Dra. Fernanda Junqueira Explica sobre Queda de Cabelo e Crescimento Capilar nas Mulheres

Pedimos uma explicação mais detalhada para Dra. Fernanda Junqueira, que explicou detalhadamente sobre Queda de Cabelo e Crescimento Capilar nas Mulheres!

Transcrição caso prefira ler

Olá, meu nome é Fernanda Junqueira, sou médica dermatologista e hoje nós vamos conversar sobre queda de cabelos nas mulheres.

As quedas de cabelos nas mulheres tem diversas causas e diversos tipos.

Normalmente, a gente classifica em:

  1. Cicatriciais
  2. Não – Cicatriciais

Cicatriciais

As quedas de cabelos Cicatriciais são causas mais patológicas e elas fazem com que seu pêlo não nasça mais, então gera uma cicatriz naquele folículo impedindo o crescimento de um novo pêlo.

Não Cicatriciais

Já as causas Não Cicatriciais, são as mais comuns então você pode ficar tranquila que normalmente é a causa mais comum e, nesse tipo, o fio de cabelo volta a crescer naquele folículo.

Quedas de cabelo

A gente tem quedas de cabelos que são fisiológicas, então duas vezes ao ano, com a mudança climática, a gente pode observar uma alteração no padrão de queda de cabelo e, normalmente, com uma mudança de suplementação vitamínica, alimentação, controle de radicais livres, a gente já consegue reduzir essa queda.

Já na patológica, a gente precisa de tratamentos mais específicos em consultório e da avaliação de um especialista.

Quando a gente fala de cabelo, a gente fala de dano de fio não só de queda, a gente sabe que a partir do momento que o fio deixa o folículo peloso ele já não pode ser modificado, então todas as características que a gente tem que tratar naquele cabelo, a gente tem que fazer esse tratamento dentro do folículo peloso.

Então, temos diversos tratamentos: suplementação oral, medicamentos, intradermoterapia… tudo isso vai tratar o fio dentro do folículo para fora.

A partir do momento que aquele fio sai do folículo, ele já está com sua estrutura pronta.

Eu vejo muitas pacientes perguntarem:

“ Ah, mas e a estruturação capilar.. como é que faz, como que funciona?”

Nesse caso, é uma maquiagem pro cabelo, mas o tratamento ele vem de dentro, ele vem lá de dentro do folículo.

Também é importante pontuar, que na queda de cabelo você tem que entender o que é queda.

A gente costuma perder ao dia 150 a 200 fios de cabelo diariamente. Então, às vezes, a gente vê aquele cabelo e acha que é muito, mas é o fisiológico, é normal.

Em alguns momentos a gente está observando mais aquela queda, a gente se preocupa mais e observa mais essa quantidade de fios, mas pode ser que não seja nada preocupante.

De qualquer forma, uma alimentação saudável, o uso de algumas vitaminas que vão acelerar o processo de crescimento desse fio e vão reduzir a quantidade de radicais livres no couro cabeludo, tudo isso vai contribuir para que você tenha cabelos mais saudáveis e com menos queda.

A vitamina mais utilizada é a Biotina, ela é uma vitamina do Complexo B que por sua vez são responsáveis por gerar energia.

Então ela vai dar mais energia pro nosso folículo peloso, pras nossas células do folículo peloso para que elas produzam um pelo mais saudável e fazer com que essas células produzam mais pêlos também, hiperativando esse trabalho dessas células.

Outra substância que a gente usa muito pra cabelos e vem sendo mais utilizada atualmente, é o colágeno. Para cabelos,  unhas e pra pele também.

O colágeno é um peptídeo, portanto uma forma de proteína que é muito importante para a gente tomar e ter uma ingestão adequada porque o nosso cabelo é constituído basicamente de proteína.

Então, é muito importante a gente ter uma alimentação saudável, uma suplementação vitamínica adequada, um acompanhamento de um médico e ter uma vida saudável para que a gente tenha cabelos saudáveis.

Espero que eu tenha ajudado você a entender um pouquinho melhor esse processo de quedas de cabelo, de uso de vitaminas, das principais vitaminas que a gente usa e se você tiver dúvidas, compartilha aqui comigo nos comentários.

Um beijo.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍