Para que serve a pomada no cabelo?

para que serve a pomada no cabelo

Apesar de ser muito confundida com o gel, a pomada no cabelo possui textura e funções diferentes. Enquanto o gel deixa o cabelo com um aspecto endurecido, a pomada garante que um efeito mais natural por proporcionar movimentos aos fios. Além disso, destaca e modela o corte e deve ser usada da forma correta para não acabar deixando o penteado oleoso.

Diferente do gel, a pomada não deixa os fios com aspecto de molhado e sua função é deixar o cabelo no lugar proporcionando o efeito de cabelo seco. O produto pode ser encontrado em duas versões diferentes: à base de óleo e à base de água, e cada uma é indicada para um tipo diferente de cabelo. Também é possível encontrar a pomada para cabelo em pó, embora o mais tradicional seja a versão cremosa.

Veja a seguir como usar a pomada capilar e quais os benefícios do produto!

O que é a pomada para cabelo?

A pomada capilar é um produto que tem a função de deixar os fios no lugar sem deixar o aspecto de cabelo molhado e sem marcar tanto o penteado, dando um efeito mais natural mas que não desmancha com o tempo. Por conter óleo, a maioria das pomadas devem ser usadas com cautela para não causar danos à fibra capilar.

a pomada capilar é um produto usado para modelar os fios sem deixá-los com aspecto de cabelos molhados

Caso os cabelos sejam oleosos o ideal é usar a pomada à base de água, enquanto os homens de cabelos encaracolados devem optar pelas feitas à base de óleo, já que esses são naturalmente mais ressecados.

Qual a diferença entre a pomada para cabelo e o gel?

O gel é indicado principalmente para cabelos curtos com fios volumosos e grossos e deixa um efeito de cabelo que acabou de sair do banho, o que faz com que seja indicado para usar preferencialmente durante a noite.

Qual a diferença entre a pomada para cabelo e a cera?

Enquanto a pomada é usada para deixar o cabelo com aspecto de mais arrumado, a cera ajuda a deixar os fios com o efeito bagunçado, já que permite que você modele os cabelos facilmente ao mesmo tempo que proporciona firmeza, mas sem deixar os cabelos com a sensação de fios melados como acontece com o gel.

Porém, a cera não consegue segurar penteados pontiagudos, sendo indicado apenas para modelar os fios de uma forma mais despojada.

Veja a diferença entre a cera e a pomada para cabelo clicando aqui!

Qual a diferença entre as versões de pomada para cabelo?

Na hora de aplicar a pomada nos cabelos é necessário ficar atento às duas versões do produto. Enquanto à base de água tem textura mais seca e é indicada para cabelos finos e oleosos, agradando volume, à base de óleo costuma ser mais fluidas. Por isso, é indicada especialmente para fios crespos ou mais grossos.

A pomada em pó, por sua vez, costuma ser mais potente e deixa o cabelo mais endurecido, semelhante ao efeito do gel, além de ajudar a controlar a oleosidade da raiz dos cabelos.

Aplicar pomada no cabelo agride a fibra capilar?

Como as pomadas normalmente são compostas por ingredientes hidratantes que auxiliam a proteger os fios da umidade e suor, a tendência é que o produto não danifique os cabelos.

por ajudar na proteção contra a umidade e suor, a pomada não é considerada um produto agressivo para os fios

Porém, para proporcionar uma maior nutrição e hidratação, busque por produtos que tenham óleo de jojoba, óleo de coco, pantenol, manteiga de cacau, cereais como aveia e trigo, manteiga de cupuaçu e cera de abelha.

Como aplicar a pomada no cabelo? 

1- Escolha a pomada ideal para o seu tipo de cabelo

O primeiro passo é escolher entre a pomada à base de água ou à base de óleo, de acordo com as recomendações feitas acima. Uma dica é usar a pomada em pó em dias que não lavou o cabelo ou caso tenha os cabelos mais oleosos.

É importante ficar atento caso tenha os fios muito finos, já que usar uma pomada à base de óleo pode deixar os cabelos com um aspecto gorduroso desagradável, dando a impressão de fios sujos e pesados.

2- Aplique a pomada nos fios úmido ou seco

A pomada pode ser aplicada tanto em fios úmidos como em cabelos secos, dependendo do efeito que desejar e do seu tipo de cabelo. Fios mais lisos e ondulados devem aplicar a pomada com os cabelos ainda úmidos, enquanto os cacheados preferencialmente nos cabelos já secos.

3- Aplique sempre quantidades pequenas

Um erro muito comum é aplicar uma quantidade exagerada de pomada no cabelo, dando um efeito oposto ao desejado. A quantidade adequada equivale a uma moeda de 1 real e deve ser aplicada com as pontas dos dedos, evitando espalhar o produto em toda a palma da mão.

a quantidade ideal de pomada para aplicar nos cabelos equivale a uma moeda de 1 real, mas pode ser necessário aplicar um pouco a mais dependendo da quantidade de cabelos e espessura dos fios

Comece a aplicar a pomada sempre na parte de trás da cabeça indo em direção à frente, fazendo movimentos repetitivos e leves para ter certeza de que os fios ficarão bem distribuídos. 

Caso note que a quantidade não foi o suficiente, acrescente mais pomada aos poucos para evitar o excesso.

4- Modele de acordo com o seu estilo

Depois de aplicar a pomada nos fios, faça o penteado que desejar passando as mãos levemente pelos cabelos. Para um estilo mais discreto, você pode manter os fios alinhados e usar um pente para auxiliar.

5- Lave o cabelo com shampoo anti resíduo

Embora os shampoos com sulfato não sejam recomendados para uso diário, é importante manter uma rotina de cuidados capilares e lavar os fios com shampoo anti resíduos pelo menos uma vez na semana, já que o acúmulo da pomada pode deixar os cabelos sujos contribuindo até mesmo contribuir para caspa e queda de cabelo.

Durante o resto da semana, use o seu shampoo de uso diário para lavar o cabelo 2 vezes durante o banho, garantindo que a raiz do cabelo esteja limpa e sem restos da pomada.

Viu como aplicar pomada no cabelo pode ser fácil e prático? Escolha uma pomada que seja recomendada para o seu tipo de cabelo para fazer o penteado que você preferir no dia a dia ou em ocasiões especiais. Atente-se apenas à limpeza dos cabelos, que deve ser feita corretamente para não prejudicar a saúde capilar.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍