Por que o cabelo quebra?

o shampoo da linha aussie é voltado especialmente para fios ressecados

Embora a quebra de cabelo possa acontecer em qualquer estação do ano, é mais comum que os fios fiquem mais fragilizados durante o verão. Afinal, além do sol estar mais forte, o que pode danificar a estrutura capilar, nessa época do ano, o cloro das piscinas e a água salgada do mar também são fatores que contribuem para a que os fios fiquem fragilizados. Mas você sabe por que o cabelo quebra?

Na maioria dos casos, a quebra dos cabelos acontece em decorrência de fatores externos que acabam agredindo os fios, sendo importante estar atento aos cuidados que temos com o couro cabeludo e cabelos e à necessidade de uma terapia capilar para controlar os danos causados no dia a dia. Além dos fatores externos, alguns hábitos também podem contribuir para o aumento da quebra capilar.

Para que você entenda melhor, no artigo de hoje vamos lhe explicar por que o cabelo quebra e quais fatores contribuem para a fragilização dos fios. Veja a seguir!

Por que o cabelo quebra?

De modo geral, o cabelo quebra por estar ressecado e frágil. Além de notar um aumento de fios ressecados no couro cabeludo, os pacientes que sofrem que a quebra capilar notam um aumento da queda de cabelos ao passar as mãos ou pente pelos fios.

os cabelos quebradiços podem contribuir para um aumento da queda capilar
os cabelos quebradiços podem contribuir para um aumento da queda capilar

Apesar de ser natural perdemos cabelos diariamente, uma perda em excesso pode significar que os cabelos estão fragilizados e quebrando com uma facilidade maior. Uma dica para identificar se os fios que você está perdendo estão quebrados é verificar se ele está grudado ao bulbo capilar depois de cair do couro cabeludo. Isto é, uma ponta mais grossa e esbranquiçada.

Além disso, caso você note fios secos, com pontas mais curtas e rígidas e com aspectos espigados, pode se tratar de um quadro de quebra de cabelo.

Qual é a diferença entre a quebra e a queda capilar?

Apesar de serem situações diferentes, muitos pacientes acabam se confundindo quanto a diferença entre a queda e a quebra de cabelos, já que nos dois casos os cabelos acabam caindo.

Enquanto a quebra acontece no comprimento do fio, a queda de cabelo acontece desde o bulbo capilar, que se desprende do couro cabeludo e faz com que o fio caia por inteiro.

Nos casos da queda de cabelo, o problema pode ser desencadeado por estresse, carências nutricionais e alopecia.

Caso você desconfie que esteja sofrendo com uma queda de cabelo excessiva, é importante procurar ajuda médica de um tricologista para identificar o que pode estar causando o problema.

Já nos quadros de quebras capilares, o fio não se solta do couro cabeludo, e sim, se parte em duas partes diferentes. Normalmente, as pontas são as partes mais fragilizadas dos cabelos e tendem a quebrar com mais facilidade.

Quais são as causas da quebra de cabelo?

Shampoos com sulfato

Os shampoos com sulfato são considerados cosméticos agressivos para os fios, já que agem como uma espécie de detergente para retirar toda a oleosidade. Apesar disso parecer uma característica positiva, na maioria dos casos os shampoos com sulfato são considerados prejudiciais se usados diariamente por alterar o pH dos fios.

os shampoos com sulfato danificam os cabelos quando usados com muita frequência, deixando-os mais quebradiços
os shampoos com sulfato danificam os cabelos quando usados com muita frequência, deixando-os mais quebradiços

Para quem possui cabelos oleosos, é possível intercalar o uso de shampoos com sulfato e shampoos sulfate free. Porém, para quem possui cabelos frágeis em decorrência de químicas, é importante evitar esse tipo de cosmético.

Pentear os cabelos na direção errada

Começar a tirar os nós do cabelo pela raiz pode causar mais nós e quebrar os fios. O mais indicado é pentear os cabelos sempre das pontas e ir subindo até a raiz de forma gradativa para evitar a quebra e facilitar o processo.

Esfregar a toalha na cabeça

Friccionar a toalha na cabeça pode partir os fios com mais facilidade, já que o cabelo é muito delicado e a toalha acaba sendo mais pesada.

Na hora de secar os cabelos, ao invés de esfregar a toalha no couro cabeludo, aperte levemente o tecido contra as mechas.

Usar pentes e escovas errados

Escolha sempre escovas com cerdas mistas ou naturais, já que assim os fios sofrem menos danos. Além disso, na hora de escolher pentes, opte por aqueles que possuem os dentes mais largos para que os nós não se prendam e os fios se quebrem.

Química

Alguns procedimentos como pintura dos fios, alisamentos e permanentes são procedimentos que aplicam muita química nos cabelos, o que os deixa fragilizados e ressecados. Com isso, as chances de se quebrarem é ainda maior.

as químicas como tinturas e alisamentos contribuem para que o cabelo fique quebradiço
as químicas como tinturas e alisamentos contribuem para que o cabelo fique quebradiço

Ao notar que os fios estão com aparência espigada, pode ser hora de dar uma pausa nesses procedimentos estéticos para que o cabelo tenha a chance de se recuperar.

Chapinha e secadores em excesso

As chapinhas e secadores são aparelhos que usam o calor excessivo para desempenharem suas funções, o que acaba fragilizando os fios e causando a quebra. Além de diminuir o uso desses aparelhos, você também deve usar protetores térmicos para a proteção maior dos cabelos. 

Prender os cabelos caindo úmidos

Prender os cabelos quando ainda estão molhados é um dos principais motivos que aumentam a quebra, já que o elástico rompe a fibra capilar.

Fazer isso com frequência, além de prejudicar o visual, ainda pode causar seborreia, já que aumenta as chances da proliferação de fungos.

Tomar banhos com água quente

A água em temperatura muito elevada provoca o ressecamento dos fios e também do couro cabeludo, aumentando as chances de quebra e oleosidade no cabelo.

Como tratar os cabelos quebradiços?

A forma de tratar o problema vai depender do quão danificado os fios estão, mas a mudança de hábitos é o primeiro passo para quem quer acabar com a quebra do cabelo. O diagnóstico correto deve ser feito por um terapeuta capilar ou por um tricologista, que avaliarão como está a saúde dos fios e indicarão a melhor forma de tratar o problema.

Vale lembrar que quanto mais agressiva é a química aplicada nos fios, maior é a tendência de que os cabelos se quebrem e ressequem. Uma saída para esses casos é conversar com o cabeleireiro para a aplicação de produtos que protegem os cabelos durante os procedimentos, evitando que uma desidratação em excesso possa causar a quebra capilar.

em alguns casos, quando o cabelo está com um ressecamento excessivo, pode ser necessário cortar as pontas para evitar que se quebrem e caiam em grandes quantidades
em alguns casos, quando o cabelo está com um ressecamento excessivo, pode ser necessário cortar as pontas para evitar que se quebrem e caiam em grandes quantidades

Em alguns casos, pode até mesmo ser necessário o corte dos cabelos para retirar as pontas duplas, desgastadas e opaca, uma estratégia que ajuda no fortalecimento dos fios e faz com que eles cresçam com mais saúde.

Já em situações mais extremas, as substâncias agressivas aplicadas em excesso ou de forma correta durante procedimentos químicos pode resultar em um corte químico, que ocorre quando essas substâncias acabam dissolvendo os cabelos e eles se partem durante a aplicação.

Quais produtos usar para fazer uma boa hidratação?

Para hidratar os fios quebradiços, invista em cosméticos capilares ricos em queratina, uma proteína importante da estrutura dos fios. O procedimento mais comum para esses casos é a cauterização capilar, que promove uma recuperação de dentro para fora da estrutura dos cabelos.

Em casos mais leves, uma hidratação feita em casa com produtos voltados à cabelos danificados já é capaz de resolver o quadro.

Agora que você viu por que o cabelo quebra, invista em mudanças de hábitos para reverter essa situação e evitar que os cabelos fiquem mais fragilizados. Caso você note que os seus fios estãos mais ressecados e frágeis do que o normal e começaram a cair em quantidades maiores, procure a ajuda de um especialista para um tratamento adequado.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍