Como deixar o cabelo ondulado

cabelo ondulado

O cabelo ondulado tem feito bastante sucesso entre a mulherada, principalmente por sua aparência natural e a sua leveza. Porém, diferente do cabelo cacheado e liso, o cabelo ondulado conta com duas curvaturas diferentes: enquanto a raiz é mais reta, do comprimento até as pontas os fios se enrolam em cachos grossos e abertos, dando um volume praiano aos fios.

Por ser a junção de dois tipos de fios diferentes, deixar o cabelo ondulado pode ser um pouco mais difícil, assim como seus cuidados devem receber uma atenção especial. Entretanto, isso não quer dizer que não seja possível fazer ondas nos cabelos em casa, usando as técnicas e produtos corretos.

Para lhe auxiliar nessa tarefa, separamos uma lista de dicas importantes para fazer as ondas e cuidar dos fios de forma que a curvatura dure mais tempo. Veja a seguir!

O corte correto

Assim como os cabelos cacheados, cabelos ondulados também precisam de um corpo adequado. Nesse caso o ideal é investir em cortes que deixam os fios mais soltos e leves, o que facilita na formação das ondas.

é necessário usar um corte adequado para valorizar as ondas e deixar os fios mais leves
é necessário usar um corte adequado para valorizar as ondas e deixar os fios mais leves

Cortes repicados, em camadas e desfiados são a chave para um efeito mais ondulado nos fios, já que ajudam a distribuir o peso dos cabelos de uma forma melhor.

O ideal é conversar com um profissional de confiança para uma análise mais individual dos fios, o que garante que o efeito final será exatamente o que você está buscando.

Escolha os produtos certos

Você sabia que cada produto é destinado a um tipo de curvatura diferente? Isso porque entre os cabelos com cachos, estão incluídos desde os ondulados, chamados de tipo 2, até os crespos, tipo 4.

Os produtos voltados para o tipo 2 costumam ser mais leves e finos, já que as ondas precisam de leveza para ter o aspecto mais natural. Diferente dos produtos para os cabelos crespos, que devem ser um pouco mais pesado para manter a definição por mais tempo.

Mesmo se você não tiver o cabelo naturalmente com ondas, ainda é importante usar esse tipo de produto na finalização para ajudar na ativação dos cachos, junto com as técnicas listadas abaixo.

Técnicas para deixar o cabelo ondulado

Tranças

Aplique um creme para pentear nos fios e desembarace. Em seguida, separe o cabelo em mechas grossas e trance cada uma delas. Para ondas ainda maiores, separe os fios ao meio e faça duas tranças grandes. Espere que o creme seque naturalmente, e dê preferência para fazer o processo algumas horas antes de dormir para ter certeza que os fios estarão completamente secos antes de se deitar.

usar tranças para modelar os fios ajuda a deixar o cabelo ondulado de forma mais natural
usar tranças para modelar os fios ajuda a deixar o cabelo ondulado de forma mais natural

Na manhã seguinte desmanche as tranças e bagunce o cabelo com as mãos para dar um ar de maior naturalidade.

Lembre-se de na hora de trançar os fios começar do comprimento para as pontas, deixando a raiz mais solta para o efeito de cabelo ondulado e não cacheado. 

Você também pode secar os fios com um secador para ter certeza de que os fios não ficarão úmidos, o que pode resultar em problemas como caspa e seborreia.

Caso os cachos fiquem muito definidos passe uma escova ou os dedos levemente para desmanchar o efeito e deixar os fios mais leves.

Coque

Aplique um pouco de leave-in nos fios e prenda em um coque alto na cabeça com um grampo ou elástico. Solte os cabelos depois de algumas horas e finalize com um pouco de óleo vegetal para organizar as ondas da maneira que desejar.

o coque é outra técnica bastante usada para formar as ondas nos fios
o coque é outra técnica bastante usada para formar as ondas nos fios

Você também pode prender os fios em 2 ou 3 coques menores para ondas médias.

Amassado

Essa técnica é usada especialmente por quem tem cabelos ondulados naturalmente, já que cabelos lisos podem não definir e segurar as ondas com muita eficiência usando essa técnica. Para realizá-la, aplique creme para pentear ou ativador de cachos e amasse as pontas em direção à raiz rapidamente várias vezes.

Twist

Parecido com a trança, o twist usa apenas duas mechas de cabelo que entrelaçam entre si. Também pode ser chamado de trança de dois e pode ser feito no cabelo todo de uma vez, ou em mechas menores para um efeito de ondas médias.

Bobes

Os bobes também ajudam a deixar os cabelos ondulados, desde que usados da forma correta. Para isso, enrole os fios até a metade do cabelo e prenda com um grampo. Aplique um ativador de cachos ou spray e espere secar. 

Leia também Como usar bobes no cabelo para cachear?

Deixe durante algumas horas e solte, amassando com as mãos para um efeito mais natural. É importante não deixar os bobes por tempo demais para que os cabelos formem ondas e não cachos.

Caso aconteça você também pode usar a dica acima e pentear os cabelos vagarosamente com uma escova ou dedos para um efeito mais natural e leve.

Como cuidar do cabelo ondulado

Assim como qualquer outro tipo de fio, o ondulado também precisa de uma rotina de hidratação, umectação e reconstrução constante. Esse cabelo, em especial, deve receber um cuidado a mais nas pontas, já que a oleosidade natural do cabelo não consegue chegar até elas, deixando-as mais ressecadas e com pontas duplas.

Para quem tem cabelo liso e quer apostar em um cabelo ondulado, os cuidados são os mesmos, lembrando-se apenas de escolher o produto correto de acordo com o seu tipo de fio na hora de lavar e hidratar.

na hora de cuidar dos cabelos é essencial usar produtos específicos para a sua curvatura
na hora de cuidar dos cabelos é essencial usar produtos específicos para a sua curvatura

Ou seja, se você tem o cabelo liso, deve usar shampoo, condicionador e máscara de hidratação para fios lisos. O único produto que você deve usar para cabelos ondulados é o ativador de cachos.

Usar óleos vegetais do comprimento às pontas ajuda na umectação e nutrição, de forma que a fibra seja reconstruída e equilibrada, deixando os fios mais macios, brilhantes e especialmente soltos, o que é muito importante para esse tipo de cabelo.

Os cuidados também devem acontecer na hora do banho. Para isso, evite água quente e seque os cabelos com uma camiseta ao invés de toalha para evitar o frizz, garantindo que os cabelos ondulados fiquem definidos por muito mais tempo.

Viu como deixar o cabelo ondulado pode ser fácil? Mantenha uma rotina de hidratação no cabelo e não se esqueça de mudar alguns hábitos diários em relação à temperatura da água e forma de secar os fios. Assim as ondas ficarão muito mais leves e bonitas!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍