Como saber se meu rosto combina com franja?

rosto combina com franja

A franja continua sendo um estilo de corte bastante versátil que está sempre em alta e que ajuda a complementar o visual. No entanto, antes de tomar a decisão de cortar ou não a franja, é importante que você conhece qual rosto combina com franja e converse com um profissional para confirmar se o modelo irá favorecer os seus traços.

Quando o corte de cabelo é bem feito e de acordo com o tipo de rosto, a franja pode até mesmo alongar a silhueta, camuflar pontos que você deseja disfarçar como nariz, queixo e testa e ainda trazer um ar de juventude ao visual. Tudo isso porque, dependendo do corte escolhido, o foco é direcionado a outros pontos do rosto, deixando-os mais em evidência em comparação a outras áreas que você deseja esconder.

Veja a seguir como saber se o seu rosto combina com franja e qual é o estilo mais indicado para cada tipo de rosto!

Como saber se meu rosto combina com franja?

Rosto redondo e quadrado

Os rostos redondos e quadrados se dão melhor com a franja na altura da sobrancelha com partes da testa aparecendo. Esse modelo acaba causando uma ilusão de ótica, fazendo com que o rosto pareça mais comprido quando um pouco de pele aparece.

os rostos redondos combinam com franjas que deixam a mostra uma parte da testa, dando uma sensação de rosto mais alongado
os rostos redondos combinam com franjas que deixam a mostra uma parte da testa, dando uma sensação de rosto mais alongado

Outra opção é cortar a franja em um comprimento que faz parte da testa aparecer para uma impressão de rosto mais alongado.

Rosto comprido e fino

Já os rostos compridos e finos pedem um estilo de franja mais comprido rente aos olhos, que precisa de manutenção semanal para não incomodar a visão. Com isso, cria-se uma silhueta mais achatada e diminui-se as proporções, deixando uma ilusão de um rosto harmônico e não muito longo.

os rostos compridos pedem uma franja mais longa rente aos olhos
os rostos compridos pedem uma franja mais longa rente aos olhos

Essa franja também ajuda a dar uma sensação de nariz menor, principalmente quando os fios são cheios e formam uma franja mais volumosa.

Rosto triangular

Esse tipo de rosto combina com cortes no estilo élfico e pixie com uma franja curta e desfiada.

Franjas compridas e laterais também ajudam a harmonizar o rosto, encurtando a linha da testa e contribuindo para que fique mais proporcional à linha do queixo.

Rosto oval

Franjas assimétricas costumam ser indicadas especialmente para esse tipo de rosto, que possui as proporções balanceadas, sendo considerado o rosto mais harmônico e proporcional.

Rosto trapezoidal

A franja em camadas ajuda a destacar as maçãs do rosto suavizando-as e deixando a largura mais harmônica.

as franjas cheias equilibram os traços do rosto trapezoidal dando uma harmonia maior entre queixo e testa
as franjas cheias equilibram os traços do rosto trapezoidal dando uma harmonia maior entre queixo e testa

Além disso, como o volume desse tipo de rosto se concentra no queixo, o indicado é que use-se franjas mais volumosas, longas e grossas jogada para o lado, criando um contraste com entre as áreas maiores e menores.

Como saber o formato do meu rosto?

Rosto oval

Os rostos ovais são mais alongados, contando com cantos suaves e delicados, e não possuem um ângulo proeminente como o queixo mais pontudo ou maçãs do rosto mais protuberantes.

View this post on Instagram

im a blueberry muffin tho

A post shared by KATY PERRY (@katyperry) on

modelo de rosto oval

As laterais se afinam até chegar ao queixo e a testa é levemente mais larga. Já as linhas do maxilar são mais arredondadas.

Rosto quadrado e retangular

Quem tem esse o rosto quadrado possui a linha da largura proporcional à linha de comprimento, o que faz com que o contorno lateral das bochechas ao maxilar forme uma linha reta da mesma forma que a linha da testa e mandíbula.

modelo de rosto quadrado

Já o rosto retangular, além de possuir as linhas retas, o comprimento e largura não são proporcionais, e o rosto acaba sendo mais alongado.

Rosto redondo

Diferente do rosto oval, o rosto redondo possui uma testa mais curta e arredondada, assim como o queixo. A altura e largura do rosto são do mesmo tamanho, e a linha do maxilar forma uma curvatura juntando-se com o comprimento da testa até a bochecha.

View this post on Instagram

Met! @tiffanyandco #tiffanypaperflowers #ad

A post shared by Kendall (@kendalljenner) on

modelo de rosto redondo

Rosto triangular

Nesses casos, a testa é mais larga e a mandíbula mais estreita, dando a impressão de uma pirâmide invertida. As maçãs do rosto são maiores e a testa mais alta, enquanto o queixo é visivelmente menor.

View this post on Instagram

👀

A post shared by Chloe Grace Moretz (@chloegmoretz) on

modelo de rosto triagular

Rosto trapezoidal

Embora lembre o rosto quadrado, a diferença do rosto trapezoidal é a sua base maior. Com isso, a linha da mandíbula inferior é visivelmente mais larga em comparação com a linha das bochechas e testa. Em conjunto, a testa costuma ser estreita e baixa, e o queixo volumoso.

modelo de rosto trapezoidal

Todos os rostos combinam com franja?

Sim, todos os rostos combinam com franja, desde que a franja seja adequada e proporcione uma harmonia mais elegante das feições. Isso porque usar uma franja que não é indicada para o seu tipo de rosto pode acabar deixando algumas áreas mais pronunciadas como a testa ou bochecha, fazendo com que o rosto fique mais redondo ou alongado do que deveria.

Depois de conferir se o seu rosto combina com franja, converse com um profissional antes de escolher o modelo do corte. Afinal, você pode acabar encontrando dificuldades para identificar o seu tipo de rosto e um cabeleireiro qualificado poderá lhe auxiliar a encontrar o corte ideal para realçar a sua beleza.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍