Como cuidar de cabelo ondulado

como cuidar de cabelo ondulado

Os cabelos ondulados são popularmente conhecidos por sua leveza e suas ondas desde o comprimento até as pontas. O seu diferencial está na mistura de texturas: enquanto a raiz é mais lisa, o restante do cabelo forma cachos mais abertos e naturais. Graças a isso, muitas mulheres tem dúvidas sobre como cuidar de cabelo ondulado da forma correta.

Para garantir a saúde dos cabelos desde a raiz, é necessário dar uma atenção especial para a curvatura de cada região do cabelo. Junto a isso, você deve sempre analisar o tipo de ondas que você possui, já que cada uma delas deve ser cuidada de uma forma diferente.

leia mais sobre os cuidados com o cabelo ondulado no texto abaixo
leia mais sobre os cuidados com o cabelo ondulado no texto abaixo

Para que você entenda melhor como cuidar dos cabelos ondulados da forma correta e garantir que eles estejam sempre bonitos e saudáveis, separamos tópicos explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Os tipos de cabelo ondulado

Assim como os cabelos são separados em tipos diferentes baseados em sua curvatura, as ondas possuem subtipos, que vão desde o 2A, até o 2C.

Ondulado 2A

O cabelo 2A possui ondas mais leves e um fio bastante fino. Isso faz com que as ondas sejam quase imperceptíveis e as pontas tenham pouco volume.

Ondulado 2B

Já os fios 2B são levemente mais grossos e com uma tendência maior ao frizz. A ondulação também é pouco visível, mas um pouco mais acentuada se comparada ao tipo anterior. Os cachos formam um S, sendo mais abertos em comparação aos cabelos cacheados.

Ondulado 2C

Enquanto isso, os fios 2C são mais volumosos e grossos e as ondas são bastante marcantes. Os cachos podem se assemelhar ao cabelo cacheado especialmente nas pontas.

Como cuidar de cabelo ondulado

Lavagem

A lavagem dos cabelos ondulados devem ser feitas em um intervalo de dia sim dia não, o que evita a oleosidade em excesso e o ressecamento das pontas. Afinal, a raiz oleosa tem uma tendência maior ao excesso de oleosidade, enquanto as ondas das pontas são mais propícias a ficarem ressecadas.

Leia também É necessário lavar o cabelo todo dia? Quantas vezes por semana então?

Embora esse tipo de cabelo também possa ser lavado a cada 2 dias, especialmente os do grupo 2C, é importante ficar de olho na oleosidade, que quando acumulada pode gerar problemas mais sério para a saúde capilar.

Na hora de escolher o shampoo, prefira aqueles de limpeza suave, sem sal e com ação hidratante.

Hidratação

A hidratação dos cabelos ondulados deve ter como foco principal as pontas. Aplique uma máscara de hidratação específica para esse tipo de curvatura depois de lavar os fios com shampoo e antes de aplicar o condicionador. O produto deve ser depositado do comprimento até as pontas, evitando a raiz para não causar acúmulo e estimular a produção de oleosidade.

Aguarde o tempo indicado na embalagem, enxágue e aplique o condicionador para selar as cutículas e manter a hidratação dentro da fibra capilar. Diferente do que muitos acreditam, o condicionador e a máscara de hidratação não possuem a mesma função. Isso quer dizer que um complementa o outro.

escolha produtos específicos para o seu tipo de cabelo e não se esqueça de selar a hidratação com condiciador
escolha produtos específicos para o seu tipo de cabelo e não se esqueça de selar a hidratação com condiciador

Enquanto o shampoo abre as cutículas para receber a hidratação da máscara, que repõe as vitaminas e minerais para dentro do cabelo, o condicionador garante que os nutrientes fiquem na estrutura interna do fio, sendo essencial para finalizar a hidratação.

Em dias que a máscara de hidratação não está sendo usada, o condicionador é útil para dar sedosidade, maciez e brilho nos cabelos, também evitando as pontas duplas.

Quando fazer a hidratação nos cabelos ondulados

Diferente dos cabelos cacheados e crespos que possuem cachos mais fechados e marcados, o cabelo ondulado é naturalmente mais hidratado da raiz até o meio dos cabelos.

Porém, essa hidratação se perde com muita facilidade,o que torna a hidratação essencial com uma frequência maior do que os cabelos lisos, por exemplo.

Mantenha uma rotina de hidratação semanal e fique de olho a como os seus cabelos respondem a esses cuidados. De acordo com a necessidade de cada cabelo pode ser necessário hidratar mais ou menos.

O que evitar em cabelos ondulados

Máscara de hidratação em excesso

Por ter uma tendência maior de oleosidade na raiz, os cabelos ondulados não devem receber máscara de hidratação em excesso, já que isso pode contribuir para o aumento da produção de oleosidade. Caso as pontas estejam mais ressecadas, aplique o produto em quantidades maiores apenas nessa região, evitando ao máximo subir até a raiz do cabelo.

Máscara de hidratação rica em óleo

A hidratação feita com excesso de óleos é voltada especialmente para os cabelos cacheados e crespos. Usar esse tipo de máscara nos fios ondulados deixa o fio com aspecto ensebado, já que o produto acaba sendo mais encorpado naturalmente.

o óleo de coco é um excelente hidratante natural para não deixar os fios pesados
o óleo de coco é um excelente hidratante natural para não deixar os fios pesados

No entanto, vale a pena investir em uma hidratação com óleo de coco para nutrir os cabelos, já que ele garante uma maior hidratação aos fios sem deixá-lo pesado.

Finalização

Outra atenção que você deve ter na hora de cuidar de cabelo ondulado é a forma de finalização, que varia de acordo com cada subtipo.

2A

Para finalizar esse tipo de cabelo ondulado e deixá-lo mais definido, misture 1 gota de óleo vegetal com 1 colher de sobremesa de creme para pentear e 1 colher de sopa de água. Coloque tudo em um borrifador e aplique no comprimento e nas pontas, amassando os fios em direção à raiz.

Outra técnica que você pode usar é prender o cabelo em um coque frouxo depois de aplicar a mistura finalizadora e deixá-lo secar naturalmente. Em seguida, solte o coque para formar as ondas.

Vale lembrar que essa dica só pode ser usada durante o dia, já que dormir com os cabelos úmidos e presos resulta em proliferação de fungos, grande causador da caspa e seborreia.

Por fim, você também pode optar pelos twists, uma espécie de trança de dois usada para cachear os cabelos. Separe os fios em mechas médias e faça os twists depois de aplicar o finalizador, prendendo com um elástico nas pontas. Depois de seco, solte e penteie com os dedos.

2B

Com os cabelos ainda úmidos, aplique uma pequena quantidade de leave-in e um pouco de óleo vegetal e penteie suavemente com os dedos. Espalhe o leave-in de maneira uniforme sem deixá-lo se concentrar em apenas uma parte dos cabelos. 

Feito isso, remova o excesso de água dos fios com uma camiseta de algodão apertando-a ao invés de esfregá-la nos cabelos, a fim de evitar o desenvolvimento de frizz. Faça movimentos amassando as pontas em direção a raiz, e deixe secar naturalmente.

Para esse tipo de cabelo uma finalização que costuma causar resultados bastante satisfatório é o plopping. Depois de finalizar os fios e remover o excesso de água com uma camiseta de algodão, estenda o pano sobre a cama e coloque todo o cabelo em cima do tecido com a cabeça para baixo, e não jogada para trás.

Feito isso, enrole a as laterais do tecido como se estivesse enrolando uma bala, juntando as pontas e amarrando atrás da cabeça como uma touca. Deixe que os fios sequem dessa maneira e solte.

2C

Para esse tipo de fio, que conta com uma curvatura mais acentuada, é possível apostar na fitagem, uma técnica em que se divide o cabelo todo em mechas e aplica-se creme para pentear em cada uma delas.

Em seguida, basta espalhar o creme com as mãos e pentear a mecha com os dedos, formando pequenas fitas. Enrole essas fitas com os dedos e solte para que fiquem mais definidas. 

Depois de fazer isso em todo o cabelo deixe secar naturalmente.

Viu como cuidar de cabelo ondulado pode ser fácil? Com as nossas dicas você conseguirá manter a saúde dos cabelos em dia desde a lavagem até a finalização. Não se esqueça de sempre usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, evitando que ele fique pesado, opaco e com aspecto de sujo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍