o que causa a queda de cabelo masculino

O que causa a queda de cabelo masculino?

Apesar da queda de cabelo ser algo que incomoda principalmente as mulheres, alguns homens que sofrem com a perda excessiva também pode ter a auto estima abalada em decorrência desse problema. Além do mais, perder cabelo em grandes quantidades pode ser sintoma sintoma de alguma doença específica. Sabendo disso, é importante ficar atento ao que causa a queda de cabelo masculino.

De modo geral, as mulheres notam a queda de cabelo muito mais rápido do que os homens, que percebem que estão perdendo fios apenas quando o estado já está agravado.

Isso porque os fios de cabelos femininos são maiores do que os fios de cabelos de homens, gerando um volume maior no pente e também no ralo do banheiro. Assim, fica mais fácil perceber a queda em comparação com os cabelos masculinos, que costumam ser mais curtos e quase imperceptíveis.

No entanto, alguns homens ainda conseguem identificar o problema logo no início, e percebem uma queda anormal nos cabelos precocemente.

Roupas e Acessórios femininos

Hoje vamos lhe mostrar o que pode causar a queda de cabelo nos homens e como cuidar do problema. Veja a seguir!

O que causa a queda de cabelo masculino?

Deficiência de vitaminas

As vitaminas do complexo B como B6 e biotina, e também a vitamina C em conjunto com minerais como potássio, ferro e zinco, são nutrientes essenciais para a saúde capilar. Ao desenvolver uma deficiência desses nutrientes, é comum que nosso organismo responda com sintomas como queda de cabelo e unhas enfraquecidas.

uma alimentação pobre em alimentos saudáveis pode resultar em uma deficiência de vitaminas e minerais importantes para a saúde dos cabelos
uma alimentação pobre em alimentos saudáveis pode resultar em uma deficiência de vitaminas e minerais importantes para a saúde dos cabelos

Normalmente o déficit dessas vitaminas ocorrem em dietas muito restritivas e em indivíduos que não se alimentam corretamente.

O tratamento, nesses casos, é feito por meio de mudança de alimentação e suplementação de vitaminas para queda de cabelo.

Alterações hormonais

Assim como ocorrem em mulheres, os homens também sofrem com descontroles hormonais quando as glândulas endócrinas estão passando por algum tipo de problema. Essas glândulas podem ser tanto a tireoide como a hipófise e supra renal.

Quando estão funcionando de maneira indevida, essas glândulas dificultam a chegada de nutrientes nos folículos, o que contribui para um aumento da queda capilar.

Além disso, quando o homem passa a produzir mais testosterona do que deveria, também influencia no aumento da perda capilar, já que esse hormônio tem efeito negativo no couro cabeludo quando está em excesso no nosso organismo.

Caso você tenha notado que está perdendo mais cabelo do que o normal e desconfie que o problema seja desencadeado por um descontrole dos hormônios, procure um endocrinologista para fazer uma avaliação mais precisa do quadro.

Uso de bonés

Usar bonés diariamente pode contribuir para o aumento de fungos no couro cabeludo, o que consequentemente, gera uma queda de cabelo em excesso.

Caso você seja adepto aos bonés, o ideal é que eles não sejam muito apertados e que você use-os esporadicamente para que o couro cabeludo e os fios possam respirar.

Anemia

A anemia pode ser um dos motivos da queda de cabelo masculino, já que quando o mineral está em falta no organismo, o sangue não leva nutrientes e oxigênio corretamente para todas as partes do corpo, incluindo o bulbo capilar.

a baixa ingestão de alimentos ricos em ferro como a carne vermelha, pode desencadear uma anemia por deficiência do mineral
a baixa ingestão de alimentos ricos em ferro como a carne vermelha, pode desencadear uma anemia por deficiência do mineral

Além da perda de cabelos, outros sintomas que podem ser desencadeado pela anemia são:

  • fraqueza;
  • mal-estar;
  • fadiga;
  • dores de cabeça.

Para tratar o problema, o médico tricologista poderá recomendar a ingestão de suplementos e alimentos ricos em ferro como carne vermelha e espinafre.

Banhos quentes

Os banhos muito quentes danificam a estrutura do fio e abrem os poros do couro cabeludo, contribuindo para um excesso de oleosidade. Com isso, além dos fios ficarem mais ressecados e quebradiços, tendem a cair em maiores quantidades.

A água muito quente também causa problemas como a caspa, outro fator que aumenta a incidência de queda de cabelo masculino.

Caso você tome banhos muito quentes, o ideal é que tente diminuir a temperatura para morna, ou lavar apenas o cabelo em água fria em horário separado do banho.

Estresse

Por influenciar na produção dos fios, o estresse pode aumentar a quantidade de cabelos perdidos diariamente, além de prejudicar o crescimento de fios novos. Além do mais, o estresse contribui para uma perda de vitaminas e minerais e aumento do cortisol no organismo, um hormônio que quando está em concentrações muito altas prejudica não somente a saúde capilar, mas o organismo como um todo.

Para tratar o problema, o ideal é procurar fazer atividades relaxantes como ouvir música, correr, fazer yoga e até mesmo praticar meditação.

Calvície ou Alopecia

A calvície pode ser uma condição genética que normalmente é predominante em homens, mas também atinge algumas mulheres. As chances do problema passar de pais para filhos é de 15%, e é caracterizada por falhas nas laterais da testa e parte superior da cabeça, que pode ser observado em homens de 18 a 25 anos de maneira precoce.

a calvície é uma condição mais comum entre o sexo masculino e é passado de pai para filho hereditariamente
a calvície é uma condição mais comum entre o sexo masculino e é passado de pai para filho hereditariamente

Nesses casos, o mais indicado é usar produtos específicos para tratamentos anti quedas e procurar um tricologista para verificar o que pode ser feito de acordo com o seu quadro.

Medicamentos

Alguns medicamentos como antidepressivos são mais agressivos para a saúde dos cabelos, agindo diretamente no sistema nervoso e divisão celular, o que acaba interrompendo o ciclo natural de crescimento e queda do fio.

Isso porque todos os adultos saudáveis perdem cerca de 100 fios de cabelos por dia, de forma natural e fisiológica, respeitando o ciclo dos cabelos de nascer, crescer e cair. Porém, com o uso de alguns medicamentos, os cabelos ficam mais sensíveis e propensos à queda.

Você pode conversar com o seu médico caso esteja enfrentando esse problema e verificar se já algum medicamento para fazer uma substituição.

Depois de ver o que causa a queda de cabelo masculino e o que você deve fazer em cada caso, procure ajuda médica para averiguar o que pode estar causando o problema em você. Em conjunto,  você pode optar por utilizar cosméticos capilares voltados para tratamentos anti quedas para potencializar os resultados.