O que é californiana?

Eu ouvi Californiana? Festas de fim de ano estão chegando e o verão também! Que tal dar uma clareada nos seus cabelos? Muitas mulheres vão ao salão de beleza querendo fazer aquela mudança no visual, mas não sabem por onde começar!

Você sabia que a californiana pode ser uma ótima pedida para dar um ‘up’ na suas madeixas? Se você não conhece muito sobre esse procedimento, dá uma olhadinha nas nossas dicas. Com certeza o resultado vai te surpreender!

O que são mechas californianas e como elas surgiram?

As mechas californianas se consistem em uma técnica de clareamento dos fios de cabelo.  O método ganhou força a partir de 2008 e foi inspirado em surfistas da Califórnia que geralmente tinham um cabelo com aspecto mais dourado nas pontas.

Roupas e Acessórios femininos

Conheça as mechas californianas!
Conheça as mechas californianas!

Em 2012 quase todos os salões de belezas brasileiros aderiram à moda e ela só tem ganhado mais espaço entre as mulheres nos últimos anos. Grosso modo, proposta da californiana é deixar a base do cabelo mais escura e as pontas mais claras.

Por ser uma técnica mais fácil de “reverter”, caso necessário, ela é bastante procurada por mulheres que não querem uma mudança mais brusca, como mexer na raiz das madeixas, por exemplo.

Além de valorizar a cor natural, as mechas californianas proporcionam um ar mais “praiano” e iluminado ao look, e acredite: o procedimento pode ser feito em qualquer tipo e comprimento de cabelo: seja ondulado, cacheado, liso… Curto, médio ou longo, o importante é você se sentir linda!

Como faço para escolher o tom ideal de descoloração?

Embora seja uma técnica versátil e que combine com qualquer tipo de pessoa, é fundamental prestar atenção em algumas recomendações para evitar problemas. Se informar é a melhor maneira de garantir um bom resultado.

As mechas californianas tem diferentes tipos e tons
As mechas californianas tem diferentes tipos e tons

O primeiro passo é descobrir qual o tom de descoloração deverá ser feito nos seus fios. Leia as dicas a seguir e veja qual tipo de cabelo é o seu.

Tons de californiana para morenas

O segredo desse procedimento nas morenas é o contraste gerado pela cor natural da base capilar. Na maioria das vezes, as morenas recorrem às californianas justamente para dar uma diferenciada e levantar o astral do ‘visu’.

O tom mais caramelo é bastante indicado para peles morenas
O tom mais caramelo é bastante indicado para peles morenas

Cabelos mais escuros pedem tons mais puxados para o mel e o dourado, na medida em que o degradê seja feito de forma mais natural possível. Os castanhos mais claros podem receber uma variação maior na cor das pontas.
Tons de caramelo são perfeitos para um aspecto mais suave, natural e iluminado. Vai ficar um arraso, pode apostar.

Tons de californiana para loiras

Talvez a mudança seja mais sutil, entretanto, a californiana em cabelos loiros podem fazer toda diferença para quem quer um resultado mais natural.

Se você for loira, pode aumentar o tom do seu cabelo sem medo!
Se você for loira, pode aumentar o tom do seu cabelo sem medo!

Os tons indicados neste caso são loiro-platinado, loiro claríssimo e loiro-mel. Mas se você desejar um aspecto mais praiano, estilo “pontas queimadas de sol” o recomendado mesmo é que a própria tonalidade da raiz passe por uma leve mudança. Isso significa que você terá que clarear o cabelo todo, mas os tons ficarão harmônicos e uniformes, pode apostar!

Tons de californiana para negras

Mulheres negras também ficam lindas com mechas californianas. Em geral, elas combinam bastante com cabelos cacheados, promovendo um estilo mais despojado, moderno e descolado. As pontas loiras trazem um aspecto diferente e bastante inovador.

Californiana para negras levanta o visual e fica encantador!
Californiana para negras levanta o visual e fica encantador!

Assim como em qualquer outro tipo de cabelo, os fios mais cacheados também precisam de cuidados após a descoloração, visto que eles podem ficar ressecados semanas depois do procedimento. Nesse sentido, vale muito a pena seguir um bom cronograma capilar!

Tons de californiana para ruivas

Sabe aquele tom alaranjado que todas as mulheres amam de paixão? Pois é! O ruivo também tem merece uma atenção especial quando o assunto é californiana no cabelo.

Esse tipo de californiana é diferente e deixa o visual alegre e despojado!
Esse tipo de californiana é diferente e deixa o visual alegre e despojado!

Tons de laranja claros ou mechas mais loiras nas pontas combinam bastante com o ruivo e trazem bastante jovialidade ao visual.

Tons de californiana para cabelos coloridos

Engana-se quem pensou que a técnica era só utilizada para puxar fios loiros. Quem tem cabelo colorido também pode usar e abusar da californiana. Eles têm ganhado bastante espaço e proporcionam um ar jovem e descolado às mulheres.

Mesmo os cabelos coloridos podem fazer a californiana!
Mesmo os cabelos coloridos podem fazer a californiana!

Nesse contexto, você pode optar por uma cor só ou por uma mistura de tonalidades diferentes. Para que o degradê não fique tão artificial, você pode intercalar a altura dos fios coloridos.

Como fazer esta mecha em casa?

Nem sempre queremos ir ao salão de beleza, e por isso fazer alguns procedimentos capilares em casa podem ajudar bastante a economizar tempo e grana! Mas atenção: Fique atento bastante atento à qualidade dos produtos e ao tempo certo para descoloração nos fios. Dê uma olhada nos passos a seguir

Passo 1 – Misture produtos de descoloração em um recipiente e depois aplique em um pente que será utilizado nas pontas das mechas descoloridas;

Passo 2 – Analise o comprimento das mechas nas quais serão aplicadas o descolorante. Algumas podem ficar artificialmente marcadas;

Passo 4 – Separe as mechas e continue aplicando em quantidades pequenas de cabelo;

Passo 5 – Aguarde de 25 a 45 minutos para que o produto faça efeito;

Passo 6 – Lave com shampoos adequados, seque e faça uma escova.

Viu só? Nem é tão difícil assim! Agora preste atenção nos cuidados diários com sua californiana!

Como faço para cuidar do meu cabelo após ter feito o procedimento?

Uma coisa é certa: qualquer procedimento químico, por menor que seja, pode danificar o cabelo se não houver um intenso processo de hidratação. Para garantir maior durabilidade da cor dos fios e evitar ressecamento.

Cuidado com o sol: Após descolorir, é fundamental se atentar com a prevenção à exposição solar. Por isso opte por usar leave-in no dia a dia. A maioria desses produtos protege os fios dos raios ultravioletas. Essa dica vale principalmente para mulheres que acabaram fazendo californianas mais claras.

Água quente também prejudica: Na hora de lavar o cabelo, opte pelo uso de água fria. A temperatura alta ajuda no ressecamento dos fios e ainda faz com que os fios desbotem com mais facilidade.

Hidratação com frequência: Além de hidratar as madeixas com periodicidade, é preciso pesquisar bastante o produto certo para o seu tipo de cabelo.  A hidratação é um procedimento importantíssimo para cuidar da saúde e da aparência dos seus fios! Por isso, peça a recomendação de um bom profissional para saber qual shampoo e qual condicionador você deve utilizar.

Escolha produtos sem sal: Boa parte das marcas trazem uma linha específica de cremes, shampoos e condicionadores sem sal, dê preferência a esse tipo, já que o sal tende a diminuir a hidratação natural dos seus cabelos. Essa dica é bastante importante!

Os produtos após procedimento é que vão garantir a beleza da sua californiana!
Os produtos após procedimento é que vão garantir a beleza da sua californiana!

Agora você tem motivos de sobra para fazer mechas californianas e aderir a essa moda incrível! Aproveite o verão para dar aquela repaginada no look e começar 2020 com tudo. Siga todas essas dicas e garanta maior durabilidade do procedimento em seus fios.

Em todo caso, pesquise, pergunte e tire todas as suas dúvidas com alguém que de fato entenda sobre as necessidades do seu cabelo.