Calendário de tratamento capilar: Como montar?

Calendário de tratamento capilar.

Muito se fala sobre cronograma para os cabelos. Mas, como montar um calendário de tratamento capilar? Neste post vamos vamos tirar suas dúvidas e ajudar nos cuidados com os fios.

O cronograma capilar tem sido uma tendência entre os cabeleireiros e pessoas que gostam de cuidar dos fios. Não à toa, diversos produtos estão sendo lançados justamente para fazer parte dessa rotina de cuidados.

No cronograma, intercala-se três tipos de tratamentos, que são:

  • Hidratação: reposição de água;
  • Nutrição: reposição de lipídios (óleos)
  • Reconstrução: reposição de aminoácidos (proteínas).

Cada etapa tem uma solução específica de acordo com o dano do cabelo. Além disso, o cronograma também é indicado para quem quer manter a saúde dos fios.

O calendário de tratamento capilar é dividido conforme as três etapas do cronograma, que são: hidratação, nutrição e restauração.
O calendário de tratamento capilar é dividido conforme as três etapas do cronograma, que são: hidratação, nutrição e restauração.

Este tratamento é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da curvatura ou estrutura. O ideal é intercalar as etapas até que as necessidades dos fios sejam supridas.

Ou seja, o calendário deve ser alterado constantemente de acordo com o estado dos fios.

As três etapas do cronograma capilar

Para seguir o cronograma capilar é necessário usar os produtos certos. Para isso, é necessário ler o rótulo dos produtos e buscar os componentes certos para cada etapa.

A hidratação é o tratamento capilar em que além da água, os nutrientes essenciais que são perdidos diariamente são reposto.

Cabelos bem hidratados ficam longe do ressecamento e se mantém saudáveis.

Os principais ativos para a hidratação são: aloe vera (babosa); D-Pantenol; extratos botânicos; vitaminas; proteínas vegetais, como da aveia, arroz, seda, soja, milho, etc.

Já a nutrição capilar é o procedimento responsável por repor os lipídios, ou seja as gorduras que são produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

O cronograma capilar recupera os danos e mantém a saúde dos fios.
O cronograma capilar recupera os danos e mantém a saúde dos fios.

A função dessa etapa é selar os fios com uma camada protetora, deixando as cutículas alinhadas e os fios macios e flexíveis. A nutrição faz com que a hidratação dure ainda mais.

Os principais ativos para a nutrição são os óleos (de coco, rício, oliva, girassol, manga, abacate, etc.), proteína do ovo e manteigas.

Na etapa de nutrição, também está inclusa a umectação, que nada mais é que um banho de óleo nos cabelos. Nesse processo, você pode dormir com os cabelos umectados ou umectar por cerca de meia hora antes de lavar.

Por fim, a reconstrução é indicada quando você sente os fios elásticos e quebradiços por conta de procedimentos químicos.

Na reconstrução, a fibra capilar é restaurada a partir da reposição de proteínas nos fios, em especial a queratina, que constitui cerca de 90% do fio e é responsável por garantir força, resistência e elasticidade aos cabelos.

Os princípios ativos para a reconstrução são o colágeno, creatina, cisteína, arginina e, é claro, a queratina.

Como montar meu calendário de tratamento capilar

Antes de montar seu calendário de tratamento capilar é preciso entender as necessidades de seus cabelo. Assim, você pode reforçar o tratamento na etapa que ele está mais necessitado.Para isso, é muito simples. Basta colocar um fio de cabelo em um copo de água.

Se ele boiar é porque precisa mais de hidratação. Se ficar no meio da água, precisa de nutrição. Já, se afundar é porque precisa de reconstrução.

A partir daí é possível montar seu calendário por um mês e, após isso, mudar conforme o estado de seu cabelo. Fizemos um tipo de cronograma para cada estágio do cabelo. Mas, você pode modificar de acordo com sua rotina e necessidade. Veja:

1. Cabelo ressecado, sem vida e que precisa de hidratação

O cronograma é voltado para repor a água e também na nutrição, já que os lipídios ajudam a manter a hidratação no interior da fibra capilar.

2. Cabelo com muito frizz e poroso

O calendário deve ser pensado em repor os óleos para que o cabelo volte a ter brilho, movimento e que também fique alinhado e sem frizz.

O calendário começa com uma umectação para que os cabelos tenham um tratamento especial no que diz respeito à reposição de óleos.

A hidratação também é bastante trabalhada, já que também é responsável pelo ressecamento.

3. Cabelos danificados por efeitos de química

Cabelos elásticos e quebradiços precisam de reconstrução para repor a massa perdida pela fibra capilar.

A reconstrução é considerada a etapa mais potente do cronograma e esse tratamento intensivo deve ser feito no primeiro mês e seguido até que os fios apresente melhoras.

Agora que você já sabe os benefícios de cada etapa do cronograma, certamente, vai ser mais simples cuidar de seus cabelos. Escolha os produtos adequados e monte agora mesmo seu calendário de tratamento capilar!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍