempenhar outras atividades.

Pronto! Aí estão os principais benefícios da vitamina A para o cabelo e porque ela deve ser ingerida na medida certa. Sabendo dessas preciosas informações, você com toda certeza conseguirá dar uma “turbinada” nos seus cuidados com os fios.

Dê adeus à queda, à quebra e ao ressecamento causado pela ausência de nutrientes importantes!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍