Remédios caseiros para acabar com a caspa

remédios caseiros para acabar com a caspa

A caspa é um problema capilar que atinge o couro cabeludo causando sintomas como descamação, queimação e coceira, e pode até mesmo contribuir com  a queda de cabelo. De modo geral, o problema ocorre devido à oleosidade no couro cabeludo em excesso, ressecamento e até mesmo proliferação de bactérias e fungos. Porém, existem alguns remédios caseiros para acabar com a caspa que podem lhe auxiliar a tratar o problema com mais facilidade.

Embora o tratamento da caspa seja feito com shampoos e cosméticos capilares, em alguns casos o uso de remédios caseiros pode ajudar a potencializar os resultados. Além disso, pacientes com quadros avançados de caspa podem precisar de medicamentos e suplementos que auxiliem na diminuição do problema.

Para que você possa tratar adequadamente a caspas, vamos lhe mostrar quais as principais causas e quais remédios caseiros você pode aplicar para tratar o local. Confira logo a seguir!

O que causa a caspa?

Antes de tudo, é importante saber o que pode desencadear os quadros da dermatite seborreica. Apesar de muitos pacientes sofrerem com a caspa em decorrência da genética, outros fatores que podem causar o problema são:

uma das causas mais comuns da caspa é o uso constante de chapéus e bonés
uma das causas mais comuns da caspa é o uso constante de chapéus e bonés
  • higienização incorreta da região;
  • aplicação de condicionador na raiz do cabelo;
  • uso frequente de bonés e chapéus;
  • estresse;
  • oleosidade em excesso no couro cabeludo;
  • uso de água quente para lavar os cabelos;
  • proliferação de fungos;
  • dormir com cabelos úmidos.

Remédios caseiros para acabar com a caspa

Vinagre e banana

O vinagre é muito conhecido por sua ação antibacteriana, além de ajudar a eliminar a coceira e remover as placas secas. Enquanto isso, a banana evita que a acidez do vinagre desidrata a região e piore o quadro.

Para fazer esse remédio, basta misturar uma banana amassada com meio litro de vinagre de maçã e aplicar nos cabelos fazendo uma massagem leve de aproximadamente 5 minutos. 

o vinagre de maçã tem ação antibacteriana, e auxilia na hora de controlar a proliferação de fungos no couro cabeludo
o vinagre de maçã tem ação antibacteriana, e auxilia na hora de controlar a proliferação de fungos no couro cabeludo

Depois da aplicação, deixe a mistura agir por 20 minutos e enxágue em água fria. O procedimento pode ser feito 1 vez por dia, até que a caspa seja eliminada por completo.

Suco de couve

As toxinas acumuladas em nosso organismo podem acabar gerando uma maior oleosidade no couro cabeludo, o que consequentemente aumenta as chances do desenvolvimento da caspa.

Para lidar com o problema, você pode tomar diariamente um suco de couve, muito conhecido por ser um suco detox.

Bata 1 folha de couve no liquidificador com 1 rodela de abacaxi, ½ copo de água de coco, ½ kiwi e ½ limão espremido. Caso prefira, adicione gelo e adoce com mel.

o suco de couve é bastante conhecido por ser um suco detox, sendo bastante útil para retirar todas as impurezas do organismo
o suco de couve é bastante conhecido por ser um suco detox, sendo bastante útil para retirar todas as impurezas do organismo

Evite coar o suco, já que as fibras e grande parte dos nutrientes ficam no bagaço.

Suco de limão

A vitamina C em conjunto com as propriedades anti-fúngicas do limão ajudam no combate contra a caspa, evitando a proliferação de fungos na região. Além disso, sua acidez equilibra o pH do couro cabeludo e diminui a coceira, promovendo também a hidratação da área.

Esprema o suco de 1 limão em um recipiente e mergulhe algumas bolas de algodão. Em seguida, aplique na raiz do cabelo e deixe agir por cerca de 10 minutos. Por fim, lave com água fria para remover o suco.

Evite fazer esse procedimento durante o dia para diminuir os riscos de queimaduras, e prefira aplicar o suco de limão no couro cabeludo durante a noite, lembrando-se de lavar bem os cabelos após a aplicação.

Chá de carqueja

O chá de carqueja purifica o sangue, o que controla a oleosidade na raiz dos cabelos e diminui os riscos de caspa. Pode ser encontrada em farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados.

Para fazer o chá, ferva 1 xícara de água e adicione 1 colher de sopa de folhas de carqueja secas ou 1 sachê do chá industrializado. Espere 3 minutos e tome ainda morno.

Óleo de coco

O óleo de coco conta com 40% de ácido láurico, um ácido graxo saturado de cadeia média que tem propriedades antimicrobianas. Além dele, o óleo de coco também é rico em ácido caprílico, cáprico, palmítico e mirístico.

o óleo de coco é usado como remédio caseiro principalmente para amolecer a crosta da caspa e por suas propriedades antimicrobiana
o óleo de coco é usado como remédio caseiro principalmente para amolecer a crosta da caspa e por suas propriedades antimicrobiana

Já os ácidos graxos insaturados como oleico e linoleico e polifenóis presentes em conjunto com a vitamina E e K e o ferro, ajudam a hidratar e amolecer as crostas do couro cabeludo, melhorando a inflamação e barreira cutânea.

O ideal é que a aplicação seja feita no couro cabeludo algumas horas antes da lavagem, evitando usar água quente e preferindo shampoos anti resíduos. Isso porque o acúmulo de produtos no couro cabeludo contribui para uma maior oleosidade na região, aumentando os quadros de caspa.

Bicarbonato de sódio

Por possuir funções esfoliantes, o bicarbonato de sódio pode reduzir a adesão das escamas ao cabelo e couro cabeludo, podendo ser usado tanto como esfoliante, quanto para combater os fungos em decorrência da sua ação antifúngica.

Para usá-lo, basta colocar 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente e adicionar água aos poucos até formar uma pasta. Você também pode usar vinagre de maçã para potencializar os resultados. A mistura deve ser aplicada cerca de 5-10 minutos antes da lavagem.

apesar do bicarbonato de sódio poder ser usado como um esfoliante para remover a caspa, deve ser usado com cautela por ter um pH alcalino e poder ressecar os cabelos
apesar do bicarbonato de sódio poder ser usado como um esfoliante para remover a caspa, deve ser usado com cautela por ter um pH alcalino e poder ressecar os cabelos

Porém, como o pH do bicarbonato é alcalino, pode acabar danificando os fios e é importante não usá-lo com muita frequência. Caso o seu cabelo tenha sido submetido a químicas como alisamentos e tinturas, também recomenda-se evitar o produto, já que ele pode causar um ressecamento ainda maior dos fios.

Mel

Um excelente antibactericida natural e umectante, o mel ajuda não somente e eliminar as bactérias e fungos da região, mas também a amolecer a crosta de caspa no couro cabeludo sem agredir a área afetada. Além disso, auxilia a recompor a barreira cutânea e pode ser usado diariamente.

Para usar as propriedades do mel, você deve aplica-lo no couro cabeludo e deixá-lo agir por no máximo 30 minutos antes da lavagem para evitar que seque por completo. Afinal, caso isso aconteça, pode ser mais difícil conseguir retirar todo o produto, o que acabará entupindo os poros e causando um efeito reverso.

o mel é um excelente antibactericida natural e umectante, e pode ser usado para ajudar a remover a caspa diariamente
o mel é um excelente antibactericida natural e umectante, e pode ser usado para ajudar a remover a caspa diariamente

Viu como os remédios caseiros para acabar com a caspa podem ser eficientes? Além de usá-los, você também deve lavar os cabelos com shampoo anticaspa para que o tratamento seja mais eficaz. Caso o quadro não melhore, pode ser necessário consultar um tricologista para averiguar o que pode estar causando o problema.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍