Biotina engorda ou emagrece?

biotina engorda ou emagrece

Principalmente para indivíduos que sofrem com queda de cabelo, a suplementação com biotina é algo bastante recorrente e que demonstra bons resultados. Isso porque a vitamina atua diretamente na produção de queratina, uma proteína presente na estrutura dos cabelos, unhas e pele. Mas será que biotina engorda ou emagrece?

Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é uma vitamina hidrossolúvel que faz parte do complexo B.

Apesar de ser encontrada em uma grande variedade de alimentos, algumas pessoas com deficiência de biotina ou que não consomem a vitamina nas quantidades ideais precisam fazer a suplementação. Hair & Nails é um blend completo de vitaminas para o cabelo com alto teor de biotina!

Vitamina para cabelo em promoção

Para que você entenda melhor se a biotina engorda ou emagrece, separamos um post explicando melhor como a vitamina atua no nosso organismo. Confira a seguir!

Para que serve a biotina?

A biotina é uma vitamina indicada principalmente para indivíduos que sofrem com queda de cabelo, unhas quebradiças e pele escamosa e seca, além de ser bastante usada também em tratamentos de acne. Entre seus grandes benefícios estão a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e a melhora do metabolismo.

A biotina engorda ou emagrece?

Embora a questão ainda esteja sob pesquisas, alguns profissionais da saúde afirmam que a biotina pode ajudar na perda de peso, já que atua acelerando o metabolismo.

Biotina na perda de peso

Por funcionar como uma coenzima no corpo, a biotina é essencial para metabolizar a glicose, ácidos graxos e aminoácidos, também auxiliando na quebra de alimentos para transformá-los em energia.

a biotina auxilia na manutenção de massa magra no organismo, o que acaba contribuindo para uma perda de peso mais acelerada
a biotina auxilia na manutenção de massa magra no organismo, o que acaba contribuindo para uma perda de peso mais acelerada

Além disso, consumir a biotina nas doses adequadas também favorece o crescimento da massa muscular, o que ajuda no aceleramento do metabolismo e consequentemente, na perda de peso. Isto é: quanto mais massa magra você tiver em seu corpo, mais rápido o seu metabolismo trabalha.

Como a vitamina também auxilia na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, ajuda no controle do ganho de peso, já que grandes taxas de açúcar na corrente sanguínea contribui para um aumento do peso corporal e acúmulo de gorduras.

Outro grande benefício da biotina que faz com que ela seja aliada no emagrecimento é o alívio do estresse e da ansiedade, considerados dois grandes vilões para quem deseja diminuir o peso na balança. Afinal, pessoas com altos níveis de estresse e ansiedade normalmente consomem mais alimentos para aliviar os sintomas dos quadros.

Por que muitas pessoas acreditam que a biotina engorda?

Como você viu até agora, a biotina é uma vitamina excelente para a saúde do nosso organismo como um todo, além da saúde do nosso cabelo, unhas e pele. Em conjunto, é uma vitamina que ajuda a acelerar o metabolismo e transformar as gorduras em energia, um processo bastante importante para o emagrecimento.

Porém, como algumas vitaminas recomendadas principalmente para as crianças acabam causando muita fome, o que contribui para o ganho de peso, muitas pessoas passaram a acreditar que a biotina engorda.

Embora algumas vitaminas realmente causem um aumento da fome, a maioria delas não interfere no apetite, como é o caso da betina. Isso significa que suplementar a vitamina não gera aumento de peso.

Possíveis efeitos colaterais da biotina

Ingerir a biotina em grandes quantidades pode causar:

  • erupções cutâneas;
  • náuseas;
  • diarréia;
  • desconfortos gastrointestinais leves.

Porém, os efeitos colaterais são considerados raros na maioria dos casos.

Sintomas da falta de biotina no organismo

Embora a deficiência de biotina seja uma condição rara, alguns indivíduos nascem com deficiência de biotinidase, o que acaba comprometendo a absorção da vitamina pelo organismo. Além disso, alguns indivíduos podem não consumir as quantidades de biotina adequadas no dia apenas com a alimentação. 

um dos sintomas de deficiência de biotina é a queda de cabelo
um dos sintomas de deficiência de biotina é a queda de cabelo

No entanto, a deficiência de biotina, quando acontece, é mais comum em idosos e atletas.

Os sintomas mais comuns da deficiência da vitamina são:

  • pele ressecada e escamosa;
  • rachaduras nos cantos da boca;
  • queda de cabelo;
  • fadiga;
  • inchaço e dor na língua;
  • depressão;
  • insônia;
  • perda de apetite;
  • secura nos olhos;
  • cabelos ressecados;
  • cabelos sem brilho;
  • pontas duplas.

Como tomar biotina?

Você pode fazer a ingestão da vitamina por cápsulas ou comprimidos, além de ingerir os alimentos ricos em biotina. Normalmente, a suplementação é encontrada em 5-10mg, e a quantidade ideal diária da suplementação depende exclusivamente do seu quadro clínico.

Os médicos costumam recomendar a ingestão de 1 a 2 cápsulas diariamente após as refeições, dando instruções para que os pacientes evitem ingerir a vitamina em jejum. Após o início da suplementação, o tratamento pode demorar de 3 a 6 meses para surtir efeito.

a recomendação médica para suplementação de biotina costuma ser entre 1 a 2 cápsulas da vitamina por dia
a recomendação médica para suplementação de biotina costuma ser entre 1 a 2 cápsulas da vitamina por dia

Para pacientes com queda de cabelo ou outros problemas capilares como falta de brilho e pontas duplas, é possível adquirir produtos cosméticos que contenham a vitamina em sua composição como shampoos, condicionadores e máscaras.

Biotina para o cabelo

Como a vitamina é bastante benéfica para os cabelos, muitas empresas começaram a adicionar a biotina em seus cosméticos capilares, potencializando os resultados anti queda. Além disso, a vitamina ainda é capaz de aumentar o brilho dos fios, trazer volume e eliminar as pontas duplas.

Leia também Qual a melhor vitamina para queda de cabelo?

Como é a ação da biotina nos fios?

A biotina age no cabelo estimulando a produção de queratina, uma proteína de extrema importância na formação da estrutura dos fios. Com isso, o cabelo cresce mais saudável e forte.

A vitamina também ajuda a hidratar o couro cabeludo, prevenir fios brancos e tratar quadros de queda de cabelo, já que repara e repõem os nutrientes.

Depois de ver se a biotina engorda ou emagrece, você já pode começar a suplementar a vitamina para obter todos os benefícios que ele proporciona para o nosso organismo. Além disso, se você sofre de queda de cabelo, não deixe de procurar cosméticos que contenham biotina em sua composição para potencializar os resultados do seu tratamento.

Confira os tratamentos, fortalecimento e prevenção antiqueda dos produtos da Capila, incluindo nossa Biotina!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍