transição capilar
|

Transição capilar – Como ter seu cabelo natural de volta

A transição capilar é um processo natural feito por pessoas que aplicaram químicas de alisamento nos fios como progressiva e relaxamento, mas que desejam ter os fios encaracolados de volta. A finalidade do processo é, além de fazer com que os cabelos voltem a ficar cacheados e recuperados, contribuir para uma maior hidratação aos fios durante o processo. Porém, na hora de realizar a transição capilar é necessário saber como fazer o passo a passo correto para conseguir os melhores resultados do procedimento.

Enquanto antigamente alisar os fios era algo que quase todas as mulheres sonhavam em fazer, atualmente o mais comum é usar os cabelos como eles são, sejam ondulados, cacheados ou crespos. Para isso, surgiu a técnica de recuperação dos fios, que tem se tornado cada vez mais famosa no universo feminino.

Veja a seguir o que é a transição capilar e como aplicá-la em seus cabelos!

O que é a transição capilar?

A transição capilar nada mais é do que deixar de fazer procedimentos químicos nos fios para que eles cresçam de forma natural.

Informe publicitário

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Aqui, vamos mostrar que começar a vender não é tão complicado quanto parece. Vamos te contar como algumas mulheres, que talvez sejam como você, começaram do zero e agora estão indo muito bem com suas vendas. Você vai aprender onde encontrar produtos para vender, como colocar preço neles e como fazer seus amigos e conhecidos virarem clientes.

a transição capilar é um processo de recuperação dos fios, no qual mulheres que aplicavam químicas para alisar os cabelos deixam de fazer esse tipo de processo para que os cabelos voltem a sua forma natural
a transição capilar é um processo de recuperação dos fios, no qual mulheres que aplicavam químicas para alisar os cabelos deixam de fazer esse tipo de processo para que os cabelos voltem a sua forma natural

O processo normalmente é feito por mulheres que passaram anos alisando os cabelos e notaram que a saúde dos cabelos está comprometida e é necessário fazer uma reconstrução para recuperar a fibra. Assim, buscam uma forma de recuperar a saúde dos cabelo ao mesmo tempo em que voltam a usar os fios em sua forma natural, eliminando totalmente as químicas de alisamento da rotina capilar.

Qual o tempo de duração da transição capilar?

De modo geral, a transição tende a durar de 4 a 6 meses. Contudo, muitas mulheres recorrem ao big chopp para acelerar o procedimento, que nada mais é do que cortar os cabelos a fim de remover todos os fios que ainda possuem química.

Enquanto algumas pessoas preferem ir cortando os cabelos aos poucos, outras fazem o corte completo de uma vez. Sendo assim, o tempo de duração depende exclusivamente da forma como a transição capilar será feita, não havendo regras.

Como fica o cabelo depois da transição?

Feita a transição, os cabelos ficarão da forma natural de antes do alisamento, isto é: cacheado, ondulado ou crespo. Nessa etapa é importante manter uma rotina de hidratação e fazer uma hidratação profunda nos cabelos a cada 15 dias. Assim você evita ressecamento e diminui o frizz, ajudando os fios a crescerem mais saudáveis e bonitos.

Como começar a transição capilar?

Para dar início no procedimento será necessário se comprometer a ter paciência, já que a transição pode demorar e deixar de aplicar a química deixará os fios com texturas diferentes. É nessa etapa que você terá o maior trabalho para hidratar e mantê-los nutridos.

Sabendo disso, para dar início ao tratamento você deve deixar de fazer qualquer química como progressiva ou relaxamento, incluindo os selantes e até mesmo as chapinhas.

Mesmo que não envolva químicas, a chapinha danifica os fios devido ao aquecimento da fibra capilar, da mesma forma como que babyliss e secadores. Por isso, evite aplicá-los nos cabelos com frequência, já que o ideal é que o cabelo cresça saudável e forte.

Hidratação

A hidratação é uma etapa importante na transição capilar, já que ela ajuda a determinar como os fios ficarão após o fim do processo. Isso quer dizer que quanto mais hidratados, mais bonitos e definidos os cachos permanecerão depois de crescerem totalmente.

Use esse tempo para analisar os seus cabelos naturais e verificar onde ele é mais ressecado, onde tem um excesso de oleosidade etc. Assim ficará mais fácil saber quais produtos usar para garantir a saúde e hidratação das mechas.

Big chop ou corte químico?

Durante a transição capilar chegará um momento em que você deverá cortar os fios via de regra. Algumas pessoas optam por deixar os fios cresceram durante 2 ou 3 meses para cortá-los curtos, a fim de remover todos os cabelos que possuem químicas de alisamento.

o big chop é o corte feito para remover os cabelos que ainda possuem químicas alisantes de forma que permaneçam apenas os fios naturais
o big chop é o corte feito para remover os cabelos que ainda possuem químicas alisantes de forma que permaneçam apenas os fios naturais

Contudo, se você prefere os cabelos mais compridos, pode ir cortando aos poucos conforme ele cresce, e assim remover toda a química gradativamente. Lembre-se apenas que caso opte pela última opção, o cabelo ficará com texturas diferentes na raiz e nas pontas, o que não costuma agradar quem passa pela transição capilar.

Cronograma capilar

Seguir um cronograma de hidratação é importante, além de lavar os fios pelo menos 3 vezes por semana. Isso ajudará com que a fibra consiga a hidratação, reconstrução e nutrição necessária.

Como cuidar do cabelo após a transição capilar?

Depois de remover toda a química dos fios, é hora de começar a cuidar dos seus cabelos de acordo com os seus tipos de cachos. Procure produtos específicos para cabelos ondulados, cacheados ou crespos, lembrando que a tendência é que esse tipo de cabelo seja mais seco do que os demais. Isso quer dizer que a hidratação deve continuar mesmo depois da transição capilar terminar.

Técnicas que facilitam a transição capilar

Um dos fatores que mais incomodam quem está passando pela transição é a diferença de textura em todo o cabelo. Contudo, é possível realizar algumas técnicas que ajudam a igualar todo o cabelo como os coquinhos, por exemplo.

Para isso, aplique gel em todo o cabelo, mexa por mexa e faça pequenos coques em toda a cabeça. Solte após 6 horas para que o cabelo fique mais definido.

Outra opção é fazer tranças no cabelo, lembrando-se de nunca prender os cabelos quando ainda estiverem molhados. Isso porque esse tipo de penteado costuma disfarçar as diferentes texturas do cabelo enquanto ele volta à sua forma natural.

Quais produtos usar na transição capilar?

Existem alguns produtos desenvolvidos especificamente para quem está passando pelo processo de transição, que auxiliam na definição dos cachos e hidratam os fios que estão nascendo e os que ainda possuem químicas.

No entanto, ao usar esse tipo de produto tenha em mente que os fios alisados não ficarão tão cacheados quanto os naturais, e é comum que fiquem em formatos diferentes.

Agora que você viu como fazer uma transação capilar para ter seu cabelo natural de volta, use nossas dicas para eliminar a química dos seus fios por completo. Também é importante consultar um tricologista para uma análise mais completa da sua saúde capilar, que ajudará não somente no processo de transição mas também na nutrição e hidratação ideal para os fios.