O que causa a oleosidade no cabelo?

A nutrição deve ser feita por todos os tipos de cabelo, mas os cacheados precisam ainda mais da reposição da oleosidade natural.

Quem tem cabelos oleosos sabe que além do incômodo estético, o problema também pode afetar a saúde do couro cabeludo e dos fios. Isso porque o excesso de oleosidade no cabelo pode contribuir para problemas mais sérios como o desenvolvimento de seborreia e queda capilar.

Apesar da oleosidade atuar como uma barreira protetora para os cabelos, quando está em excesso acaba sendo prejudicial e causando diversos efeitos colaterais. E embora a quantidade do sebo produzido pelos poros varie de indivíduo para indivíduo, alguns hábitos podem contribuir para que essa produção aumente, piorando ainda mais o quadro.

Confira no texto a seguir quais podem ser as causas para o aumento da oleosidade nos cabelos e como tratar o problema.

O que causa a oleosidade no cabelo?

Uso incorreto de shampoos

O shampoo é um produto essencial para a limpeza dos fios, já que é responsável por remover todos os resíduos de sujeira e restos de outros cosméticos que ficam acumulados principalmente do couro cabeludo.

usar shampoo da forma errada pode deixar acúmulo de produtos no couro cabeludo, aumentando a oleosidade nos cabelos
usar shampoo da forma errada pode deixar acúmulo de produtos no couro cabeludo, aumentando a oleosidade nos cabelos

Quando seu uso é feito da maneira incorreta, os shampoos podem acumular na raiz do cabelo, o que contribui ainda mais para o aumento da oleosidade.

Para que a higiene seja feita de forma adequada, os shampoos devem ser aplicados apenas no couro cabeludo e nunca no comprimento do fio. Na hora de massagear a região, use as pontas dos dedos e faça uma leve pressão para se certificar que toda a sujeira está sendo removida.

Em casos de cabelos muito oleosos, você pode optar por produtos específicos que façam uma limpeza mais profunda da área, já que esse tipo de cabelo deve ser tratado de uma forma diferente.

Uso incorreto do condicionador

Embora muitas pessoas não saibam e façam o uso errado do produto, o condicionador deve ser usado apenas no comprimento dos fios e nunca na raiz, já que quando aplicado diretamente no couro cabeludo tem tendência de acumular. Isso acontece porque, além de ser super hidratante, o condicionador é difícil de remover, aumentando as chances de um cabelo mais oleoso.

assim como os shampoos, os condicionadores também podem acumular na raiz do cabelo, aumentando a produção de óleo das glândulas da região
assim como os shampoos, os condicionadores também podem acumular na raiz do cabelo, aumentando a produção de óleo das glândulas da região

Além disso, essa região do cabelo não precisa de tanta hidratação como as pontas, por exemplo, já que o sebo produzido pelos folículos evita com que a raiz do cabelo se resseque com facilidade.

Como essa oleosidade dificilmente chega até as pontas do cabelo, essa área demanda uma hidratação maior, e o condicionador deve ser aplicado principalmente nas pontas até 4 palmos abaixo da raiz, evitando o acúmulo de sujeira e deixando os cabelos mais hidratados e saudáveis.

Lavagem excessiva dos fios

Apesar de parecer algo contraditório, lavar demais os cabelos contribui para um aumento da oleosidade no cabelo. Isso porque, ao retirar toda a oleosidade natural que serve como uma barreira de proteção, os cabelos sofrem um efeito rebote.

Esse efeito nada mais é do que um estímulo de defesa da região, que produz ainda mais sebo para proteger a área.

O ideal é lavar os cabelos no máximo uma vez ao dia, e se possível um dia sim e um dia não, principalmente em pessoas com o couro cabeludo mais sensível e fios mais ressecados.

Falta de higiene

Assim como lavar demais os cabelos causa oleosidade, ficar muitos dias sem fazer a higiene da região contribui para um aumento do sebo. Quanto mais dias ficamos sem lavar os cabelos, mais a oleosidade do couro cabeludo passa de um fio para o outro, deixando as mechas com aspecto de cabelos grudentos e pesados.

Acúmulo de produtos

Além dos shampoos e condicionadores aumentarem a oleosidade dos fios quando se acumulam na raiz do cabelo, o acúmulo de produtos como cremes para pentear e sprays de fixação também contribuem para um aumento na produção de oleosidade.

além de shampoos e condicionadores, outros produtos como os sprays para os cabelos também podem acumular no couro cabeludo
além de shampoos e condicionadores, outros produtos como os sprays para os cabelos também podem acumular no couro cabeludo

Alterações hormonais

As alterações hormonais que ocorrem principalmente na gravidez e pós-parto também são um dos motivos para o aumento da oleosidade nos cabelos, já que a produção de gordura pelas células dos cabelos tende a sofrer um aumento durante esses períodos.

Normalmente esse problema é transitório e tende a regularizar com o tempo. Nesses casos, o mais indicado é procurar a ajuda de um dermatologista para controlar a oleosidade que além de atingir o couro cabeludo, pode atingir também a pele, causando acnes.

Estresse

Períodos com alto níveis de estresse ou com muitas preocupações podem aumentar a oleosidade dos fios em decorrência de alterações que ocorrem no sistema nervoso como o aumento da produção de gordura que consequentemente, promove o acúmulo de oleosidade na região.

o estresse pode ser um fator que contribui para o aumento do estresse
o estresse pode ser um fator que contribui para o aumento do estresse

Além disso, quando estamos passando por períodos de estresse, a tendência é que a produção de suor aumente, o que faz com que o couro cabeludo sue mais e produza ainda mais óleo.

Alimentação rica em gorduras

Da mesma forma que uma alimentação saudável impacta diretamente na saúde dos fios, se alimentar de forma inadequada pode prejudicar os cabelos como um todo. Quanto mais gordura consumimos por meio da alimentação, mais óleo os poros do couro cabeludo produzem. Alimentos como frituras, fast food, creme de leite, queijos, manteigas e molhos, por exemplo, são alimentos gordurosas que afetam a oleosidade nos fios.

A explicação seria que esses alimentos aceleram o metabolismo do corpo e também o funcionamento dos folículos capilares.

embora muitas pessoas não saibam, ingerir muitos alimentos gordurosos estimula as glândulas capilares a produzirem mais óleo
embora muitas pessoas não saibam, ingerir muitos alimentos gordurosos estimula as glândulas capilares a produzirem mais óleo

Além de mudar a alimentação, nesses casos, o mais indicado é investir em uma alimentação saudável com pouca gordura e alimentos ricos em biotina, zinco, vitamina A, silicio, aminoácidos e colágeno.

Lavar os cabelos com água quente

Lavar os cabelos com água muito quente não somente aumenta a oleosidade no couro cabeludo, mas também as chances do desenvolvimento de caspas. O ideal é que os cabelos sejam lavados em água morna ou fria sempre que possível.

Além disso, aparelhos como o secador de cabelo e chapinha que usam as temperaturas altas para funcionar, também contribuem para o aumento da oleosidade na região. Caso use secadores com frequência, procure deixá-lo pelo menos 30 centímetros de distância do couro cabeludo e escolha a temperatura mais baixa para não danificar os cabelos.

Além do aumento da oleosidade, o calor em excesso também contribui para que os fios fiquem quebradiços.

Leita também Por que o cabelo quebra?

O que fazer para combater a oleosidade no cabelo?

Além da mudança de hábitos, também é importante consultar um tricologista para investigar o que pode estar causando o problema. Em indivíduos que sofrem com peles mais oleosas, a tendência é que o couro cabeludo também conte com uma produção de sebo maior e pode ser necessário o uso de cosméticos e medicamentos para controlar o problema. 

Agora que você conferiu o que causa a oleosidade no cabelo já pode começar a mudar alguns hábitos para melhorar o quadro como mudar a sua alimentação e tomar banhos em água mais fria. Caso você tenha tendências à pele oleosa, pode ser necessário consultar um especialista para verificar qual o melhor tratamento no seu caso, já que é normal que algumas pessoas produzam sebo em maiores quantidades.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍