Qual a melhor temperatura da chapinha para fazer escova progressiva?

chapinha para fazer escova progressiva

Não somente saber escolher os produtos certos, para fazer uma progressiva de qualidade é necessário saber usar a chapinha da forma correta. Afinal, essa é uma das etapas mais importantes no processo de alisamento capilar. Mas você sabe qual a melhor temperatura da chapinha para fazer escova progressiva?

Embora os cachos estejam em alta, ainda é grande o público feminino que preferem os fios alisados. Além de usar a chapinha para alisar o cabelo no dia a dia, muitas ainda recorrem a procedimentos como a escova progressiva, que promete fios alisados por muito mais tempo.

Confira a seguir qual temperatura ideal para fazer o procedimento e quais cuidados com os fios depois da química!

Qual a melhor temperatura da chapinha para fazer escova progressiva?

Para fazer a progressiva muitos profissionais usam a chapinha em temperatura de 230ºC, passando o aparelho nos fios apenas 7 vezes da raiz ao comprimento. Enquanto isso, para cabelos mais finos, é possível passar o aparelho 10 vezes à 200ºC.

Já nas pontas a prancha é passada 4 vezes a 200ºC e 2 vezes a 230ºC, levando em consideração que essa parte dos fios é mais frágil e ressecada naturalmente.

Posso passar a chapinha nos cabelos depois da progressiva?

Apesar de muitas mulheres usarem chapinha com bastante frequência depois do procedimento, a prática não é recomendada. Por se tratar de um efeito progressivo, ou seja, que se perde com o tempo, a escova progressiva pode perder seu efeito depois de alguns meses, fazendo com que seja comum recorrer novamente à chapinha para arrumar os fios que começaram a enrolar. Caso não se tome os cuidados necessário, esse tempo pode ser ainda menor.

evite usar a chapinha com frequência após fazer a progressiva para evitar que os fios sofram mais danos
evite usar a chapinha com frequência após fazer a progressiva para evitar que os fios sofram mais danos

No entanto, usar a chapinha com frequência em cabelos já fragilizados pela química pode deixá-los mais ressecados e até mesmo contribuir para a sua queda.

Em situações em que é preciso passar o aparelho nos fios por urgência, prefira temperaturas abaixo de 100ºC para proteger a fibra capilar.

Como cuidar da progressiva sem precisar usar a chapinha?

Evite lavar o cabelo todos os dias

Lavar os cabelos todos os dias sem necessidade é prejudicial para todos os tipos de cabelos, especialmente os que foram submetidos a químicas. Os fios com progressiva tendem a ser mais secos e porosos, e lavá-lo todo dia remove a oleosidade natural contribuindo para o ressecamento e quebra.

Além disso, vale a pena investir em produtos voltados para quem tem química nos fios, já que esses são menos agressivos e não contam com sulfato.

Leia também É necessário lavar o cabelo todo dia? Quantas vezes por semana então?

Use máscara de hidratação para cabelos com química semanalmente

A hidratação para cabelos com progressiva deve ser feita pelo menos 1 vez na semana, já que a química fragiliza a fibra capilar de dentro para fora de modo que precisa ser tratada e reconstruída com uma frequência maior.

Na hora da hidratação também é importante investir em produtos específicos para quem tem química nos fios, já que eles são enriquecidos em nutrientes e minerais importantes para mantê-los saudáveis.

hidrate os fios com produtos específicos pelo menos 1 vez na semana
hidrate os fios com produtos específicos pelo menos 1 vez na semana

A máscara de hidratação deve ser aplicada no comprimento e nas pontas e nunca na raiz para não criar acúmulo de produtos, o que aumenta a oleosidade dos fios e os deixa com aspecto de cabelo opaco, pesado e sujo.

Leia também O que fazer para o cabelo não ficar oleoso?

É essencial sempre respeitar o tempo de ação da máscara especificado no rótulo do produto e enxaguar com água fria e em abundância para remover todo o produto e não deixar os cabelos pesados e opacos.

Corte os fios com regularidade

Cortar os cabelos a cada 2 meses é essencial para eliminar as pontas duplas e ressecadas, especialmente em cabelos com escova progressiva. Com o tempo, o acúmulo de pontas duplas deixa os cabelos mais finos e acaba prejudicando a saúde de toda a extensão capilar.

O corte também deve ser feito todas as vezes que a escova progressiva for retocada, o que varia de acordo com cada fio, já que alguns crescem com mais frequência.

O importante é respeitar o intervalo de pelo menos 2 meses para refazer o processo a fim de proteger os cabelos e evitar o corte químico.

Reduza o uso de secadores e chapinhas

Como dito no início do texto, o calor da chapinha pode ser prejudicial para os fios com escova progressiva, uma vez que eles já sofrem uma fragilização no processo de alisamento. O mesmo acontece com secadores, que também devem ser evitados o máximo possível. Caso não seja possível evitar o uso, lembre-se de sempre passar um protetor térmico a base de silicone para proteger os fios, criando uma película em volta da fibra capilar que impede que o calor do aparelho atinja diretamente a parte interna dos cabelos.

Outra dica é usar o secador no jato frio para amenizar os danos causados pelo excesso de calor.

Tenha cuidados na hora de dormir

Um dos principais cuidados que você deve ter na hora de dormir com fios que tenham sido submetidos à progressiva é não dormir com eles molhados, já que isso torna os cabelos mais sensíveis à quebra. Em conjunto, o hábito ainda contribui para a proliferação de fungos e bactérias, o que acaba causando problemas como seborreia e até caspa. Para evitar que isso aconteça, lave os cabelos pela manhã para que eles consigam se secar completamente durante o dia e você não tenha que se deitar com eles ainda úmidos.

dormir com os cabelos com progressiva molhados aumenta a proliferação de fungos e chances de desenvolvimento de caspa
dormir com os cabelos com progressiva molhados aumenta a proliferação de fungos e chances de desenvolvimento de caspa

Opte também por fronhas de cetim ou seda para diminuir o atrito causado entre os fios, o que evita o frizz e contribui para que a escova progressiva dure muito mais tempo.

Agora que você aprendeu a melhor temperatura da chapinha para fazer escova progressiva, nunca aplique a chapinha em temperaturas acima de 230ºC em processos caseiros para evitar a desnaturalização dos fios. Além disso, é importante tomar os cuidados necessários após o processo e evitar usar a chapinha com frequência para não fragilizar ainda mais os cabelos.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍