Mitos e Verdade para o Cabelo crescer muito rápido

Super dicas sobre crescimento capilar

Cabelo crescer mais rápido? São várias as dicas e lendas que existem por aí sobre o crescimento capilar, mas quais delas são realmente verdade?

Curtos, longos ou médios. Coloridos ou naturais. Não importa a forma ou a cor dos seus cabelos, é de conhecimento geral que as madeixas costumam ser uma das áreas do nosso corpo que mais chama atenção no dia a dia e, no caso de muitos, também é uma das coisas nas quais mais rende cuidados.

A verdade é que não existe uma forma de realmente fazer o cabelo crescer mais rápido, mas isso não significa que você não possa ajudá-lo a crescer melhor e de forma mais constante.

Ao impedir que a queda faça parte do seu dia a dia, ao menos o máximo possível, já que perder de 100 a 150 fios por dia é bem normal, você melhora sua saúde capilar e ajuda para que seu cabelo continue crescendo.

Seja por ter se arrependido de um corte de cabelo, desejar uma mudança ao voltar para um visual mais longo, ou até mesmo por problemas clínicos, são muitas as situações que fazem com que os crescimentos dos nossos fios se tornem uma preocupação.

E por isso costumamos procurar maneiras de dar uma ajudinha para que eles cresçam mais fortes e mais rápido, seja em busca de produtos com frases chamativas nas farmácias ou aquelas receitas caseiras da avó. Mas será que elas realmente funcionam?

Confira os mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos
Mitos e verdades sobre o cabelo crescer rápido

Para responder a essa pergunta compilamos uma lista de mitos e verdades sobre como fazer o cabelo crescer!

Comer bem faz o cabelo crescer melhor?

Verdade! O crescimento dos seus fios está diretamente ligado aos nutrientes que você ingere, então, uma alimentação desregulada e nem um pouco saudável pode fazer com que eles não cresçam tanto quanto gostaria, ou até mesmo parem completamente.

As unhas e o cabelo do nosso corpo são os últimos no processo de recebimento dos nutrientes ingeridos quando nos alimentamos, por isso é importante manter uma dieta rica em alimentos que fortalecem o crescimento deles de maneira saudável.

Vitaminas C, D, E e aminoácidos essenciais são vitais para que isso aconteça, e eles são facilmente encontradas em verduras como cenoura, couve-flor, abóbora, espinafre, lentilha, brócolis, entre outros.

Outro componente importante para o nosso corpo é o ferro, por isso o ideal é colocar alguma carne nas suas refeições pelo menos duas vezes na semana.

Outra dica importante é o óleo de gérmen de trigo e o salmão, que se tornam alguns dos melhores aliados para melhorar sua saúde capilar. Por serem ricos nos nutrientes principais necessários para te ajudar nessa empreitada são uma sugestão interessante para colocar nas refeições do dia a dia.

Cortar o cabelo sempre faz ele crescer mais rápido?

Mito! Com o passar das décadas se popularizou a ideia de que cortar o cabelo sempre vai fazer com que ele cresça mais e mais rápido.

Entretanto, já foi cientificamente comprovado que isso na verdade não surte efeito algum nas raízes, apesar de ajudar sim a deixar seu cabelo mais bonito por te ajudar a se ver livre de pontas duplas e evitar que ele se torne ralo na área.

Estresse prejudica no crescimento dos fios?

Verdade! O estresse é hoje um dos maiores problemas que enfrentamos no dia a dia. Seja no trabalho, em casa ou com os amigos a rotina corrida prejudica não só nossos hábitos, mas também nossa saúde mental.

O que às vezes não nos atentamos devidamente é a forma como isso afeta o nosso corpo, sendo que ele em diversos momentos reflete o estado em que nossa saúde emocional se encontra.

Confira o que ajuda e atrapalha o crescimento do seu cabelo
Cuidado com o estresse!

Apesar de isso funcionar de diferentes formas para cada pessoa, sendo que com alguns o alto índice de estresse no cotidiano pode desacelerar a velocidade com que o cabelo cresce, enquanto com outros pode até mesmo paralisá-lo completamente, ele pode sim prejudicar a sua saúde capilar.

Por isso, dedique-se sempre a tirar um tempinho para respirar fundo e tentar manter a mente mais sã, já que um estalo emocional saudável ajuda a manter um corpo mais saudável também!

Prender o cabelo ajuda a fazer ele crescer mais rápido?

Mito! Algumas mulheres escutam das mães e avós que trançar o cabelo antes de dormir ou durante o dia pode ajudar ele a crescer mais rápido.

Infelizmente isso não é verdade, apesar de ser uma boa forma de dar a ele uma aparência ondulada sem precisar apelar para o uso de aparelhos como babyliss.

Prendê-los em coques ou rabos de cavalo também é algo que exige certa atenção, já que dependendo da força que você usa para fazer isso pode acabar prejudicando a saúde dele e até mesmo causando a queda.

Quando prendemos o cabelo isso causa tração nos fios, algo que pode ser prejudicial feito com muita força e de forma recorrente.

Cigarro prejudica o crescimento dos fios?

Verdade! Entre os vários componentes que existem no cigarro, e que prejudicam a nossa saúde física e capilar, a nicotina é a principal delas.

Ela é uma das responsáveis por prejudicar as dimensões dos vasos sanguíneos, o que dificulta para que o nutriente necessário para o crescimento do cabelo chegue até ele.

Escovar o cabelo várias e várias vezes durante o dia faz ele crescer mais rápido?

Mito! Uma das dicas que eram senso comum antigamente era de que “Pentear o cabelo cem vezes faz ele crescer mais”.

Algo que já foi desmistificado e comprovado de que não funciona pelos especialistas da área. Na verdade, dependendo da forma como você penteia seu cabelo, principalmente usando pentes e escovas de cerdas muito justas, pode acabar até mesmo prejudicando e arrancando os fios.

Escovar os cabelos realmente ajuda no crescimento dos fios
Preste atenção na escova que você usa!

Outro mito também é que pentear o cabelo molhado é melhor para ele. Na verdade, o pentear durante o banho ou ainda molhado acaba prejudicando os fios. O ideal é fazer isso após retirar todo o excesso de água.

Fazer massagem no couro cabeludo ajuda ele a fazer os fios crescerem?

Verdade! Nosso couro cabeludo é uma das partes mais sensíveis do nosso corpo, onde existem uma infinidade de terminações nervosas.

Por isso, quanto melhor for a circulação e saúde dele melhor vai ser o seu desempenho. Sendo assim, dez minutinho de uma massagem com a ponta dos dedos pode te ajudar a melhorar sua saúde capilar e com isso fazer com que seus fios cresçam em uma velocidade constante.

Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido?

Mito! Esse é um rumor que surgiu lá nos anos 90 e, apesar de já ter sido provado que não surte efeito, ainda pode ser encontrado em alguns dos fóruns da internet. Entretanto, é totalmente falso e pode até mesmo acabar sendo prejudicial.

Mito sobre crescimento do cabelo
Anticoncepcional no shampoo não acelera o crescimento

Anticoncepcionais, além de não serem feitos com esse objetivo, quando misturados com outros produtos químicos podem acabar mudando a composição química deles e prejudicar seu couro cabeludo e fios.

Os produtos capilares que vemos nas lojas realmente causam o efeito que prometem?

Verdade! Hoje em dia existem diversos produtos no mercado que ajudam na saúde, reparação e manutenção dos fios. No entanto, isso exige pesquisas e atenção quanto ao seu tipo de cabelo e quais produtos se adequam melhor a ele, além de que, na dúvida, procure sempre um profissional especializado.

Além disso, quando se trata dos chamados “Shampoos bomba” é necessário tomar cuidado. Por serem ricos em vitamina A eles podem ser mais agressivos do que seu couro cabeludo está acostumado e acabar causando o efeito contrário, levando a queda. Por isso é importante procurar a ajuda de um especialista antes de se aventurar no uso.

Não existe nenhuma fórmula mágica para fazer seu cabelo crescer de um dia para o outro, mas existem formas de fortalecer a saúde do seu couro cabeludo para que isso aconteça de forma constante.

Além disso, se afastar de hábitos que possam prejudicar seus fios, como alimentos prejudiciais, o uso de aparelhos como secadores e chapinha e tomar banho na água muito quente, também são boas opções para te ajudar nisso.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍