As melhores técnicas para Cachear o Cabelo

na hora escolher as técnicas para definição de fios, prefira sempre as que não são agressivas aos fios

Cachear os cabelos pode ser uma tarefa complicada, principalmente para quem possui os cabelos finos e ressecados. Afinal, o calor de alguns aparelhos podem danificar ainda mais os fios quando usados da forma errada. Sabendo disso, é importante usar as técnicas para cachear o cabelo menos agressivas e com a ajuda de produtos específicos para preservar a saúde dos fios.

Apesar de muitas mulheres preferirem o cabelo liso, os cachos estão em alta e a busca por cabelos cacheados está cada vez maior. E não são somente as lisas que buscam aumentar a curvatura, quem tem o cabelo cacheado também procura por técnicas para uma maior definição dos cachos, especialmente quem está passando por uma transição capilar.

Confira a seguir quais são as melhores técnicas para cachear o cabelo e como aplicá-las da forma correta.

Escolha os produtos certos

Não somente saber fazer as técnicas da forma correta, também é essencial que você saiba escolher os produtos ideais para conseguir os resultados desejados. Para isso você precisa entender qual o seu tipo de cacho entre as divisões existentes: tipos 2, 3 e 4.

os cachos com mais definição fazem parte do tipo 3
os cachos com mais definição fazem parte do tipo 3

Enquanto o tipo 2 abrange os cabelos mais ondulados e cachos mais soltos, o tipo 3 tem cachos mais definidos e fechados. Já o 4 são os cachinhos mais pequenos e acentuados, parecidos com pequenas molas.

Na hora de cachear o cabelo, vale a pena investir em cremes, máscaras e finalizadores de acordo com o seu tipo de cacho, já que isso influenciará no resultado final. Além disso, também existem produtos que dão mais volume e definição, outros prometem menos frizz e um cabelo mais enxuto. E a escolha vai depender do efeito que você procura.

Quem tem cabelo liso pode optar por produtos específicos que ajudam a criar volume, sendo necessário o uso de técnicas mais específicas e até o uso dos famosos bobes, que afetam menos a saúde dos cabelos.

Melhores técnicas para cachear o cabelo

Fitagem

Depois de escolher o produto que irá usar, é hora de escolher a técnica de definição de cachos. A fitagem, por exemplo, é considerada a mais simples e saudável para cachear os fios.

Com os cabelos já limpos e penteados e ainda úmidos, separe mechas e aplique creme de pentear específico para seu cabelo, passando os dedos e dividindo em várias mechas menores. Essas mechas recebem o nome de fitas, dando origem ao nome fitagem.

a fitagem deixa um ar mais natural aos cabelos ondulados, e definido aos cabelos mais crespos
a fitagem deixa um ar mais natural aos cabelos ondulados, e definido aos cabelos mais crespos

Depois de separar cada fita, passe os dedos em movimentos circulares para formar os cachos. Para cachos pequenos as fitas devem ser menores, e para cachos grandes, separe mechas maiores. Para uma maior definição, deslize os dedos rapidamente da raiz até as pontas.

Finalize com leves amassadas nos fios empurrando os cabelos das pontas até a raiz.

Dedoliss

O dedoliss é uma técnica usada por quem quer substituir o babyliss e ajuda a definir ainda mais os cabelos cacheados. Para isso, basta aplicar finalizador nas mechas e enrolar cada uma dela nos dedos, soltando levemente.

Para um efeito melhor, aplique um pouco de óleo vegetal nos fios, e abra os cachos com cuidado para que fiquem mais naturais.

Vale lembrar que essa técnicas só pode ser usada por quem já possui cachos, uma vez que cabelos lisos não conseguem segurar a estrutura por muito tempo apenas com um finalizador.

Twists

Separe uma mecha de cabelo e divida em duas partes, torcendo as duas mechas desde a raiz até as pontas em uma espécie de trança. Em seguida, passe óleo vegetal nas pontas e enrole no dedo, prendendo com um grampo. Solte no dia seguinte com cuidado.

Esse técnica é excelente para quem possui pouca ou nenhuma curvatura, já que deixa um aspecto mais leve.

Para uma maior duração, aplique um pouco de spray fixador antes de soltar os grampos. 

Coquinhos

Semelhante ao twist, essa é uma técnica em que você divide o cabelo em várias mechas e prende cada uma delas em forma de pequenos coques no alto da cabeça. Solte no dia seguinte e aplique óleo vegetal ou finalizador para deixar os cachos ainda mais marcados.

Você também pode aplicar creme para pentear antes de modelar os coquinhos para cachos mais duradouros.

Bigudinhos

Os bigudinhos são uma espécie de bobes com ranhuras no formato de espiral, específico para quem desejar cachear os cabelos. É usado geralmente por quem tem cabelos lisos e deseja um efeito de cachos.

Para usar a técnica basta apenas enrolar as mechas no desde as pontas em direção a raiz nos bigudinhos e deixar durante algumas horas. Para um efeito mais natural vale enrolar cada mecha em uma direção diferente.

Rake and shake

Essa técnica é destinada especialmente para quem tem cabelos ondulados e cacheados para uma maior ativação dos cachos.

Separe um pouco de cabelo e aplique creme para pentear de cima para baixo, passando os dedos fazendo fitas. Antes de chegar nas pontas afrouxe a mão, sacuda e mexa para dar um aspecto de naturalidade.

Tranças

Outra técnica bastante usada para cachear os fios são as tranças, que ajudam a modelar o cabelo nas horas em que ele fica preso. Embora muitas pessoas façam a técnica durante a noite, ela também pode ser feita durante o dia para eventos noturnos.

Para isso, aplique um pouco de creme para pentear ou finalizador e faça pequenas tranças em todo o cabelo. Prenda cada uma com um grampo em forma de coquinhos e solte os rolinhos depois de algumas horas. Aplique um spray fixador para uma maior definição.

Agora que você confere as melhores técnicas para cachear o cabelo, use nossas dicas e evite os aparelhos com altas temperaturas. Dessa forma você contribui para que os fios  não sofram com o aquecimento excessivo além de evitar diversos problemas como caspa, seborreia e até mesmo a queda de cabelo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍