Qual a diferença entre Caspa e Seborreia?

a caspa é um problema recorrente sem cura, e pode voltar de tempos em tempos

Apesar de muitas pessoas acreditarem ser a mesma coisa, existe uma diferença entre caspa e seborreia. Por afetar principalmente a autoestima dos indivíduos que sofrem com o problema, a caspa tem sido uma reclamação constante dentro dos consultórios de tricologistas e dermatologistas, mas muitos desses pacientes confundem o problema com a seborreia.

A caspa nada mais é do que a descamação do couro cabeludo ou da pele de outra região do corpo como orelhas, nariz e sobrancelha. Normalmente ocorre em áreas mais oleosas, sendo importante evitar o acúmulo de oleosidade nessas áreas. No entanto, ainda existem dúvidas na diferença entre o problema e a seborreia.

Para que você entenda melhor qual a diferença entre os dois quadros, separamos algumas informações relevantes sobre o assunto. Confira a seguir!

Qual a diferença entre caspa e seborreia?

A principal diferença entre caspa e seborreia é que, enquanto a seborreia é uma inflamação, a caspa é um sintoma causado pelo quadro. Ou seja, a caspa é uma manifestação da seborreia.

Caspa

A caspa é a descamação do couro cabeludo e pode ser desencadeada por fatores hormonais, stress, mudanças bruscas no clima, produtos químicos, água quente e também pela seborreia.

Embora a crença popular seja de que apenas cabelos oleosos podem desenvolver caspa, cabelos mistos e secos também são alvos do problema. A diferença, no entanto, é que cabelos oleosos possuem uma tendência maior à descamação do couro cabeludo.

Apesar de não ser um problema grave, a caspa incomoda a maioria dos pacientes por ser facilmente visível, podendo chegar até mesmo a cair nos ombros das roupas em quadros mais graves.

Na maior parte dos casos, essa descamação acontece porque as células mortas precisam cair para que células novas tomem seu lugar, sendo considerada normal desde que sejam descamações finas e bem pequenas.

Por se tratar de um processo normal, não há cura para a caspa, mas existem alguns tratamentos para controlar o quadro, já que em certas épocas do ano o problema pode acontecer de uma forma mais intensa.

Como tratar a caspa

O primeiro passo para o tratamento da caspa é usar shampoos anticaspa, que possui princípios ativos que diminuem a divisão celular e amenizam o problema. Além disso, também é importante mudar alguns hábitos como evitar lavar o cabelo com água quente e evitar aplicar o condicionador na raiz do cabelo.

Caso você note que ao invés de pequenos pontos brancos o seu couro cabeludo esteja descamante em placas grandes e secas, pode se tratar de um quadro de seborreia.

Seborreia

A seborreia, conhecida também como dermatite seborreica, é considerada um quadro mais grave por se tratar de uma inflamação da pele da região, tendo como um dos sintomas a caspa. Porém, diferente da caspa comum, a caspa causada pela dermatite seborreica é maior e mais seca.

Apesar de sua incidência ser maior no couro cabeludo, a seborreia também pode acometer a pele envolta do nariz, sobrancelhas e orelhas, locais em que há um excesso de oleosidade, e é considerada uma doença crônica, que pode aparecer e sumir, ou permanecer com o indivíduo pelo resto da vida.

Além da diferença entre caspa e seborreia ser o tamanho das descamações perdidas, na seborreia também ocorre a formação de lesões avermelhadas que coçam.

Embora a causa exata da seborreia seja desconhecida, sabe-se que clima úmido, alterações hormonais, estresse e mudanças bruscas na temperatura promovem o agravamento dos sintomas da seborreia.

Como tratar a seborreia

Por se tratar de uma doença crônica, também não existe cura para a seborreia, apenas tratamentos para controlar os sintomas da doença. Em alguns casos, pode até mesmo ser necessário o uso de medicamentos e shampoos específicos que serão indicados por um profissional qualificado.

A caspa e seborreia podem causar queda de cabelo?

Sim, ambos os quadros podem resultar em uma queda de cabelo. Isso porque tanto a caspa como a inflamação causada pela seborreia, acabam entupindo os poros capilares, enfraquecendo os fios e causando a perda de cabelos. Além disso, os dois quadros podem alterar as fases dos ciclos dos fios e acabar reduzindo o tempo de crescimento, fazendo com que caiam com uma facilidade maior.

Quais são os principais sintomas da caspa?

  • coceira;
  • pequenas descamações no couro cabeludo como se fossem pontinhos brancos que podem cair nos ombros;
  • queda de cabelo;
  • excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Quais são os principais sintomas da seborreia?

  • aumento da oleosidade na região afetada;
  • escamas amareladas que causam ardor;
  • coceira constante que pode até mesmo causar pequenas lesões;
  • vermelhidão na área;
  • descamação em placas maiores do que a caspa;
  • presença de descamações na sobrancelha e barba;
  • queda de cabelo.

Como evitar o agravamento da caspa e seborreia?

  • evite banhos em temperaturas muito altas;
  • evite aparelhos como secadores e chapinhas que esquentam os cabelos excessivamente;
  • não durma com os cabelos úmidos;
  • evite prender os cabelos quando ainda estiverem molhados;
  • não use bonés e chapéus com muita frequência para não abafa a área;
  • enxugue bem os cabelos para evitar o acúmulo de umidade no couro cabeludo;
  • enxugue bem todas as áreas do corpo antes de se vestir;
  • use produtos para combater a oleosidade de regiões como canto do nariz e sobrancelhas;
  • evite ingerir alimentos gordurosos;
  • trate o estresse físico e mental;
  • faça o tratamento correto de quadros emocionais como ansiedade e depressão;
  • evite o acúmulo de produtos como shampoos, condicionadores, máscaras de hidratação, cremes para pentear e sprays fixadores no couro cabeludo;
  • evite lavar os cabelos todos os dias e não fique mais de 3 dias sem fazer a lavagem dos fios;
  • aplique produtos que auxiliem no tratamento da caspa e seborreia como shampoos anti-caspa.

Agora que você aprendeu a diferença entre caspa e seborreia, procure ajuda médica para investigar o seu quadro ao notar descamações no couro cabeludo ou em outras regiões do corpo. Lembre-se que apesar da caspa ser indefesa, a seborreia trata-se de uma inflamação que precisa ser tratada adequadamente.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍