Como acabar com as falhas na barba?

Barba com falhas

A popularidade na moda masculina de uma barba vasta e bem feita vem ganhando mais adeptos como sinal de masculinidade e virilidade. Tal evidência de estilo, que já vem de longas gerações predecessoras mas voltou com força nos últimos anos, acaba por constranger o grande número de homens que sofrem com falhas na barba.

O que propriamente são falhas na barba? São os vazios e imperfeições que impedem um corpo homogêneo e integrado dos pelos faciais no rosto. Enquanto existem as barbas cheias, sem buracos e homogêneas em sua extensão; existem também as falhas, com buracos e vazios que impedem o crescimento organizado e impositivo dos pelos da face.

Pretendemos com esse post solucionar algumas dúvidas que os homens geralmente tem quanto a falhas na barba, de como lidar com essas situação ou resolver o problema de vez, para que possa ter uma barba cheia e mais chamativa, as famosas “barbas de lenhador”.

É possível sim solucionar o problema dos vazios nas barbas com falhas, o que depende bastante da origem do problema. A partir do momento que o homem consegue identificar quais são as causas que podem corrigir os vazios e falhas na barba, o caminho fica mais fácil.

Essas soluções podem ser tanto naturais quanto farmacêuticas. Ou, quem sabe, a solução pode estar também justamente em aceitar as imperfeições do crescimento no pelo e desenvolver um novo estilo a partir daí? Vamos para o post!

Por que eu tenho falhas na barba?

A origem das falhas na barba pode ser diversa. Ela vai de questões genéticas herdadas tanto do pai quanto da mãe (sim, sua mãe mesmo sem barba por interferir geneticamente na sua), como questões relativas a saúde: estresse, higiene, foliculite, entre outras anomalias.

As questões genéticas são as mais comuns. Geralmente você apenas não foi um felizardo que possui uma herança genética que potencialize o crescimento de pelos de forma volumosa e homogênea no seu rosto, enquanto aquele colega de faculdade que possui a famosa barba de lenhador seja um afortunado que desde muito novo já foi presenteado com um crescimento afortunado e volumoso de sua barba.

Barba falha
Você pode, com os cuidados adequados, usar as falhas na barba a seu favor. Aposte na simetria entre os lados, além de apará-las de forma mais geométrica, para ela ganhar aparência de continuidade!

Outras causas que podem dificultar o crescimento ordenado dos pelos faciais são relativos a cuidados de higiene. Por mais que você deseje ir a um dermatologista para que ele te ofereça uma solução mágica para o crescimento da sua barba da forma que deseja, antes você deve se precaver e tomar os cuidados higiênicos necessários, como lavar sempre seus pelos faciais com shampoo ou um balm específico.

A nossa barba é região vulnerável para ataques de micro-organismos, como vírus e bactérias. E, sim, a falta de higiene adequada pode sim ser um fato determinante para o crescimento irregular do pelo.

Quando o problema é relacionado a foliculite, que é a proliferação de pequenas bolhinhas avermelhadas de acne na base do couro cabeludo, o que provoca coceira e irritação na região, o tratamento é com antibióticos ou antifúngicos. Para detalhamento dos procedimento, aconselhamos o acompanhamento de um profissional de saúde.

Como resolver o problema das falhas?

São muitas as dicas a serem dadas para solucionar o problema das falhas na barba. Vamos para algumas delas.

Deixar a barba crescer mais do que normalmente você a deixa pode ser um trunfo a favor para esconder as falhas e vazios. A medida que o fio fica mais longo, ele pode cobrir regiões onde geralmente não nascem fios, dando uma escondida nas falhas e dando a impressão de homogeneidade e firmeza.

Pelos saudáveis
Deixar a barba crescer e tratá-la com produtos de higiene adequados são alguns dos trunfos para lidar com o problema das falhas na barba

A forma como você apara a barba também pode ser usada a seu favor de forma a disfarçar as falhas e dar uma aparência de simetria e corpo aos pelos faciais. Tente incorporar as falhas a cortes criativos que a depender do ângulo e nivelamento dos lados pode passar a sensação de continuidade e homogeneidade.

É uma técnica que usa as falhas a seu favor para desenvolver seu próprio estilo. A barba falha também possui seus charmes e peculiaridades próprias que podem ser usadas a seu favor.

O uso de produtos higiênicos adequados é essencial não só para manter sua barba mais viva, hidratada e bonita, mas também para o crescimento. Um bom shampoo, um bom balm e uma esfoliação de tempos em tempos pare recuperar as células mortas que deixam a barba ressecada e ocasionando coceiras, também são importantes para aumentar o fluxo sanguíneo na região, o que acarreta em maior entrega de oxigênio aos folículos capilares e na ajuda ao crescimento de novos fios saudáveis e contínuos.

São inúmeras as opções de produtos para o tratamento adequado da barba.

fazer a barba
Aposte em cortes e simetrias diferenciadas para alcançar uma barba digna do seu estilo.

Outra dica é administrar o crescimento desigual da sua barba, procurando podar os pelos maiores que cresceram mais rapidamente e deixar os espaços vazios ou onde os pelos crescem de forma mais demorada continuarem crescendo para que poupo a pouco ela fique mais nivelada e com aparência de continuidade.

A dica acima são para as falhas que são resolvidas com os pelos que crescem mais demoradamente, mas, como sabemos, nem sempre esse é o caso, pois dependendo de particularidade genéticas dermatológicas a região da face pode ser realmente desprovida de folículo capilar e o pelo realmente não venha nunca a crescer.

Portanto, caso você tenha algum problema genético e nenhuma das dicas apontadas venham a resolver, a melhor solução é conseguir, junto ao acompanhamento do dermatologista, um tratamento adequado de uso oral ou tópico para crescimento capilar.

O fármaco mais indicado e popular é o Minoxidil. Ele é uma solução de uso tópico, isso é, diretamente no couro cabeludo, que potencializa a oxigenação adequada do folículo capilar, ocasionando assim o crescimento do pelo no local que o produto atual, dando corpo e densidade á sua barba.

Outro produto que pode ajudar no crescimento saudável e vigoroso da sua barba é o Hail & Nail, complexo de vitaminas e minerais que atual no crescimento e fortalecimento da barba.

Confira mais sobre o produto Hair & Nails!

Portanto, você deve passar o produto diretamente nas regiões falhas das barba para que a oxigenação adequada atue e cresça pelo onde antes não existia. Outros fármacos semelhantes ao Minoxidil também podem atuar nesse sentido, como a Finasterida, por exemplo. Consulte o seu dermatologista para que ele possa aferir qual produto e tratamento é mais adequado para as suas particularidade biológicas.

O Minoxidil é um dos produtos dermatológicos mais populares para resolver o problema das falhas na barba

Dessa forma, fica evidente que são várias as alternativas para você dar um upgrade no visual e resolver o problema das falhas na barba (ou usá-lo a seu favor). Esperamos que o texto tenha sido de utilidade para você!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍