5 fatores que causam falhas na barba?

Barba com falhas

Inúmeros são os fatores que podem ocasionar falhas na sua barba. Desde predisposições ocasionadas por herança genética, passando por alterações hormonais causadas por nossas práticas diárias, até a partir do desleixo em pequenos rituais diários de higiene capilar.

O problema das falhas na barba perseguem muitos homens pelos mais diversos motivos. Em uma época de homens cada vez mais vaidosos e em que o uso da barba está cada vez mais na moda, ostentar uma barba homogênea e completa é sinal de maior autoestima.

Além do que, uma barba fechada e sem falhas traz ao homem uma imagem de maturidade, virilidade e segurança. Portanto, é natural cada vez mais homens se mostrarem preocupados com sua aparência e com o irritante e persistente problema das falhas na barba.

Obviamente isso não deveria ser algo que viesse a causar tantas preocupações e constrangimentos relativos a autoestima nos homens, pois uma barba com falhas, se bem trabalhada e cuidada, pode sim trazer bons resultados estéticos. Inclusive é possível esconder as falhas com um bom corte e cuidado adequado.

Mas quais são os principais causadores nas falhas da barba? Até que ponto está sob nosso controle definir se a barba será homogênea ou terá vazios incômodos? São perguntas que pretendemos esclarecer agora. Vamos lá!

1. Herança genética?

Sim, umas das principais causas relacionadas a falhas e vazios na barba são relativos à herança genética. Vale salientar que essa herança pode vir tanto do pai quanto da mãe. Sim, mesmo sua mãe sendo do sexo feminino e não possuindo barba, ela pode herdar o conjunto genético dos irmãos, tios, pai, avós e outros parentes do sexo masculino e pode repassar para você.

Portanto, vale analisar como é a formação do corpo da barba tanto do seu pai quanto de outros parentes do sexo masculino, seja da família do pai ou da mãe.

O impacto de uma herança genética desfavorável pode ser tanto que nem outros cuidados alternativos que você venha a ter para que os vazios e as falhas na barba sejam preenchidos funcionem devidamente. Em casos de falhas por herança genética, o mais aconselhado é você procurar acompanhamento dermatológico.

Barba cheia
Uma barba completa e saudável muitas vezes é consequência direta de uma herança genética favorável.

Um profissional da área de saúde pode guiá-lo no acompanhamento de um tratamento ideal para suas especificidades biológicas. Dentre os mais famosos produtos aconselhados pelos dermatologistas, está o tradicionalmente eficaz Minoxidil.

O Minoxidil atua na vascularização e consequente oxigenação dos folículos capilares, ocasionando assim um terreno mais fértil para o crescimento capilar e impedimento da queda dos pelos já existentes.

O estresse pode acarretar desregulamento hormonal e atuar como fator preponderante para a calvície e falhas e vazios na barba.

Outros produtos com histórico de eficácia também podem ser indicados de acordo com o diagnóstico que acarretou com as falhas na sua barba e tais produtos serão listados nos tópicos a seguir.

Um medicamento indicado para situações do tipo é a Finasterida. Com o devido acompanhamento dermatológico, esse produto pode trazer crescimento de barba nos locais onde antes não existiam em um período de no mínimo três meses.

A Finasterida reduz os níveis de dihidrotestosterona (DHT), um hormônio causador de queda de cabelo nos homens. A Finasterida baixa os níveis de DHT pois impede a ação da enzima 5-alfa-redutase tipo II. Essa ezima tem a função de converter a testosterona em dihidrotestosterona (DHT). Assim, a Finasterida atua na prevenção da queda capilar e potencializa o nascimento de novos fios em regiões agora producentes graças a carência do hormônio DHT.

2. Estresse

Fatores banais do nosso dia a dia também são fundamentais no crescimento adequado dos pelos faciais e no impedimento das falhas na barba.

O estresse, por exemplo, tão corriqueiro e tão danoso a ponto de as vezes nem percebermos que tipo de males ele nos proporciona, é objetivamente contraprodutivo ao crescimento da barba.

Altos níveis de estresse, seja físico ou mental, acarretam em falhas na barba e crescimento desordenado do pelo facial, principalmente pela ação dos radicais livres e produção desequilibrada de hormônios.

3. Alimentação saudável

Uma alimentação desequilibrada e pouco nutritiva também é extremamente danosa para o crescimento ordenado e harmonioso dos pelos faciais, ocasionando falhas na barba.

São pequenos cuidados corriqueiros nos nossos hábitos do dia a dia que podem ter um papel fundamental no crescimento e controle de uma barba esteticamente bonita e saudável.

Salmão levemente grelhado ou cru, também vai auxiliar na limpeza do seu organismo
Salmão levemente grelhado ou cru, vai auxiliar na saúde da sua pele e consequentemente revigorar o crescimento dos fios da barba. Alimento é rico em antioxidante

Uma pele saudável é essencial para o crescimento da barba. Portanto, os alimentos que atuam na fortificação e impulsão do crescimento dos pelos faciais são figurinhas conhecidas para cuidados da pele.

Alimentos ricos em antioxidantes naturais como abacate, batata doce, cenoura, espinafre, nozes, leite, ovos e salmão são algumas das boas pedidas que devem comparecer mais corriqueiramente na sua dieta. Suplementos com antioxidantes também podem ser uma boa opção.

Higiene é essencial para o controle de falhas na barba

Outro fator importantíssimo e que é muitas vezes deixado de lado por homens mais relapsos e menos cuidados com a saúde e estética da barba é a higiene. Higienizar a barba e a pele do rosto com produtos propícios é essencial, tanto quanto é importante cuidar do cabelo ou passar um sabonete pelo corpo durante o banho.

Lavar os pelos faciais todo os dias com um shampoo adequado e com as características específicas ao tipo de pelo da sua barba é um dos primeiros passos para que se tenha uma barba mais saudável e volumosa.

Outros produtos interessantes, como um balm ou óleo natural também são bastante recomendados. A maioria dos óleos para cuidados com a barba possuem ricino em sua estrutura.

O ricino tem efeito emoliente e é também muito bom para a pele do rosto, pois estimula a produção de colágeno e da elastina, atuando, assim, na prevenção de rugas e linhas de expressão. Combate fungos e bactérias por conter em sua composição ácido ricinoleico e por isso também previne infecções ou inflamações como espinhas na região da barba.

O óleo também tem também efeito antioxidante, consegue penetrar nos fios e deixa-los macios, sedosos e brilhosos. Além de, obviamente, atuar de maneira muito eficaz contra a queda dos fios e no estímulo ao crescimento.

barba saudável
Cuidados higiênicos são essenciais para a manutenção de uma barba vistosa, saudável e sem falhas.

Portanto, são vários os fatores e consequentemente são várias as maneiras de resolver seu problema relativo a falhas na barba. Tudo passa por um pouco de disciplina tanto em hábitos corriqueiros de alimentação, higiene e controle do estresse, quanto no execução firme de um tratamento dermatológico com produtos mais potentes segundo o devido receituário do profissional de saúde.

Outro produto que de cuidados estéticos que indicamos é o Hair & Nails. Ele é um complexo de vitaminas e minerais que atuam no fortalecimento e saúde das estruturas capilares, além de possuir um ação antioxidante que age contra os radicais livres danosos ao organismo, aumentando assim a imunidade do organismo.

5. Exercício físico

Associado a uma dieta adequada, o exercício físico também um agente importante para o impulsionamento ao crescimento da barba. Enquanto você sua, os folículos capilares ficam substancialmente mais desobstruídos o que propicia mais espaço para o crescimento de novos pelos.

A atividade física também aumenta o nível de fluxo sanguíneo pelo corpo, que transporta oxigênio para os bulbos capilares, aumentando a eficácia do crescimento dos fios.

Esperamos que as dicas dadas aqui contribuam para seu tratamento e que a partir das informações dadas, você consiga identificar qual a principal causa das falhas e vazios na sua barba. Um bom diagnóstico é essencial para o tratamento.

No fim das contas, se alguma dúvida persistir, consulte um especialista. Um profissional da área sempre pode dar informações mais esclarecedoras e seguras no ponto de vista científico e de acordo com as particularidade do nosso corpo a partir de um exame prévio.

Bons cuidados e os resultados aparecerão!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍