Super dicas para uma reconstrução capilar de sucesso

Como fazer a reconstrução capilar em casa

Hoje em dia é impossível andar por aí sem que seu cabelo acabe sendo danificado. Seja pela poluição das grandes e médias cidades, dos raios solares impossíveis de fugir, o uso contínuo de secadores, chapinhas e babyliss ou devido aos tratamentos que usam de produtos químicos, tudo tem sua parcela de culpa para que os fios acabam se tornando quebradiços, elásticos, ressecados e sem vida.

Reconstrução Capilar: Uma boa rotina de cuidados capilares pode evitar muitos problemas no dia a dia, além de sempre manter seu cabelo no melhor momento dele.

Por isso é importante que você estabeleça uma agenda constante de cuidados com o cabelo para garantir que ele possa estar sempre saudável e bonito.

Isso vai desde uma alimentação rica em proteínas e minerais até separar um tempinho pelo menos uma vez por mês para investir na hidratação do cabelo. E fora essas ações básicas é necessário também sempre colocar na sua agenda uma sessão de reconstrução capilar.

Roupas e Acessórios femininos

A reconstrução capilar é o primeiro passo no tratamento para manter seu cabelo sempre saudável, e depois dela vem a hidratação e a nutrição.

Entretanto, sem esse primeiro passo é impossível seguir para os seguintes. Isso porque, dentro dos nossos fios estão as proteínas, entre elas a queratina, que nutrem o nosso cabelo e devem ficar dentro da estrutura para que se mantenham em sua melhor forma.

Como fazer a reconstrução capilar corretamente

No entanto, com o desgaste causado pelos fatores externos do dia a dia, nosso cabelo pode ficar enfraquecido e danificado e não conseguir manter esses nutrientes. Aí entra a reconstrução capilar, que serve exatamente para repor a queratina e fazer com que os fios voltem a se ‘fechar’ mantendo os nutrientes necessários dentro deles.

O que você vai precisar para fazer a reconstrução capilar em casa?

Escolher os produtos certos: O primeiro passo é pesquisar os melhores produtos feitos especialmente para realizar esse procedimento.

Esses produtos costumam ser ricos em aminoácidos, queratina, silicones, proteínas e agentes reconstrutores. Todos os componentes necessários e que todos os fios devem conter dentro deles, sempre.

Shampoo antirresíduo

Por ficarem expostos no dia a dia a diversos agentes externos, como poluição por exemplo, pode acontecer de uma barreira de sujeira acabar se acumulando no cabelo, fazendo com que exista a dificuldade de fazer com que novos agentes penetrem nos fios e causem a reação desejada.

Por isso aconselha-se a usar shampoo antirresíduo na lavagem anterior a reconstrução capilar, já que ele consegue abrir a escama do fio e limpar dele todos os resíduos indesejáveis.

Queratina

Como dito antes a queratina é um dos componentes mais importante do fio. Ela é a responsável por fortalecer e manter a resistência do cabelo, e sem ela as escamas externas acabam ficando fragilizadas e permitindo que as escamas internas fiquem expostas.

Reconstrução capilar também pode ser adotada pelos homens
A queratina é fundamental!

Com essa exposição o cabelo perde a água, proteínas e a própria queratina do seu interior, chegando a um resultado quebradiço e de má aparência. Por isso, é imprescindível que ela seja reposta ao fio durante a reconstrução capilar.

Produtos que têm esses propósitos podem ser encontrados em forma de gel, líquida ou em creme

Máscara reconstrutora e ampola

O objetivo da máscara reconstrutora é hidratar, nutrir e reconstruir da parte externa até a parte mais profunda dos fios. Para isso elas compostas de um alto índice de proteínas, aminoácidos e queratina. Já as ampolas são mais concentradas e tem um efeito mais intenso. São aconselháveis principalmente para quem faz tratamento químicos, como tinturas, selagens, entre outros.

Finalizador

O finalizador vai ser o responsável por selar o seu cabelo. Aumenta a proteção dele, ao mesmo tempo em que repara as pontas e controla o frizz, trazendo de volta o brilho e mantendo a hidratação no interior do cabelo.

O passo a passo para fazer a reconstrução capilar

Lavar: Usando o shampoo antirresíduo você vai lavar o cabelo de maneira atenta para que o couro cabeludo fique completamente limpo. Após terminar de lavar garanta que enxaguou bem os fios. Retire o excesso da água com uma toalha limpa e então parta para a próxima etapa.

Aplicar a queratina: Com o uso das mãos aplique a queratina por toda a extensão do cabelo, garantindo que o produto seja totalmente espalhado de maneira homogênea. Depois de terminar deixe que ele aja pelo tempo necessário descrito na embalagem.

Enxaguar: Depois de decorrido o tempo que o produto precisa para agir você deve enxaguar bem o cabelo até que a queratina seja completamente retirada dos fios. Assim que terminar tire novamente todo o excesso de água e seque com uma toalha.

Aplicar a máscara e a ampola: Da mesma forma como você fez com a queratina faça também com a máscara reconstrutora e a ampola, passando o conteúdo do produto em toda a extensão dos fios. Depois de ter garantido que foi espalhado de maneira correta coloque a touca de cabelo e deixe o produto agir por cerca de vinte minutos, ou o tempo que estiver descrito na embalagem. Ao final do tempo volte a enxaguar o cabelo.

Principais cuidados ao realizar uma reconstrução capilar
Use produtos bons, que irão enriquecer a sua hidratação

Finalizar: Use o finalizador, que pode ser um silicone ou um leave-in (creme para pentear) com ele na composição.

Quem deve fazer a reconstrução capilar?

Garantir uma boa saúde para os fios é necessário seja qual for o seu tipo de cabelo ou a quantidade de produtos que você costuma usar nele. Entretanto, esse tipo de procedimentos é ainda mais essencial para pessoas que costumam usar produtos químicos agressivos como tinturas e descolorante.

O que não significa que quem não utiliza desses produtos deva ficar de fora. O ideal é tirar um tempinho para a reconstrução ao menos uma vez por mês, enquanto quem tem os fios tratados com produtos químicos deve fazer isso pelo menos a cada quinze dias.

Principais indicações ao realizar a reconstrução capilar
Faça reconstrução pelo menos uma vez por mês

Mas também não há necessidade de exageros: a reconstrução capilar é necessária para manter a saúde capilar em dia, mas pode acabar sendo prejudicial em casos de exagero. Por isso mantenha ela sempre no seu calendário, mas não precisa se apressar para fazê-la toda semana.

Uma boa dica para saber exatamente o quão urgente é para os seus fios fazer o procedimento é colocar um fio de cabelo dentro de um copo com água.

O nome dessa experiência é Teste de Porosidade e leva de um a dois minutos. Você coloca um fio, de preferência da área da nuca, sobre a água dentro do copo e, caso ele afunde completamente, esse é o sinal vermelho dizendo que seu cabelo está extremamente danificado e necessitando de cuidados.

Caso ele fique no meio do copo entenda como um sinal amarelo. Está na média, mas ainda é bom tirar um tempinho para hidratá-lo. Agora, caso ele permaneça boiando na superfície pode se orgulhar, pois seu cabelo está saudável e forte! Basta apenas manter suas rotinas de hidratação de forma regular e está tudo certo.