Babosa para o cabelo: Quais os benefícios?

É comum encontrar nos rótulos de cosméticos a informação o ingrediente “Aloe Vera“. O que muita gente não sabe é que a Aloe é popularmente conhecida no Brasil como babosa e possui muitos benefícios para o cabelo, seja para a hidratação, fortalecimento ou prevenção da queda, controle da oleosidade e combate à seborreia e a caspa.

Usada há muitos anos para fins medicinais, a babosa possui em sua composição minerais, vitaminas, aminoácidos, enzimas e água, o que faz com que esta planta seja um antioxidante natural com função regeneradora, além de ser antibacteriana, o que otimiza tanto a limpeza dos cabelos quanto do couro cabeludo.

A babosa é o segredo para cabelos fortes, macios e hidratados.
A babosa é o segredo para cabelos fortes, macios e hidratados.

A babosa pode ser facilmente encontrada em todo o Brasil em lojas de produtos naturais e feiras. A planta também pode ser cultivada em pequenos vasos ou jardins. 

Como usar a babosa no cabelo

Há historiadores que afirmam que o segredo da Cleópatra para ter cabelos bonitos e sedosos era o uso do gel da babosa. Contudo, é preciso que a pranta seja manipulada corretamente para se aproveite todos os benefícios.

A parte usada é a folha, que é dura e com um gel em seu interior. Esse gel é que é usado para o tratamento capilar. Assim, é necessário tirar a casca da folha e retirar o gel com a ajuda de uma colher. O gel pode ser conservado congelado por até seis meses.

O gel do interior da folha é a parte usada da planta para fazer a hidratação.
O gel do interior da folha é a parte usada da planta para fazer a hidratação.

A babosa é rica em vitamina A, B1, B2, B3 e B6, minerais e aminoácidos que hidratam e nutrem os fios.

A hidratação pode ser feita tanto somente com o gel e água quanto ser potencializada com uma máscara capilar e outros ingredientes, como ovo, azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, etc.

Além do cabelo, a babosa possui também ótimos resultados para a pele.

Quais as indicações da Aloe e Vera?

A babosa é indicada para todos os tipos de cabelos. Para os fios saudáveis a planta ajuda manter a saúde dos fios. Já para os cabelos danificados, ela fecha as cutículas, restaurando o brilho e maciez perdida.

O gel também é indicado para quem sofre de calvície, queda acentuada de cabelo e efeitos colaterais de tinturas e outras químicas.

A babosa tem o poder de ajudar a estimulação de colágeno, o que ajuda com que os fios se mantenham fixos no couro cabeludo. Além disso, é rica em água e minerais essenciais para o fortalecimento dos fios e o fim das quebras.

A babosa é indicada para todos os tipos de cabelo e possui muitos benefícios, como fortalecimento, brilho e maciez dos fios.
A babosa é indicada para todos os tipos de cabelo e possui muitos benefícios, como fortalecimento, brilho e maciez dos fios.

A planta possui enzimas que ajudam na renovação das células mortas do couro cabeludo, o que faz com que os fios cresçam com mais rapidez e força.

Por ser adstringente e ajudar na renovação de células, a planta também pode ser usada no tratamento da caspa e seborreia. As caspas são formadas por placas de célula e a babosa ajuda na limpeza do couro cabeludo.

No cronograma capilar, a etapa em que a babosa está inclusa é na hidratação, já que atua na reposição de água e nutrientes essenciais para fios fortes e saudáveis.

Aprenda a fazer duas receitas com babosa

A primeira receita é um esfoliante natural para o couro cabeludo, que além de limpar irá hidratar e fortalecer os fios e a segunda é uma potente hidro-nutrição. Você pode intercalar as receitas quinzenalmente. Veja como é fácil:

Receita 1: Esfoliante natural fortificante

Ingredientes:

  • Gel de uma folha de babosa
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo.

Modo de fazer:

  • Misture bem os ingredientes até se obter um gel homogêneo.

Como aplicar:

  • Divida os fios em quatro partes e aplique a mistura no couro cabeludo fazendo movimentos circulares;
  • Coloque uma touca plástica de deixe agir por aproximadamente 15 minutos;
  • Após isso, lave os cabelos normalmente.

Receita 2: Hidratação eficaz com babosa e óleo de coco

Ingredientes:

  • Máscara para hidratação de sua preferência;
  • Gel de uma folha de babosa;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco.

Modo de fazer:

  • Separe em um recipiente a quantidade de creme de hidratação que você costuma usar (dê preferência a cremes sem sal, silicones e óleos minerais);
  • Adicione o gel de uma folha de babosa e o óleo de coco;
  • Misture bem com uma colher de plástico até o gel e o óleo se integrar no creme, formando uma mistura homogênea.

Modo de aplicar:

  • Lave os cabelos com um shampoo transparente ou adstringente para que o tratamento penetre nos fios com intensidade;
  • Passe a mistura por todo o comprimento, deixando um espaço de quatro dedo da raiz;
  • Coloque uma touca de plástico e deixe agir por cerca de 30 minutos;
  • Após isso, enxague os fios retirando a mistura completamente.

 

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍