Vitamina B6 e os benefícios para o crescimento dos cabelos

Também chamada de piridoxina, a vitamina B6 é um dos elementos que compõem o complexo B. Ela tem um papel essencial nos processos metabólicos do corpo e na regulação hormonal, o que tem influência direta no crescimento dos cabelos.

Ficou interessada(o) e quer conhecer melhor os benefícios da vitamina B6 para as suas madeixas? Então confira os detalhes a seguir. 

Vitamina B6: grande aliada na saúde dos cabelos

Dentre os problemas estéticos que mais causam preocupação estão o enfraquecimento e queda de cabelo. Por ser algo muito comum, essas questões podem atingir tanto homens quanto mulheres. 

A importância da vitamina B6
A importância da vitamina B6

Na hora de lidar com esse assunto, a vitamina B6 é uma das maiores aliadas com quem se pode contar. Sua influência na regulação hormonal e nos processos metabólicos do organismo faz com que ela atue diretamente no crescimento dos fios. 

Ela é fundamental para ter cabelos saudáveis. Prova disso é que a falta dela pode causar alopecia, condição que apresenta a redução parcial ou total dos fios em determinadas regiões da cabeça.

Esse ativo também contribui com a circulação no couro cabeludo, o que é fundamental, pois essa é a área onde os fios nascem e se desenvolvem. Sendo assim, tem papel importante na geração de fios mais fortes e saudáveis. 

Ao repor esse elemento, seja através de uma alimentação balanceada ou via suplementação, é visível a melhora no crescimento acelerado, bem como a diminuição na queda do cabelo. 

Sua atuação também tem grande importância para a saúde da pele: a vitamina B6 metaboliza as proteínas, contribuindo com a elasticidade da pele. A deficiência da vitamina, por sua vez, pode levar a casos de dermatite e de outros problemas de pele. 

Fontes da vitamina B6

Como é encontrada em abundância em diversos alimentos de origem animal e vegetal, é fácil suprir a necessidade do organismo pela vitamina B6 via alimentação.

As principais fontes de vitamina B6 que não podem faltar na sua dieta são nozes, banana, legumes e verduras, abacate, peixes e carnes diversas. 

Vísceras, gérmen de trigo, aveia, cereais em grão, arroz e pães integrais, alho, leite, levedo de cerveja e limão são alguns outros itens nos quais é possível encontrar boas quantidades de vitamina B6.

Manter uma dieta rica e equilibrada também é um fator fundamental
Manter uma dieta rica e equilibrada também é um fator fundamental

Se tratando da saúde das madeixas, você pode também dar uma forcinha extra ao investir em xampus, condicionadores e máscaras de tratamento que possuam essa vitamina em sua composição. Com essa alternativa, você terá uma ajuda a mais para regenerar as células capilares, restabelecendo a densidade capilar e aprimorando o crescimento dos fios. 

Continue a leitura para se inteirar a respeito de outros benefícios da vitamina B6 para a saúde em geral. 

Outros benefícios da vitamina B6

Esse importante componente do complexo B possui inúmeros benefícios para a saúde, que vão muito além da sua contribuição para a saúde dos cabelos e da pele. 

É absorvida no intestino delgado e, diferentemente das outras vitaminas desse complexo, não é totalmente excretada pelos rins, e por isso fica retida, principalmente nos músculos. 

A Vitamina B6 faz bem para a sua saúde no geral
A Vitamina B6 faz bem para a sua saúde no geral

A vitamina B6 tem importante atuação no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, e é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central, da função cognitiva e do sistema imunológico. Ela favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas, além de prevenir a retenção de líquidos. 

Confira a seguir mais detalhes sobre os benefícios da vitamina B6 para a saúde. 

No sangue e no coração

Uma das suas principais atividades está relacionada à produção de hemoglobina, responsável por distribuir o elemento ferro em nosso organismo. Uma alimentação rica em vitamina B6 é um dos fatores necessários e indicados para reverter casos de anemia extrema.

Ela ajuda no fortalecimento do coração, também
Ela ajuda no fortalecimento do coração, também

Quanto à saúde do coração, a B6 diminui os níveis de homocisteina no sangue. Trata-se de um aminoácido relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto cardíaco, doença coronariana e AVC, pois seus níveis elevados podem levar a alterações nos vasos sanguíneos. 

Na mente

Uma alimentação rica em vitamina B6 também pode auxiliar na melhora dos sintomas da depressão, pois ela é fundamental para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelos processos bioquímicos do sono e do humor.

Ela também ajuda a diminuir os riscos do Alzheimer, já que influencia na formação da bainha de mielina, que envolve as células nervosas do cérebro. Sua deficiência pode levar a uma condição chamada Nevrite Periférica, além de causar degeneração nervosa.

Na visão

A atuação da vitamina B6 também é de extrema importância para o combate às inflamações crônicas e doenças da retina. Sendo assim, também é fundamental para manter a boa saúde dos olhos. 

Para a saúde das mulheres 

No caso específico da saúde das mulheres, a vitamina B6 acumula ainda mais benefícios.

A deficiência dessa vitamina pode estar relacionada com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), devido ao seu envolvimento na eliminação do excesso de estrogênio. Por isso a suplementação pode ser indicada para minimizar alguns desconfortos causados nesse período.

A vitamina B6 ajuda no combate à TPM
A vitamina B6 ajuda no combate à TPM

Por esse mesmo motivo, ela também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa: a suplementação nesse caso pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais da reposição hormonal, amenizando o desconforto causado pelo desequilíbrio do estrogênio. 

Já quem está amamentando pode precisar de uma dose adicional de vitamina B6 para compensar as suas necessidades e as do bebê.

O ativo ajuda no metabolismo da proteína, que vai ser usada na produção de leite pela mãe. 

Em casos de Síndrome de Down

A B6 ajuda a diminuir as perdas cognitivas causadas pela Síndrome de Down, favorecendo a memória e o tempo de reação de quem possui essa condição. 

Desequilíbrio de vitamina B6 

São raros os casos de deficiência isolada dessa vitamina, já que essa condição geralmente é acompanhada da carência de outras vitaminas do complexo B. Além disso, o consumo inadequado dos nutrientes não é a causa dessa condição, já que o elemento pode ser encontrado em uma ampla variedade de alimentos.

Na maioria das situações, essa carência acontece devido a má absorção, fatores genéticos, consumo exagerado de álcool, tabagismo e interação com medicamentos (como a isoniazida, por exemplo), entre outras causas. 

A ausência da Vitamina B6 traz malefícios para a saúde
A ausência da Vitamina B6 traz malefícios para a saúde

Mulheres grávidas que apresentam pré-eclâmpsia ou eclâmpsia também podem apresentar deficiência dessa vitamina.

A falta da vitamina B6 no organismo pode causar dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua e náuseas. Os principais sintomas são observados na pele, no sistema nervoso e no sangue.

Já o excesso do ativo pode levar à lesão dos nervos, gerando sintomas como formigamento nas mãos e pés, cãibras e espasmos musculares, dor de cabeça intensa, náuseas e perda de apetite, aumento da pressão arterial, cansaço excessivo, dificuldade para dormir e alterações bruscas de humor.

Caso note algum desses problemas, procure um médico, pois como o desequilíbrio de vitamina B6 é raro, pode indicar algum outro problema em seu organismo. Você já teve algum desses sintomas? Compartilhe com a gente nos comentários. 

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍