Como tirar tinta de cabelo da pele

como tirar tinta de cabelo da pele

Embora possuam aplicação simples, as colorações de cabelo podem acabar manchando a pele quando usadas por quem ainda não conta com muita experiência. Além de tomar os cuidados necessários e evitar que o produto entre em contato com toalhas, roupas e tapetes, também é essencial evitar que o produto encoste nas peles principalmente da testa e nuca, tendo em vista que os ingredientes da fórmula pode causar vermelhidão, coceira e irritações, além de manchas. Mas você sabe como tirar tinta de cabelo da pele?

Por se tratar de uma química considerada forte, as manchas deixadas no contorno da raiz do cabelo podem ser incômodas, principalmente causadas por tintas mais escuras como preto, castanho e vermelho. Mas embora muita gente não saiba, remover essas manchas pode ser mais fácil do que se imagina.

Para lhe auxiliar, separamos uma lista de produtos que podem ser usados para remover as manchas de tintura de cabelo da pele de forma fácil e simples. Veja logo a seguir!

Como tirar tinta de cabelo da pele?

1- Detergente

O detergente de cozinha pode ser aplicado diretamente na mancha para remover o excesso da tintura. Você pode massagear levemente com os dedos em casos de manchas mais claras ou com um lenço umedecido ou algodão em manchas mais escuras.

aplique a pasta de dente direto na mancha e faça movimento circulares para ajudar a remover o excesso de tinta
aplique a pasta de dente direto na mancha e faça movimento circulares para ajudar a remover o excesso de tinta

Caso não consiga remover tudo apenas com o detergente, você ainda pode misturá-lo com bicarbonato de sódio até virar uma pasta e aplicar na região. Deixe alguns minutos e massageie com um algodão úmido.

2- Vaselina

Apesar de ser eficiente para tirar tinta de cabelo da pele, a vaselina requer um pouco mais de cuidado principalmente com a região dos olhos. Aplique um pouco do produto na pele manchada e espalhe com os dedos até que o líquido fique da cor da tintura. Quando isso acontecer, remova com um lenço umedecido e aplique novamente o produto até que a mancha saia por completo.

Dê preferência para a vaselina quando a mancha estiver nas mãos, testa e nuca para evitar o produto próximo aos olhos.

3- Pasta de dentes

Aplique a pasta de dentes na região da mancha já umedecida com água e faça movimentos circulares até que a tintura comece a se soltar da pele.

aplique a pasta de dente direto na mancha e faça movimento circulares para ajudar a remover o excesso de tinta
aplique a pasta de dente direto na mancha e faça movimento circulares para ajudar a remover o excesso de tinta

Caso você sinta ardência na região, remova o creme dental com água corrente e comece o processo novamente. Ao remover toda a mancha, lave a região com sabão e água morna.

4- Óleo de bebê

Qualquer óleo de bebê pode ser usado para tirar tinta de cabelo da pele. Para isso, basta aplicar o produto na mancha e deixar agir durante a noite. Pela manhã, lave a região com água morna e sabonete.

Caso a mancha seja muito escura você pode aplicar vaselina ou creme dental depois de lavar a região para remover o que restou da tinta.

5- Gel de cabelo

Aplique o gel de cabelo na pele manchada e faça movimentos circulares. Remova o produto e repita a técnica caso ainda tenha ficado restos de tinta na região. Você também pode usar um algodão ou lenço umedecido para que a remoção seja mais profunda.

6- Cinzas de cigarro

As cinzas de cigarro podem ser bastante eficientes para remover o excesso de tintura de cabelo da pele. Deixe as cinzas descansarem com um pouco de talco por pelo menos 2 dias para evitar o cheiro forte de cigarro. Com o auxílio de um algodão seco, passe a mistura de cinzas com talco na mancha e faça movimentos leves até que toda a tintura seja removida.

7- Vinagre

Misture uma colher de sopa de água com uma colher de sopa de vinagre e aplique na mancha com a ajuda de um algodão. Caso ainda consiga notar restos de tinta, use uma mistura mais concentrada em vinagre e repita o processo.

o vinagre também auxilia na remoção de manchas causadas pela tintura de cabelo
o vinagre também auxilia na remoção de manchas causadas pela tintura de cabelo

Para manchas mais escuras e persistentes, acrescente uma colher de café de bicarbonato na mistura.

8- Adoçante

Molhe um pedaço de algodão em qualquer tipo de adoçante e aplique na região de pele manchada até que a tintura seja toda removida. Caso necessário, repita o processo até que a pele esteja completamente limpa.

Lembre-se de lavar a pele com sabão e água morna para ter certeza de que não sobrou nenhum resíduo do produto.

9- Removedor de manchas

O removedor de manchas é o método mais seguro para tirar tinta de cabelo da pele, já que os riscos de alergias e irritações é consideravelmente menor. Para usar o produto, basta aplicá-lo na pele com a ajuda de um algodão e fazer movimentos circulares. Em seguida, enxaguar com água corrente até remover todo o excesso.

Apesar de pouco conhecido, o removedor de manchas pode ser encontrado em farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos com bastante facilidade. Além de remover  tintura de cabelo, também é capaz de remover manchas de diversos outros cosméticos.

10- Demaquilante bifásico

Os demaquilantes feitos com óleo podem ser uma excelente maneira de remover tintura de cabelo da pele. Basta apenas aplicar um pouco do produto em um algodão e massagear a mancha até que toda a tinta se solte da pele. Você pode repetir o processo quantas vezes forem necessário.

11- Spray fixador

O spray de cabelo também faz parte da lista de produtos que ajudam a remover o excesso de tinta de cabelo da pele. Com a ajuda de um cotonete, passe o produto levemente na mancha, tendo o cuidado necessário para que o spray não caia nos olhos. Em seguida, lave com água corrente para remover o produto por completo.

Como evitar as manchas de tinta de cabelo na pele?

Para evitar as manchas na pele você pode usar algumas técnicas antes de aplicar a tinta no cabelo, de modo que a pele fique protegida e não absorva a química. Além de sempre usar luvas e uma toalha velha apoiada nos ombros e pescoço, você ainda pode aplicar cremes, condicionadores, pomadas modeladoras e até géis protetores na região.

alguns produtos como a pomada capilar podem ajudar a amenizar as manchas causadas pela tinta de cabelo
alguns produtos como a pomada capilar podem ajudar a amenizar as manchas causadas pela tinta de cabelo

Isso porque esse tipo de produto cria uma espécie de barreira que impede que a tintura entre em contato direto com a pele, o que evita as manchas.

O ideal é criar uma camada grossa em todo o contorno da raiz do cabelo e aguardar uma média de 20 minutos.

Leia também Como descolorir o cabelo em casa sem ajuda?

Depois de ver como tirar tinta de cabelo da pele, use as nossas dicas para evitar mais manchas na próxima aplicação da tintura. Lembre-se de sempre seguir as instruções da embalagem quanto ao tempo de aplicação da tinta, o que garante que você não deixe o produto agir por tempo demais, o que também pode acabar ocasionando manchas mais escuras.

PROMOÇÃO RELÂMPAGO

Use o CUPOM CAPILA15OFF no checkout e ganhe 15% de desconto em todos os produtos Capila Care por tempo limitado. Use Já!

 
 

Deixe uma resposta