A nutrição deve ser feita por todos os tipos de cabelo, mas os cacheados precisam ainda mais da reposição da oleosidade natural.

Quantas vezes eu posso lavar e hidratar o cabelo cacheado?

Diferente dos cabelos lisos, os cabelo cacheado precisa ser hidratado com mais frequência, tendo em mente que a sua curvatura natural impede a oleosidade chegue até as pontas. Em contrapartida, por ter menos excesso de óleo, esse tipo de cabelo não precisa ser lavado com tanta frequência para manter-se sempre limpo. Mas você sabe quantas vezes pode lavar e hidratar o cabelo cacheado por semana?

Como cada tipo de cabelo possui um intervalo diferente de lavagem e hidratação de acordo com suas necessidades, é muito importante respeitar esse tempo para evitar que os cabelos fiquem mais ressecados ou com um excesso de óleo, opacos e sem brilho. No caso dos cabelos cacheados, o intervalo de cada lavagem varia de acordo com o tipo de curvatura.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos um super post explicando mais sobre a frequência de lavagem e hidratação do cabelo cacheado. Confira!

Quantas vezes eu posso lavar e hidratar o cabelo cacheado?

Lavagem

Para saber a frequência ideal de lavagem dos seus cabelos é importante que você saiba qual é a classificação em que ele se encaixa.

Roupas e Acessórios femininos

Cabelo tipo 4

Esse tipo de cabelo é popularmente conhecido como crespo, e é mais ressecado em comparação com as outras curvaturas por ser mais enrolado naturalmente. Sabendo disso, a lavagem deve ser feita no máximo 2 vezes na semana por ser um tipo de cabelo bastante frágil.

Quanto mais você lavar os fios, mais ressecados eles ficarão, principalmente se você usar shampoos com sulfato. A dica para esse cabelo é apostar em produtos sulfate free e fazer a lavagem somente quando for realmente necessária.

Cabelo tipo 3

Nessa classe estão os cacheados, caracterizados por cabelos mais densos e volumosos. Assim como o cabelo crespo, ele também não produz tanta oleosidade do meio para a ponta, e a diferença é que por ser menos frágil, você pode levá-lo até 3 vezes na semana se necessário.

Cabelo tipo 2

Aqui entram os cabelos ondulados com a raiz mais lisa e as pontas em cachos formando um S. É naturalmente mais oleoso do que as outras curvaturas, e consequentemente menos ressecado. Pode ser lavado até 3 vezes na semana com produtos mais leves e sem exageros para não pesar nos fios e deixar os cachos sem definição.

Hidratação

No quesito hidratação, é importante que ela seja mais frequente em comparação com os cabelos mais oleosos e lisos. Porém, evite repeti-la mais do que uma vez por semana para que os fios não fiquem sobrecarregados e os cachos sem definição.

Diferente do que muitos acreditam, hidratar demais os cabelos não é benéfico e pode até mesmo causar o efeito contrário, deixando os cabelos opacos e rígidos.

Leia também Pode hidratar o cabelo todos os dias?

Entretanto, se o seu cabelo for crespo e extremamente ressecado, é importante investir em uma hidratação profunda semanalmente, enquanto cabelos menos agredidos podem recorrer a uma hidratação mais leve também 1 vez na semana.

Enquanto isso, os ondulados podem fazer a hidratação a cada 15 dias caso note que os fios estão saudáveis sem aparições de pontas duplas e ressecamento no comprimento. Fique de olho para aprender quando é necessário fazer uma hidratação nos fios e mantenha um cronograma capilar intercalando a hidratação com nutrição e reconstrução. Afinal, nem sempre os cabelos precisam repor água e muitas vezes é necessário aplicar alguns nutrientes para que eles fiquem mais fortes e saudáveis.

Como lavar e hidratar o cabelo cacheado?

Lavagem

Para lavar o cabelo cacheado é importante desembaraçar os fios antes da aplicação do shampoo com eles já molhados e com um óleo pré-lavagem. Por serem mais frágeis, isso garantirá que o shampoo não agrida a fibra capilar e deixe os cabelos mais ressecados.

Feito isso, escolha um produto indicado para o seu tipo de curvatura e aplique na palma da mão em uma quantidade que seja o suficiente para o seu cabelo. Massageie com as pontas dos dedos e nunca com a unha para evitar ferimentos e enxágue em seguida. Finalize com um condicionador, enxágue e seque com uma toalha de microfibra para evitar que os fios formem o temido frizz.

Hidratação

Nos dias de hidratação, após aplicar o shampoo e enxaguar, remova o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara de hidratação industrializada ou caseira.

Leia também Como fazer hidratação de café para cabelos cacheados

Massageie o produto nos fios e evite ao máximo o couro cabeludo para não causar acúmulos, o que deixará os seus cabelos mais oleosos e pesados. Deixe agir de acordo com as instruções do fabricante e enxágue bem em água morna.

Tenha certeza de que todo o produto foi removido e finalize com um condicionador. A secagem deve ser a mesma feita nos dias de lavagem, já que a microfibra é um tecido mais delicado e garante uma definição maior, menos frizz e mais brilho.

Para finalizar o cabelo cacheado, aplique um creme para pentear ou ativador de cachos mecha por mecha e forme os cachos com as pontas dos seus dedos, deixando secar naturalmente. A menos que você use o auxílio de um difusor, o secador danificará os fios e removerá todos os benefícios da hidratação, já que o calor do aparelho contribui para um ressecamento maior dos cabelos. Além disso, o vento deixa os cachos sem definição e a raiz com frizz. Sabendo disso, prefira deixar os cabelos secarem naturalmente.

Depois de ver quantas vezes você pode lavar e hidratar o cabelo cacheado, siga as nossas dicas para cachos mais saudáveis e bonitos. Lembre-se de manter um cronograma capilar e ficar sempre de olho no aspecto dos fios, já que vários fatores costumam influenciar na saúde dos cabelos e fazer com que seja necessário hidratá-los com uma frequência maior.