Cerâmica ou Titanium? Qual a melhor chapinha para o cabelo?

cerâmica ou titanium

Com tantas opções de chapinhas no mercado é bastante comum surgirem dúvidas a respeito dos benefícios de cada um dos materiais das quais elas são feitas. E embora muitos acreditem que não há diferença entre elas e que todas dão o mesmo efeito, cada revestimento da placa possui ações diferentes sobre os fios. Mas você sabe qual a melhor chapinha para o cabelo entre cerâmica ou titanium?

De modo geral, as chapinhas são feitas de três materiais principais: titanium, cerâmica e turmalina, sendo os dois primeiros os mais fáceis de serem encontrados. A dúvida, porém, está em quanto dano cada um deles causa aos fios e como os materiais se comportam na fibra capilar.

Leia também Chapinha estraga o cabelo?

Para que você entenda melhor qual a melhor chapinha e não se confunda na hora de adquirir a sua, separamos tópicos explicando melhor sobre cada uma delas. Veja a seguir!

Chapinha de cerâmica

A cerâmica é um dos principais revestimentos das placas das chapinhas,e é capaz de transmitir o calor por toda a superfície da prancha sem deixar pontos mais aquecidos do que outros. Graças às propriedades do material, ainda é capaz de deslizar uniformemente de maneira mais ágil e rápida entre os fios, reduzindo os danos causados pelo processo de alisamento.

a chapinha de cerâmica desliza de uma forma mais ágil sem danificar os cabelos
a chapinha de cerâmica desliza de uma forma mais ágil sem danificar os cabelos

Além de ser usado graças ao seu poder condutor de calor, a cerâmica também é útil para proteger os cabelos do contato com a chapa de alumínio, que além de ser altamente prejudicial para à fibra capilar, contribui para uma maior incidência de frizz.

A cerâmica ainda sela as cutículas capilares e proporciona um acabamento com mais brilho e sedosidade.

Por esquentar muito rápido, essas chapinhas são conhecidas por alcançarem temperaturas por volta dos 250ºC.

Chapinha de titanium

A chapinha de titanium, ou titânio, também usa o material como um condutor de calor entre a chapa de metal e os fios.

A diferença, porém, está no armazenamento do calor, já que o titânio consegue manter a temperatura por mais tempo desde a raiz até as pontas. Isso faz com que esse material seja indicado principalmente para quem tem fios cacheados e mais grossos.

O titânio também atua diminuindo a ação de bactérias, fungos e radicais livres, além de evitar a eletricidade estática nos cabelos. Por conduzir o cabelo com agilidade, a prancha revestida de titânio consegue alcançar temperaturas superiores a 230ºC.

Qial a melhor chapinha para o cabelo?

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores como: utilidade, tipo de cabelo, fragilidade dos fios e frequência de uso. A chapinha de titânio pode ser mais indicada para uso profissional, já que possui algumas vantagens interessantes para quem é do ramo como o armazenamento do calor por um tempo maior, por exemplo. 

Leia também As top 5 chapinhas profissionais para comprar em 2020

Esse tipo de chapinha pode ser essencial para procedimentos como a escova progressiva, por exemplo. Em conjunto, ela também é indicada para quem tem cachos grossos e difícies de alisar, mas é importante ter cuidado na hora de usar o aparelho para evitar danificar os fios.

a chapinha de cerâmica é mais indicada para uso doméstico se comparada a de titanium, já que a segunda é mais potente
a chapinha de cerâmica é mais indicada para uso doméstico se comparada a de titanium, já que a segunda é mais potente

Já a chapinah de cerâmica é mais voltada para uso diário, embora também possa ser usada profissioanlemnte dependendo do modelo escolhido. Os fios ressecados e quebradiços podem se beneficiar mais com esse material, já que seu deslize nos fios é mais uniforme, evitando possíveis quebras durante o processo.

Leia também As top 5 chapinhas domésticas para comprar em 2020

Como saber qual temperatura usar no meu cabelo?

Independente do material escolhido, é essencial ficar de olho na temperatura que será usada nos fios, já que ambas conseguem alcançar temperaturas muito elevadas que são voltadas especialmente para procedimentos estéticos feitos por profissionais.

Para uso do dia a dia é muito importante que você não ultrapasse os 190ºC, principalmente se o seu cabelo for crespo. Isso porque a tendência desse tipo de fio é ser mais fino e fragilizado, além de apresentar maior ressecamento graças à sua curvatura, que impede que a oleosidade natural atinja o comprimento e as pontas.

Quem tem cabelo tingido ou descolorido também deve ficar de olho na temperatura, que deve ser sempre igual ou inferior a 140ºC. Do contrário, a cor pode começar a desbotar mais rapidamente.

Muitas chapinhas do mercado podem trabalhar apenas em temperaturas que vão de 190 a 230ºC, o que pode não ser interessante para quem pretende usar o aparelho mais de uma vez na semana ou que possui algum tipo de coloração nos cabelos.

Quais cuidados tomar ao usar a chapinha de cerâmica ou titanium?

Por serem dois materiais potentes, você deve sempre se lembrar de aplicar um protetor térmico a base de silicone para criar uma película protetora em volta do fio. Isso fará com que o calor não chegue até a fibra capilar, diminuindo os danos cauisados pelas altas temperaturas.

Além disso, também é essencial evitar passar a chapinha nos fios ainda úmidos, mesmo que algumas marcas sejam fabricadas especialmente para o uso em cabelos molhados. Isso porque o calor do aparelho pode ressecar ainda mais os fios se estiverem molhados, deixando-os mais porosos, quebradiços e com pontas duplas.

mesmo as chapinhas fabricadas especialmente para serem usadas em cabelos úmidos danificam os cabelos se a prática for feita com muita frequência
mesmo as chapinhas fabricadas especialmente para serem usadas em cabelos úmidos danificam os cabelos se a prática for feita com muita frequência

Esse tipo de procedimento só deve ser usado em momentos de extrema urgência ou de imprevistos.

Depois de ver qual a melhor chapinha para o cabelo, escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades de acordo com o seu tipo de fio. Vale a pena lembrar que as chapinhas de titanium são mais potentes em comparação à cerâmica, e devem ser evitadas por fios muito fragilizados e com tinturas.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍