Como o café auxilia na prevenção da queda de cabelo

Muitos brasileiros sofrem com a queda de cabelo. Seja por fatores genéticos ou pelo estresse do cotidiano. Estima-se que todos os dias, nós perdemos 100 fios de cabelo! Sabia disso?

Essa é a média considerada normal, porque os fios possuem um ciclo de crescimento e queda. Todavia, se os fios caírem em maior quantidade, significa que a estrutura capilar está frágil e por isso precisa de um tratamento intensivo.

A queda de cabelo é um problema que assola o brasileiro
A queda de cabelo é um problema que assola o brasileiro

A partir do momento em que seus fios começam a ficar quebradiços, você deve procurar um médico para fazer uma minuciosa avaliação. Isso pode estar ocorrendo por vários motivos, vamos explicar aqui!

Por que acontece a queda de cabelo?

Os fios podem cair por inúmeros fatores, entre eles, gestação, falta de vitaminas no corpo, alterações hormonais e até mesmo a utilização em excesso da chapinha e do secador. Pode parecer que não, mas o uso exagerado pode comprometer a saúde das suas madeixas, deixando-as quebradiças, ressecadas e ocasionando a queda.

A queda de cabelo é mais comum do que a gente imagina
A queda de cabelo é mais comum do que a gente imagina

Além disso, é importante prestar atenção nos traumas emocionais, eles podem influenciar significativamente nesse processo de perda dos fios de cabelo. Episódios de estresse e ansiedade podem ser determinantes porque auxiliam na perda de minerais e vitaminas que são fundamentais para o crescimento do cabelo.

Afinal, o café pode ajudar?

Tratamentos caseiros podem sim, ajudar a prevenir a queda. Um estudo alemão aponta que o crescimento do cabelo pode crescer até 25% mais quando o pó de café é aplicado no couro cabeludo.

Mas atenção: a pesquisa foi feita com uma substância sintética chamada Cafeína Anidra que não tem nada a ver com o pó de café que se compra no mercado.

Como a cafeína age? Ela previne a queda de cabelo?

Você deve estar se perguntando do porque isso acontece e como a cafeína age para retardar e prevenir a queda dos fios. Isso ocorre porque o café é um estimulante natural. Isso significa que além de cuidar da saúde da raiz, ele estimula o crescimento de novos cabelos na área onde foi aplicado. Há um aumento na circulação sanguínea que estimula o crescimento capilar.

Como a cafeína age no crescimento do cabelo?
Como a cafeína age no crescimento do cabelo?

A cafeína também bloqueia o chamado DHT, hormônio responsável pela calvície e que atua dentro dos folículos do cabelo. A afirmação foi publicada no Jornal Internacional de Dermatologia da Inglaterra e chamou bastante atenção da comunidade científica.

De acordo com a pesquisa, os folículos que eram tratados com cafeína tiveram um avanço e melhora no crescimento de quase 50% e o ciclo de vida se estendeu em cerca de 37%. Viu só que fantástico?

Quando o assunto é prevenção à queda, pode-se dizer que os produtos antioxidantes desempenham uma importante função, e isso o café tem de sobra.

Leia também: Quais os benefícios do Minoxidil?

Os antioxidantes, na realidade, fazem o papel de combater radicais livres, que são moléculas que destroem células saudáveis. Dessa forma os antioxidantes atuam para aumentar é potencializar o número de nutrientes nas células do cabelo, e como resultado, proporciona um crescimento significativo.

Consigo fazer esse tratamento para prevenir a queda de cabelo em casa?

A eficácia de aplicar café no cabelo, ainda não foi comprovada pelos médicos dermatologistas. Por esse motivo, ainda recomenda-se que o melhor método de tratamento seja com profissionais especializados no assunto. Só eles poderão indicar uma fórmula específica para o seu caso. Dessa forma, o resultado poderá ser mais facilmente alcançado.

Mesmo assim, algumas marcas já apostam no café como componente em fórmulas de shampoo e cremes de hidratação. Não será difícil que em algumas lojas de cosméticos, você acabe se deparando com itens que contam com a cafeína como seu principal ingrediente. Isso porque, na teoria, eles promovem um crescimento mais rápido e acabam combatendo a queda dos fios.

Pesquisadores alemães revelam que cerca de 2 minutos ensaboando o couro cabeludo, a substância de cafeína conseguiu penetrar nos folículos.

Como faço para prevenir a queda de cabelo?

Algumas recomendações são de extrema importância para conseguir fios mais saudáveis e fortes. A primeira delas, é – conforme mencionamos anteriormente – se atentar às suas condições emocionais. Estresse e ansiedade são fatores que colaboram diretamente para o estímulo à calvície.

Fique de olho na alimentação

Além disso, dê uma checada na sua dieta e na sua rotina de alimentação. Não se alimentar bem pode ocasionar falta de nutrientes e vitaminas no corpo, enfraquecendo assim, a saúde das suas madeixas. Beba no mínimo dois litros de água por dia. A hidratação corporal impacta no aspecto dos fios. Por esse motivo, é necessário que você comece a adotar um hábito de alimentação rica em vitaminas, proteínas e minerais. Aposte em um cardápio rico em frutas, legumes e verduras. Evite consumir gorduras, doces e álcool, porque essas substâncias podem ajudar na aceleração da queda capilar.

Cuidado com a chapinha

Evite o uso excessivo de chapinha e de procedimentos químicos como a escova progressiva. O ideal é fazer a escova em um intervalo mínimo de 3 meses para não danificar os fios. Se você fez alguma técnica que envolva descoloração, espere pelo menos um mês para fazer novamente.

Sempre visite um profissional

Visitar periodicamente um dermatologista pode te livrar de problemas com queda precoce. Seu dermatologista poderá te receitar produtos adequados à sua necessidade. Em casos mais severos, será recomendado o uso de Minoxidil todos os dias para retardar o processo de enfraquecimento.

Atenção à higiene dos seus cabelos

Para manter uma raiz forte e saudável, é imprescindível cuidar da higiene capilar. Sempre lave bem o couro cabeludo com um shampoo e um condicionador adequado às suas características de cabelo. Quando eles ficam sujos, a queda se agrava.

Jamais prenda os fios quando estiverem molhados. Esse hábito, infelizmente favorece para o surgimento de caspa, além de causar proliferação de fundos e bactérias! Para evitar problema, mantenha o hábito de secar seu cabelo sempre que lavar.

A eficácia do tratamento do café ainda não foi 100% comprovada, mas indicamos que você opte por itens que tenham a cafeína como ingrediente, visto que ela pode ser um importante estimulante, trabalhando assim, como uma substância natural e aliada ao tratamento de prevenção à queda!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍