10 benefícios da folha da uva que vão te deixar fascinada

Chá de folha de uva? A uva é um dos alimentos mais saudáveis que existe, conseguindo ser uma forte aliada em diversas áreas da nossa saúde.

Essa fruta tão pequena, mas tão grande em benefícios, é capaz de ajudar a prevenir diversos problemas e auxiliar no controle de outros.

Alguns deles são: doenças cardiovasculares, perda da visão, auxiliar no controle da pressão arterial, melhorar o sistema digestivo, balancear a glicose do sangue e até mesmo ajudar a evitar que tenhamos câncer.

Mas, o que muitos não sabem aqui no ocidente, é que suas qualidades vão além da fruta em si.

A folha de parreira, como também é conhecida a folha que cresce em torno da uva, é um ingrediente muito usado em alguns lugares do mundo, e que traz enormes benefícios.

A uva é um dos alimentos mais saborosos e mais saudáveis que existe

Por mais que por aqui ela ainda seja bem desconhecida, em lugares como a Turquia, Irã, Paquistão, Afeganistão, Grécia, Líbano e tantos outros países, essa folha é um ingrediente muito usado na culinária local.

Além das receitas ele também é usado em chás e outros métodos de consumo, cada um deles com suas propriedades benéficas ao corpo.

O chá da folha da uva é muito benéfica para o organismo
O chá da folha da uva é muito benéfica para o organismo

Isso acontece porque os minerais, proteínas, antioxidantes e tantos outros componentes que existem na uva, também estão presentes em sua folha, assim como alguns outros.

Para trazer um pouco mais de luz a esse ingrediente ainda tão desconhecido, mas tão importante em muitas culturas graças às suas qualidades, separamos aqui dez dos principais benefícios da folha da uva.

1 – Seu poder contra as varizes

A uva em si já é reconhecida como um alimento capaz de auxiliar na melhora do nosso sistema circulatório, mas descobertas recentes mostram que sua folha possui um poder ainda maior nessa função.

Pesquisadores começaram a prestar atenção nisso ao notar que os viticultores, apesar de passarem um grande período em pé, sofriam muito pouco com varizes.

A folha da uva combate inchaços e diminui a fadiga
A folha da uva combate inchaços e diminui a fadiga

Ao estudarem um pouco mais sobre isso perceberam que isso estava diretamente ligado ao fato desses trabalhadores fazerem uso de chás e emplastros feitos com a folha da uva.

Apesar de não ser uma garantia que ela combata a todas as varizes, ela ainda é capaz de diminuir as chances de tê-las, já que melhora nosso sistema circulatório, e também consegue diminuir a fadiga, dor e inchaço das que já existem.

2 – Acabe com a acne

Todas as substâncias presentes na uva em si estão também presentes na sua folha, algumas delas até mesmo com muito mais intensidade.

E muitas são aquelas que funcionam como antioxidantes, justamente a principal ferramenta do nosso corpo contra os radicais livres, aqueles responsáveis por uma série de problemas no nosso organismo.

Alguns deles mais sérios, como o surgimento de doenças, já outros mais leves, como pequenos problemas diários em nossa pele.

A folha da uva ajuda a diminuir até manchas de acne
A folha da uva ajuda a diminuir até manchas de acne

Um deles é a acne, algo que atrapalha a vida de diversas mulheres e homens, que mesmo na fase adulta não conseguem se ver livre desse incômodo.

Para isso se pode apostar na folha da uva, costumeiramente consumida como chá, que ajuda a melhorar a qualidade da sua pele, diminuindo a acne e até mesmo manchas que podem existir nela.

3 – Dor de cabeça

O uso das folhas de uva em compressas já é bem antigo, sendo uma crença popular que com as pesquisas modernas acabou se provando verdadeira.

Combater a enxaqueca com a penas um chá: chá da folha da uva

Nesse caso ela é usada principalmente para combater dores de cabeça e enxaquecas.

Ela ajuda a relaxar o corpo, melhora o bem estar e libera substâncias no organismo que auxiliam na diminuição da dor.

4 – Poder anti-inflamatório

A ação antioxidante que existe na folha da uva também traz os benefícios dela contra inflamações que possam surgir no nosso corpo.

Isso acontece porque ele protege nossas células, as fortalecendo e reparando os danos dos radicais livres feitos contra elas.

Inflamação no joelho
Inflamação no joelho

Em casos de inflamações, ou se você pretende prevenir as chances de tê-las, você pode começar a colocar a folha da uva como um ingrediente mais presente na sua dieta.

Existem muitas receitas que usam dela em sua composição, mas se preferir pode também as comprar e usá-las para fazer chá, que pode ser tomado tanto frio quanto quente.

5 – Folha de uva e seu poder ao ser usado no bochecho

Outra maneira de se usar a folha da uva é também fazer bochecho. Essa ação, que pode ser feita com o chá da folha, ajuda a combater alguns dos problemas que podem surgir nesta área do corpo.

O bochecho pode ajudar a melhorar problemas bucais

Os principais deles são: gengivite, afta, estomatite e hemorragias. O costume diário do bochecho usando a folha de uva pode ajudar a melhorar esses problemas, ou evitar que eles surjam.

6 – Seu poder para melhorar o sistema digestivo

A folha da uva possui um alto teor de fibras, especialmente aquelas chamadas de fibras dietéticas.

Elas são capazes de trazer uma sensação de maior saciedade ao seu organismo, que faz com que ele entenda que já pode liberar seu intestino para trabalhar, deixando de acumular as escórias.

O chá de folha de uva faz com que ele entenda que seu intestino tem que trabalhar
O chá de folha de uva faz com que ele entenda que seu intestino tem que trabalhar

É essa ação que faz com que a folha de uva ajude o seu sistema digestivo a trabalhar melhor, criando uma rotina mais consistente e também confortável para ir ao banheiro.

Além das fibras a folha da uva também é rica em zinco, uma substância capaz de proteger e reparar a mucosa intestinal.

Essa reparação ajuda seu corpo a, por exemplo, se recuperar de problemas como a diarreia.

7 – Folha de uva e o seu poder na cicatrização

Além de ter em sua composição vários componentes que funcionam como antioxidantes, a folha da uva também possui algumas outras capazes de ter ainda outros benefícios.

Folha de uva; Sua pele se regenera com mais facilidade
Folha de uva; Sua pele se regenera com mais facilidade

Algumas delas são as substâncias cicatrizantes, adstringentes e antissépticas, que são as responsáveis por a tornar uma ótima ajuda na cicatrização de ferimentos.

8 – Seu poder para manter a articulação saudável

Uma das substâncias que também pode ser encontrada em altas doses na folha da uva é a manganês.

Esse mineral pode não ser muito conhecido pela maioria das pessoas, mas ele é um dos principais componentes para a produção da lubrificação da cartilagem que existe entre os nossos ossos.

A articulação é uma das formas mais importantes da vida

A falta dessa lubrificação é a causa, por exemplo, de doenças como a artrite, então manter uma alimentação que tenha a manganês presente é importante para evitar esse tipo de problema.

9 – Seu poder para fortalecer a imunidade

A folha da uva é um alimento rico em vitamina A, um antioxidante poderoso e que se torna um componente extremamente importante para aumentar a imunidade do nosso corpo.

Como antioxidante ele combate e elimina os radicais livres do nosso organismo, protegendo nossas células e as fortalecendo contra infecções.

A imunidade cada vez mais forte
A imunidade cada vez mais forte

Ela também é capaz de diminuir as chances de desenvolvermos doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Tudo isso graças a sua capacidade de fortalecer nosso corpo, melhorando nossa imunidade e diminuindo as chances de desenvolvermos doenças.

10 – Folha de uva combate o envelhecimento precoce

Como dito antes, a folha da uva é um alimento rico em vitamina A, um poderoso antioxidante. Mas, além dele, ela também possui outros componentes que se somam a essa função.

É o caso do ômega-3, magnésio, vitamina C, vitamina E, ferro e muitas outras substâncias que também funcionam como antioxidantes.

A folha da uva evita danos ao seu corpo e organismo
A folha da uva evita danos ao seu corpo e organismo

Como no caso anterior, essa funcionalidade combate os radicais livres, uma das principais causas do envelhecimento precoce.

Sendo assim, o consumo da folha da uva ajuda a evitar os danos causados em sua pele e cabelo, como rugas e fios brancos, assim como a diminuir as chances de que você desenvolva doenças como alzheimer e parkinson.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍