Como fazer cachos com chapinha

cachos com chapinha

A chapinha é um dos aparelhos modeladores mais versáteis, já que além de alisar, também é possível fazer cachos com a prancha. Isso porque, por se tratar de um aparelho à base de calor, basta saber manusear os fios para deixá-los do formato que desejar. O que significa que fazer cachos com chapinha não é tão difícil quanto parece.

Na hora de dar forma aos cabelos é importante que você saiba que os resultados variam conforme o tipo de fio. Ou seja, os fios mais grossos podem conseguir uma definição mais leve em comparação com fios mais finos. Também vale lembrar que como a chapinha pode danificar os fios se usada da forma inadequada, é importante tomar todos os cuidados antes de aplicar a técnica.

Veja a seguir como fazer cachos com a chapinha de uma forma prática e fácil!

Cuidados antes de usar a chapinha

O primeiro passo para usar a chapinha é lavar os cabelos com shampoo específico e deixá-los secar naturalmente. Caso seja necessário é possível usar o secador, dando preferência ao jato frio.

use o secador preferencialmente a jato frio para evitar excesso de calor nos cabelos
use o secador preferencialmente a jato frio para evitar excesso de calor nos cabelos

Apesar de existirem diversas chapinhas que podem ser usadas com os cabelos úmidos, a prática pode acabar queimando a fibra capilar e ressecando os fios em excesso. O melhor é evitar usar o aparelho sempre que os fios apresentarem qualquer traço de umidade.

Depois de seco, aplique um leave-in caso o seu cabelo seja natural ou um protetor térmico se os seus fios já receberam químicas como tinturas e descolorante. Isso ajudará a proteger a fibra contra o calor, evitando também as chances de quebra dos cabelos devido a temperaturas muito altas.

Você também pode usar um ativador de cachos para garantir uma maior definição, o que também contribuirá para que os cachos durem mais tempo.

É importante ressaltar que pular a etapa de lavagem e fazer os cachos com chapinha quando o cabelo estiver sujo pode danificar os fios, causando mais oleosidade e deixando-os com aspecto de sujo e pesado. Como resultado você ainda pode acabar desenvolvendo problemas como a seborreia.

Técnica do lápis

Uma técnica bastante famosa para fazer cachos com chapinha é enrolar o fio em um lápis e prensar os fios com a chapinha para moldá-los. A técnica é recomenda para quem tem fios mais grossos ou cabelos já cacheados e querem uma maior definição. Os cabelos lisos e finos podem não manter os cachos por muito tempo.

Tome cuidado para não usar nenhum molde feito de plástico como uma caneta, por exemplo, já que isso fará com que o material derreta e grude nos fios.

Técnica da prensa

Ao invés de deslizar a prancha nos fios você deve enrolar uma mecha com os dedos como se estivesse usando bobes. Em seguida, prense o rolinho com a chapinha para dar formato. Para cachos mais grossos pegue uma mecha maior, e para cachos menores, mechas mais finas.

Caso a definição fique maior do que desejada, solte os cachos com as pontas dos dedos com um mousse, dando um ar mais natural.

Técnica do deslizamento

Ao invés de deslizar a chapinha de forma reta nos cabelos, nessa técnica você torce o aparelho para que se crie ondas e cachos. É possível que a curvatura fique muito fechada, sendo possível abri-lo com as mãos.

Embora seja um pouco mais difícil de executar, essa técnica também funciona em cabelos lisos. Para que durem mais, aplique um spray fixador depois de prontos.

Técnica do babyliss

Outra técnica bastante usada é a imitação do babyliss. Para isso, reparta o cabelo em mechas médias e posicione a chapinha no meio de uma mecha média, fechando a prancha. Em seguida, enrole os fios na chapinha e segure por alguns segundos. Ao invés de abrir a prancha, deslize em direção as pontas lentamente. A técnica é perfeita para quem deseja um cabelo ondulado.

Leia também Como cuidar de cabelo ondulado

Técnica do twist

Reparta os cabelos ao meio e separe os fios em mechas médias. Torça as mechas como se fizesse rolinhos e mantenha-as bem apertadas. Junto duas mechas e entrelace as duas como se fizesse uma trança de dois, chamada também de twist. Prenda as pontas com um elástico e passe a prancha por todas as mechas entrelaçadas.

É importante na hora de deslizar a prancha pressioná-la levemente sobre os fios por pelo menos 30 segundos.

Aguarde esfriar e solte cuidadosamente. Caso necessário penteie os fios com os dedos para soltá-los e deixá-los com um aspecto mais natural.

Técnica da trança

Reparta os fios ao meio e separe-os em mechas médias. Em seguida, faça tranças por todo o cabelo. Para cachos maiores, faça tranças mais grossas e para cachos menores, tranças mais finas.

Deixe as tranças nos cabelos por meia hora e em seguida passe a chapinha por cima de cada uma delas. Espere esfriar e solte os fios, passando as mãos entre eles para soltar os cachos.

Finalize com um ativador de cachos e amasse os cabelos das pontas em direção à raiz.

Técnica do papel alumínio

Corte pedaços de papel alumínio em quadrado pequenos de aproximadamente 10 cm. Em seguida, faça rolinhos com os fios e prenda com um elástico, cobrindo cada um dos rolinhos com papel alumínio. Segure cada rolinho com a chapinha por 20 segundos e espere esfriar.

Remova o papel alumínio e solte os cabelos, penteando com os dedos e finalizando com um spray fixador.

Você ainda pode enrolar o papel alumínio até o comprimento dos fios como no vídeo abaixo:

Viu como fazer cachos com chapinha pode ser fácil e rápido? Lembre-se de sempre passar protetor térmico antes de usar o aparelho para essas ou outras técnicas para evitar que os fios sofram danos devido a altas temperaturas.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍