Vitamina E e seus benefícios para cabelo e unhas

Benefícios da Vitamina E para unhas e cabelo

Vitaminas e minerais são extremamente importantes quando o assunto é hidratar, proteger e fortificar os cabelos. Por isso a vitamina E tem sido bastante utilizada por quem deseja dar um ‘up’ nos fios, deixando-os ainda mais sedosos. O nutriente atua de forma profunda na estruturação capilar, prevenindo queda, quebra e ressecamento. Veja só como a vitamina E pode ajudar na saúde das suas madeixas!

Benefícios do uso da Vitamina E

Inúmeras funções benéficas são atribuídas à vitamina E, tais como:

  • Ação Antioxidante: Por agir na corrente sanguínea, a vitamina E é extremamente importante para o organismo, pois inibe ameaças e auxilia na proteção. Age na eliminação de moléculas instáveis, como radicais livres, e ajuda a prevenir a oxigenação das gorduras do corpo. Como a defesa é realizada junto das células sanguíneas, a proteção conta também com a defesa efetuada pelas membranas plasmáticas das células, garantindo assim que todas as funções celulares permaneçam funcionando corretamente.
  • Auxílio cardiovascular: Como já citado anteriormente, a Vitamina E trabalha junto à corrente sanguínea, logo, acaba prevenindo inúmeras doenças cardiovasculares, uma vez que contribui com a composição dos eritrócitos ou glóbulos vermelhos e protegendo-os de serem alterados ou até mesmo destruídos. Intervindo também na formação de coágulos, pois auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: Em meio a muitas vantagens da vitamina E é possível mencionar a manutenção do sistema imunológico. Muitos estudos mostram a importância desse elemento na reestruturação de pacientes com imunidade prejudicada por várias doenças ou até mesmo por causa do envelhecimento.
  • Recuperação da saúde da pele: Esse nutriente é um poderoso e eficiente antioxidante que tem a função de bloquear os radicais livres que promovem o envelhecimento prematuro da pele.
  • Auxilia no crescimento dos cabelos: A vitamina E tem a responsabilidade de atuar na reparação e reconstrução dos tecidos. Na hora em que é utilizada no couro cabeludo, auxilia na prevenção de inflamação e permite a restauração da lesão nos folículos. A partir do momento em que os folículos estão com saúde, promove o crescimento dos novos fios de cabelo.
  • Melhora a circulação sanguínea: Uma das maiores vantagens da vitamina E para os fios é o restabelecimento da circulação sanguínea na área capilar. Ela auxilia no aumento da produção de vasos sanguíneos, prevenindo na geração de problemas e evitando o desenvolvimento de coágulos. No momento em que há melhoria na circulação, os fios começam a receber mais proteínas, assegurando o crescimento dos cabelos e mantendo os folículos pilosos muito saudáveis.
  • Ajuda a equilibrar o pH: Umas das mais notáveis razões do caimento dos fios é a produção intensa de óleo e o desestruturação do pH no fibra capilar. Em momentos que o couro cabelo está ressecado, as glândulas sebáceas desenvolvem mais óleo do que o habitual, ocasionando a obstrução dos folículos capilares, causando o caimento dos cabelos e o surgimento de caspa. 
  • Auxílio na reparação dos fios deteriorados: Com a busca por inúmeros meios de conseguir alcançar os níveis de beleza através de pranchas alisadoras e produtos químicos, o efeito chicote acaba sendo maior, pois os fios sofrem com pontas duplas, ficam quebradiços e muito danificados. A incorporação da vitamina E junto ao cabelo, acaba sendo uma ajuda que se equipara ao uso de um bom condicionador, revertendo os danos e trazendo hidratação e nutrição aos fios, além é claro, de corrigir as pontas duplas e outros empecilhos recorrentes.
  • Fios hidratados e macios: Com um potencial altamente hidratante, a vitamina E é comumente utilizada em máscaras capilares bem como a junção com outros produtos para hidratar os fios prejudicados e manter a saúde capilar dos demais fios e em sua maciez, auxiliando na recuperação dos fios.

Por que a vitamina E é importante para o cabelo?

Você sabia que ao consumir alimentos ricos em vitamina C, é possível acelerar o crescimento dos cabelos e também o fortalecimento dos folículos? Exatamente. Muitos estudos têm sido produzidos por pesquisadores da área e os resultados tem sido bastante empolgantes.

A vitamina E é de suma importância para o organismo
A vitamina E é de suma importância para o organismo

Ao ingerir alimentos que são ricos em vitamina E você consegue perceber o poder de reparação dessa substância. Mesmo que os fios já estejam ressecados, você sentirá toda a diferença quando começar a consumir o nutriente com mais frequência. Muitas empresas de cosméticos estão começando a apostar em inserir vitaminas e minerais nos itens de cuidados capilares. Por isso, ao comprar shampoos, condicionadores e cremes, opte por àqueles que têm algum desses componentes integrados em sua composição.

O uso de vitamina nas madeixas é capaz de reverter o processo de ressecamento, proporcionando maior hidratação, além de corrigir aquelas pontas duplas chatas que acabam deixando o visual do cabelo com aspecto de danificado.

Verduras escuras são ricas em Vitamina E
Verduras escuras são ricas em Vitamina E

Quem é que não deseja ter fios hidratados e macios por mais tempo? A vitamina E possui um efeito hidratante e por isso a maioria das máscaras capilares hoje em dia acabam sendo produzidas com esse tipo de nutriente, visto que ele ajuda a hidratar os fios, mantendo brilho e maciez por um longo período.

Como devo utilizar a vitamina E no cabelo?

Há várias formas de aproveitar os benefícios da vitamina E no cabelo, mas a mais indicada é incorporar alimentos que possuam esse nutriente na sua dieta. Caso seu nível de vitamina E esteja abaixo do recomendado – embora seja difícil – vale a pena recorrer a uma suplementação multivitamínica.

Tenha um cabelo leve, bonito e hidratado
Tenha um cabelo leve, bonito e hidratado

Ah, e não se esqueça de adquirir produtos que tem esse nutriente em sua fórmula, é o caso de shampoos, condicionadores, finalizadores, cremes e afins.

Onde encontrar vitamina E?

A vitamina E está presente em diversas frutas, legumes e verduras. Então vale mesmo a pena inserir esse alimentos na refeição. Confira onde encontrar!

Mamão

Além de ser fonte de vitamina C, e ajudar na digestão, o mamão também possui nutrientes como cálcio, ferro e potássio.

Mamão também é uma excelente opção
Mamão também é uma excelente opção

Consumir porções da fruta diariamente contribui para a hidratação da pele, diminuindo a flacidez e intensificando a hidratação. Por fortalecer a imunidade, o mamão ajuda a prevenir gripes e resfriados.

Abacate

O abacate é conhecido por ser uma grande fonte de gorduras boas para o organismo. Além da vitamina E, é possível encontrar vitamina do complexo B, C e minerais como ferro, cálcio e fósforo que atuam diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares.

Pistache

Também um forte aliado quando o assunto é prevenção a doenças coronárias, o pistache possui vários antioxidantes que diminuem o risco de infarto, e acidentes vasculares cerebrais.

Pistache é um grão rico em vitamina E
Pistache é um grão rico em vitamina E

Vale citar que o pistache auxilia no processo digestório já que possui um grande número de fibras alimentares.

Qual a frequência do consumo de Vitamina E?

Vista como uma das principais vitaminas para o corpo, o nutriente precisa ser consumido todos os dias. Especialistas recomendam que é interessante ingerir diariamente pelo menos 3 alimentos diferentes que são ricos em vitamina E. Isso dá pra ser inserido durante ou depois do café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo antes de dormir.

Alimentos ricos em vitamina E
Alimentos ricos em vitamina E

Pra quem gosta de fazer um snack durante as refeições, vale a pena comer uma porção de castanhas moídas, um pouco de abacate e até mamão picadinho. São quantidades pequenas que farão toda a diferença no seu dia a dia.

Outros benefícios da vitamina E para o corpo

Além de manter a pele e os cabelos hidratados, o nutriente é um potente antioxidante e ajuda a proteger as células contra doenças que podem causa envelhecimento precoce e até câncer. Também regula os níveis de colesterol, evitando complicações decorrentes desse problema.

Quais são os sintomas de deficiência de vitamina E?

Por mais que seja rara, a deficiência de vitamina E pode acontecer quando a alimentação não está variada e correta o suficiente. Por isso, podem surgir alguns sintomas quando os níveis do nutriente estão abaixo do recomendado. Entre eles: perda de massa muscular, movimentos involuntários nos olhos, problemas de visão, imunidade debilitada, anemia e falta de coordenação motora.

Em geral, a ausência de Vitamina E é mais comum em bebês e idosos e deve ser suplementada assim que sua deficiência for diagnosticada.

Dicas de cardápio rico em vitamina E

Que tal uma super dica de refeição para manter seus cabelos lindos e hidratados? Não se esqueça que seus fios refletirão a sua saúde. Dessa forma, é importante recorrer a refeições saudáveis com alimentos variados e ricos em vitaminas e minerais necessários para o seu corpo.

Café da manhã: Como é a primeira refeição do dia, o mais indicado é apostar em um cardápio mais leve. Você pode tomar uma vitamina de abacate com aveia ou um iogurte natural, isso já é o suficiente para te dar mais energia até a hora da próxima refeição.

Vitamina de Abacate é rico em Vitamina E
Vitamina de Abacate é rico em Vitamina E

Almoço: Essa é a principal refeição do dia, então é preciso escolher bem os componentes do cardápio nessa hora. Indicamos carne cozida com purê de abóbora, salada refogada ou arroz com vegetais no vapor.

Lanche da tarde: Não se esqueça que é necessário comer pelo menos de 3 em 3 horas. Fazer um lanche leve para continuar com suas atividades durante o dia é fundamental. Nesse horário, o indicado é um iogurte natural, castanhas ou torradas com guacamole e café.

Iogurte natural com castanhas: uma excelente opção de lanche da tarde
Iogurte natural com castanhas: uma excelente opção de lanche da tarde

Preste bastante atenção na sua dieta para não deixar nenhum nutriente de fora. Assim como outras vitaminas para o cabelo, a vitamina E é essencial para o bom funcionamento de diversas estruturas do nosso corpo.

FAQ – Principais Dúvidas Resumidas

Quais os benefícios da vitamina E para o cabelo?

O nutriente atua de forma profunda na estruturação capilar, prevenindo queda, quebra e ressecamento.

Como usar a Vitamina E para benefícios no cabelo?

Incorpore alimentos ricos em vitamina E ou com a recomendação de seu nutricionista, utilize suplementos de vitamina E.

Além do cabelo quais outros benefícios da vitamina E?

Além de manter a pele e os cabelos hidratados, o nutriente é um potente antioxidante e ajuda a proteger as células contra doenças que podem causa envelhecimento precoce e até câncer. Também regula os níveis de colesterol, evitando complicações decorrentes desse problema.

Quais os sintomas de deficiência de vitamina e?

Perda de massa muscular, movimentos involuntários nos olhos, problemas de visão, imunidade debilitada, anemia e falta de coordenação motora.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍