Tenha um cabelo leve, bonito e hidratado

Vitamina B3 e seus benefícios para o cabelo

Você sabia que a vitamina B3 pode ser uma importante aliada para a saúde dos seus cabelos? Também conhecida como Niacina, ela traz consigo uma lista de benefícios incríveis não só para o seu organismo, mas também para pele, cabelos e unhas. Elas atuam direto no metabolismo auxiliando até mesmo na digestão de alimentos, fato que contribui para quem deseja emagrecer. Confira a partir de agora quais são os benefícios da vitamina B3.

Qual é a função da vitamina B3?

A Niacina tem a função de manter a integridade das células no sangue do corpo humano. Para ter mais energia em nossas atividades cotidianas, é fundamental prestar atenção nos níveis desse nutriente em nosso organismo.

Muita gente não sabe, mas ela ajuda muito quando o assunto é disposição. Se você estiver cansado com frequência, pode apostar que talvez esteja com um baixo nível de vitamina B3 no sangue, sendo necessária sua reposição.

Roupas e Acessórios femininos

Como a vitamina B3 pode ajudar a ter um cabelo mais forte e saudável?

A rotina de cuidados com as madeixas exige bastante disciplina, principalmente quando o assunto é manutenção e hidratação pós procedimento químico. É neste momento que os fios estão mais suscetíveis à quebra por estarem mais frágeis. Nessa hora o mais indicado é nutrir os cabelos com vitaminas e minerais para manter a integridade do seu cabelo. Estudos apontam que a vitamina B3 é altamente eficaz no combate à queda e à calvície.

Quais são os indícios de deficiência do nutriente?

Há um nível certo de quantidade para qualquer vitamina no nosso sangue, e com a niacina não é diferente. Para tudo ocorrer bem, é preciso respeitar esses valores estabelecidos pelo nosso próprio organismo. Quando há falta desses nutrientes, o corpo humano pode reagir com uma série de sintomas, entre eles, a falta de apetite, fraqueza muscular, fadiga em excesso e até mesmo, a tão temida queda de cabelo.

Mesmo sendo incomum atualmente, a falta de vitamina B3 pode ser causada por uma dieta pobre em nutrientes básicos e também por fatores como consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Então vale a pena ficar ligado nesses aspectos.

Quanto de vitamina B3 preciso consumir diariamente?

Tudo vai depender da sua idade, do seu peso e do sexo. Em geral, crianças podem ingerir de 2 mg a 16 mg. Já adultos do sexo masculino, precisam de 16 mg, enquanto mulheres, 14 mg.

Vitamina B3- É importante manter uma rotina alimentar saudável
Vitamina B3- É importante manter uma rotina alimentar saudável

Ainda no caso de mulheres, algumas alterações na dosagem podem ser feitas, dependendo da situação em que ela se encontra. Em período de gravidez, elas necessitam de uma dose diária de no mínimo 18 mg.

Em quais alimentos é possível encontrar a vitamina B3?

A vitamina B3 pode ser encontrada facilmente em vários tipos de alimentos, por isso está presente nas refeições da maioria das pessoas.

Entre as principais fontes desse nutriente estão peixes, carnes de frango, grãos integrais e castanhas. Legumes, laticínios e ovos também podem ser consideradas boas bases de vitamina B3 e devem ser incorporadas na dieta diária.

Como fazer a suplementação da vitamina B3?

A suplementação é muito indicada em casos de deficiência, mas quando a pessoa tem algum tipo de distúrbio digestivo, a ingestão pode acabar se tornando um problema. De início ela pode causar irritações, por isso o recomendado é aliar o consumo junto às refeições diárias e sempre com a orientação de um especialista.

Vitamina B3 pode ajudar no crescimento capilar

Ter um cabelo longo e forte é o desejo de muitas mulheres. Mas para isso acontecer, nem só a rotina com aplicação de produtos como shampoo e condicionadores é suficiente. Isso porque esses itens precisam ser necessariamente dotados de componentes específicos que farão a manutenção correta das suas madeixas. Você sabia que a niacina pode ajudar a fazer com que seu cabelo cresça mais rápido do que o esperado?

Atualmente existe um método chamado “tecnologia da disponibilidade”. Ele se consiste em um suplemento multivitamínico que dispõe dos seguintes nutrientes: Vitamina B3, Vitamina E, Vitamina B6, Vitamina A, Vitamina B9, Zinco, Silício, Vitamina B1, Biotina, Selênio, Vitamina D3 e Vitamina B12. Ao consumir um dos comprimidos, ele não vai liberar todos os nutrientes de uma vez só, mas sim irá distribuí-lo de uma maneira inteligente. Isso significa que seu corpo vai absorver somente aquela vitamina que ele está de fato precisando!

Dessa forma, você não correrá o risco de consumir uma dose em excesso de vitamina. Viu só que legal?

Fios mais bonitos e saudáveis com o uso da biotina
Fios mais bonitos e saudáveis com o uso da biotina

Uma dica esperta pra que deseja acompanhar a evolução, é prestar bastante atenção no cabelo antes do consumo de vitamina. Um período de 90 dias é suficiente para notar o quanto a diferença Vitamina B3 e seus benefícios para os cabelos é aparente.

Consulte um nutricionista de sua confiança

Antes de recorrer à suplementação vitamínica, é indispensável entrar em contato com um profissional especializado. Ele vai saber quais são as necessidades do seu organismo, bem como te direcionar para uma alimentação adequada, com os suplementos certos para o seu caso.

Vale lembrar que os riscos de super dosagem da vitamina B12 incluem uma série de efeitos colaterais como complicações cardiovasculares, danos nos músculos, e úlceras no fígado. Por isso é importante se atentar às suas condições físicas como idade, sexo, peso e situação de saúde.

Frango é uma importante fonte de biotina
Frango é uma importante fonte de biotina

Opte por uma suplementação segura, sem riscos e não se esqueça de incorporar na sua rotina, uma alimentação rica em proteínas e minerais, visto que com toda a certeza, esses hábitos poderão fazer diferença na sua vida.

A vitamina B3 traz dezenas de benefícios não só para o cabelo, mas também contribui significativamente para a disposição e também serve como aliada para a redução de sintomas de estresse e ansiedade. Fique ligado e consulte um médico regularmente!