Como usar babosa no cabelo

babosa no cabelo

A babosa é uma planta conhecida especialmente por sua ação hidratante nos cabelos, e pode ser usada para tratar desde fios lisos até os mais crespos. Porém, assim como todos os ingredientes hidratantes, é essencial saber como usar babosa no cabelo para não deixá-lo pesado e opaco.

Hidratar os cabelos sem necessidade, diferente do que muitos acreditam, não é algo benéfico. Isso porque, além da reposição de água, os fios ainda precisam de nutrientes essenciais para seu fortalecimento e reparação. Isso quer dizer que aplicar hidratação em excesso sem necessidade acaba afetando diretamente na saúde capilar de modo negativo.

Para lhe auxiliar na hora de hidratar os cabelos com babosa, separamos tópicos explicativos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir!

Para que serve a babosa no cabelo?

Além de ser eficiente na hidratação por repor água e nutrientes em toda a curvatura dos fios, a babosa ainda ajuda a dar brilho, restaurar a vitalidade e deixar os cabelos mais macios. Em conjunto, pode ser uma excelente aliada na hora de tratar caspa e queda de cabelo.

a babosa é conhecida especialmente por sua ação hidratante nos cabelos
a babosa é conhecida especialmente por sua ação hidratante nos cabelos

Apesar de poder ser usado por qualquer tipo de fio, é recomendada especialmente para os cabelos mais ressecados, especialmente os cacheados e crespos.

Quais os benefícios?

A planta, que também é conhecida como aloe vera, é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B12, B13, C e E, além de 20 minerais e 18 aminoácidos. Tudo isso contribui para um maior fortalecimento dos fios, dando mais saúde desde a raiz até as pontas.

Esses nutrientes ainda são essenciais para a recuperação dos fios principalmente depois de processos químicos como escova progressiva e descoloração.

Como usar babosa no cabelo?

De modo geral, usa-se o gel encontrado dentro da folha da babosa em conjunto com uma máscara de hidratação. No entanto, ainda é possível usar o gel da planta puro para fazer uma hidratação profunda nos cabelos. Para isso, é necessário cortar as laterais da folha e extrair o gel com o auxílio de uma colher.

Em seguida, bater no liquidificador ou mixer para que a textura do gel fique mais líquida e aplicar nos cabelos úmidos e limpos. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e enxágue em água fria. Finalize com um condicionador.

aplique o gel de babosa no cabelo e deixe agir por aproximadamente 30 minutos
aplique o gel de babosa no cabelo e deixe agir por aproximadamente 30 minutos

Para saber a hora certa de hidratar os fios você deve manter um cronograma capilar, intercalando a hidratação com restauração e umectação. No geral, recomenda-se hidratar os cabelos 1 vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do estado geral dos fios. Quanto mais ressecados e danificados, maior a frequência de hidratação.

Receitas de hidratação com babosa

Babosa + amido de milho

Misture uma colher de amido de milho com meio copo de água e deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Depois de frio, misture uma colher de sopa de babosa e uma colher de máscara de hidratação específica para o seu tipo de cabelo.

Mexa bem até que tudo fique homogêneo e aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por uma hora e meia. Enxágue em água fria e finalize com condicionador.

Leia também Como é que faz uma hidratação de Maizena nos cabelos?

Babosa + ovo

Apesar de muita gente não saber, o ovo pode ser um excelente hidratante capilar e condicionador natural. Para usar o ovo junto com a babosa, misture duas colheres do gel da planta com duas colheres de máscara de hidratação, duas gemas de ovo peneiradas e uma colher de sobremesa de óleo de rícino. Misture bem e aplique nos fios, deixando agir por cerca de 30 minutos. Enxágue em água fria e finalize com o condicionador.

Babosa + leite de coco

Assim como o óleo de coco, o leite de coco é excelente para a hidratação e restauração capilar, além de ajudar a tratar a queda de cabelo. Em um liquidificador, coloque 5 colheres de gel de babosa e ½ xícara de leite de coco. Bata até que tudo se misture e aplique nos cabelos ainda sujos mas já umedecidos. Aplique desde a raiz até as pontas, deixando agir por 40 minutos.

quando combinada com o o leite de coco, a babosa fortalece, nutre, hidrata e dá brilho aos fios
quando combinada com o o leite de coco, a babosa fortalece, nutre, hidrata e dá brilho aos fios

Remova a máscara com água fria e finalize com shampoo, máscara e condicionador. Essa hidratação pode ser feita até 3 vezes na semana em quadros de queda de cabelo.

Babosa + azeite de oliva

Em um liquidificador misture o gel de babosa, 1 colher de sopa de azeite e uma colher de mel. Bata até que tudo fique homogêneo e coloque em um recipiente com uma colher de chá de bepantol e uma colher de máscara de hidratação específica.

Aplique nos cabelos já limpos e úmidos e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água fria e finalize com condicionador ou uma mistura de água com vinagre de maçã para dar mais brilho aos fios.

Como fazer esfoliação capilar com babosa?

O gel da babosa também auxilia na hora de limpar os poros do couro cabeludo, eliminando todas as impurezas acumuladas por restos de sprays, creme para pentear, condicionador, protetores térmicos etc.

Sabendo disso, a esfoliação com babosa pode ser usada para substituir o uso de shampoos anti-resíduos semanalmente, já que esse tipo de cosmético pode acabar danificando os fios por ser rico em sulfato.

Misture 2 colheres de sopa de gel de babosa com uma colher de açúcar cristal, aplicando delicadamente no couro cabeludo e fazendo movimentos circulares. Massageie por cerca de 5 minutos e deixe agir por mais 10, preferencialmente com uma touca para que o cabelo se mantenha úmido.

Isso auxiliará com que toda a pele morta do couro cabeludo seja removida, dando espaço para novas células nascerem. Com isso, você evita que os fios fiquem oleosos e fracos, evitando também a queda de cabelo.

repita a esfoliação com babosa pelo menos a cada 15 dias

Depois do tempo indicado, lave os cabelos com shampoo e condicionador de costume, e procure repetir o processo pelo menos a cada 15 dias para garantir uma limpeza mais profunda dos cabelos.

Depois de ver como usar babosa no cabelo, não deixe de adicionar a planta na sua rotina de hidratação para garantir fios mais brilhantes e saudáveis. Você ainda pode usar a babosa para limpar os fios e tratar quadros de queda capilar. Nesses casos, converse com o seu tricologista para alinhar a hidratação com babosa com o tratamento anti-queda.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍