É necessário lavar o cabelo todo dia? Quantas vezes por semana então?

Lavar os cabelos diariamente é um hábito muito comum entre os brasileiros. Porém, aplicar shampoo e condicionador todos os dias pode acabar danificando os fios mais sensíveis e deixando-os ressecados e quebradiços. Já em outros casos, lavar menos do que o necessário pode aumentar a oleosidade no cabelo e quadros de caspa e seborreia. Sendo assim, o ideal é que você saiba quando deve lavar o cabelo todo dia para fazer a higiene correta da região.

Apesar de muitos produtos voltados para fios danificados serem mais suaves e não causar tantas agressões no couro cabeludo, o uso diário desses cosméticos não é recomendado a menos que os cabelos precisem de uma lavagem mais constante.

Confira no texto a seguir quando lavar o cabelo todo dia e quantas vezes por semana é recomendado fazer a higiene dos fios!

É necessário lavar o cabelo todo dia?

Depende. Se os seus fios forem muito oleosos e ficar um dia sem lavá-los os deixe com aspecto opaco e sujo, pode ser necessário fazer uma lavagem diária dos fios. Isso porque, o acúmulo de oleosidade nos cabelos contribui para alguns problemas como a caspa, seborreia e até mesmo queda de cabelo.

Roupas e Acessórios femininos

A escolha do shampoo é exatamente importante nesses quadros, já que um shampoo voltado para controlar o excesso de óleo pode deixar os cabelos limpos por mais tempo, evitando que seja necessário fazer a higiene diária dos fios.

Se mesmo com o uso desses produtos a oleosidade continuar, a lavagem pode ser feita todos os dias, lembrando-se apenas de optar por um shampoo sulfate free para não agredir os fios durante lavagens diárias.

Além disso, a temperatura da água nunca deve ser quente demais, ficando entre morna e fria para não aumentar a produção de sono das glândulas capilares.

Quantas vezes por semana é necessário lavar o cabelo?

Não existe uma regularidade ideal para lavar os cabelos, já que essa frequência vai depender do couro cabeludo e do quadro de cada paciente. Como vimos acima, couros cabeludos com excesso de oleosidade devem ser lavados com uma frequência maior. Enquanto isso, fios mais ressecados e sensíveis devem ser lavados com menos frequência para evitar ainda mais danos.

O ideal, no entanto, é não ficar mais de 5 dias sem fazer a higiene do couro cabeludo, já que isso pode contribuir para o aumento de quadros de caspa.

Faz mal lavar os cabelos todo dia?

Se os cabelos forem oleosos, não. Já quando lavamos cabelos mais sensíveis todos os dias, os fios podem sofrer agressões e ficarem mais ressecados e quebrarem com uma facilidade maior.

Leia também Por que o cabelo quebra

Mesmo em indivíduos com cabelos oleosos, usar shampoos muito agressivos com sulfato todos os dias causa uma agressão ao couro cabeludo resultando em um efeito rebote. 

Esse efeito rebote acontece quando retiramos toda a oleosidade natural dos cabelos, que nada mais é como uma camada de proteção aos fios. Ao fazer isso, o couro cabeludo produz ainda mais óleo como uma maneira de defesa.

Os shampoos com sulfato devem ser usados apenas uma vez na semana para que o excesso de resíduos seja removido da raiz dos cabelos sem danificá-la.

Além disso, evite lavar os cabelos durante a noite para não dormir com ele molhado, já que isso pode desencadear quadros de micose e até mesmo deixá-los mais oleosos.

Posso lavar os cabelos em dias alternados?

Se você não possuir cabelos oleosos ou cabelos muito ressecados, pode lavar os cabelos em dias alternados sem problemas. Nesses casos, também é importante levar em consideração os tipos de produtos usados para que os seus fios não sofram com o uso frequente de produtos muito agressivos.

Quais cuidados tomar ao lavar o cabelo todo dia?

  • Não use água quente
  • tome banhos mais rápidos em dias mais frios para não expor o couro cabeludo à água quente por muito tempo;
  • uso produtos produtos antiresíduos apenas uma vez na semana para não danificar a fibra capilar;
  • escolha um dia da semana para fazer uma hidratação nos fios;
  • faça uma hidratação profunda nos cabelos pelo menos uma vez ao mês;
  • nunca aplique condicionadores na raiz do cabelo;
  • certifique-se de enxaguar bem os fios para que os produtos não se acumulem no couro cabeludo.

Posso usar shampoo a seco para não lavar o cabelo todo dia?

O shampoo a seco é um cosmético capilar capaz de absorver a gordura do couro cabeludo, e pode ser usado frequentemente, desde que não substitua as lavagens com shampoo normal ou cause alergia e irritações.

Posso usar shampoo a seco mesmo tendo o cabelo oleoso?

Apesar de ser usado principalmente por quem tem cabelo oleoso, em indivíduos com uma produção excessiva de sebo o shampoo a seco pode não ser o suficiente. Sendo assim, é importante testar o produto antes de começar a usar com frequência.

Porém, pessoas com cabelos secos também podem usar o cosmético quando necessário, já que esses cabelos também produzem óleo de forma natural.

Posso usar shampoo a seco tendo caspa?

O shampoo a seco não é recomendado para pacientes com quadros de caspa ou seborreia, já que o produto pode causar alergias e irritações principalmente quando as descamações do couro cabeludo estiverem ativas.

Como aplicar shampoo a seco?

O shampoo a seco deve ser aplicado em jatos curtos na direção da raiz, em uma distância de 10 e 15 centímetros. Depois da aplicação, espere alguns minutos e escove os cabelos para remover a película branca que se forma na superfície dos fios.

Agora que você viu que não é necessário lavar o cabelo todo dia, estabeleça uma rotina de cuidados capilares e opte pela frequência ideal de acordo com seu tipo de cabelo. Caso use o shampoo a seco, lembre-se de não aplicar o produto por muitos dias seguidos para não acumular resíduos no couro cabeludo, o que contribui para um aumento da produção de oleosidade