Como usar um shampoo a seco da forma correta sem danificar os cabelos

Quanto tempo dura o efeito do shampoo a seco?

Deixar os cabelos com aquele aspecto de recém-lavado sempre não é fácil, principalmente com a correria do dia a dia. Além do mais, lavar os fios todos os dias não é um hábito muito saudável, até mesmo para quem tem os fios extremamente oleosos já que isso expõe o cabelo a produtos químicos que acabam agredindo a fibra capilar de alguma forma. Pensando nisso, grande parte das mulheres que têm rotinas cheias recorrem ao shampoo a seco.

Diferente do shampoo convencional, o shampoo a seco promete cabelos limpos e secos em apenas alguns minutos, sem precisar ir para baixo do chuveiro.

A proposta pode ser interesante até mesmo para quem tem cabelos tingidos e não quer lavar com tanta frequência para evitar o desbotamento da cor.

Para lhe auxiliar a usar um shampoo a seco da forma correta, separamos algumas informações sobre o tema e um passo a passo completo para você não errar na hora de manter os cabelos limpos. Veja a seguir!

Como usar um shampoo a seco?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o shampoo a seco é uma espécie de pó que absorve a oleisdade da raiz do cabelo. Isso deixa os cabelos com aspecto de limpos e com um cheiro agradável, sendo quase imperceptível que os cabelos não foram lavados no mesmo dia.

o shampoo a seco é uma espécie de pó que absorve a oleosidade do couro cabeludo
o shampoo a seco é uma espécie de pó que absorve a oleosidade do couro cabeludo

A aplicação, no entanto, merece um pouco de cuidado e deve ser mais intensa nas áreas de maior oleosidade no couro cabeludo como laterais da cabeça, por exemplo.

Antes de usar o produto, agite a lata durante alguns segundos e divida os cabelos em mechas médias.

Posicione o frasco a uma distância de 30cm dos fios e aplique apenas na região da raiz. Deixe agir por 5 minutos e faça uma masagem leve no couro cabeludo para que o pó se espalhe. Em seguida, passe um pente ou escova de cabelo para remover o excesso do produto.

O shampoo a seco pode substituir o uso do shampoo convencional?

O shampoo a seco é apenas uma forma de manter os cabelos limpos em situações de muita urgência, e nunca deve substituir o uso do shampoo e condicionador comuns.

Isso porque, além de ser importante para remover a sujeira dos fios de forma mais adequada, o shampoo ainda é fabricado levando em conta as necessidades específicas de cada fio.

Isto é: cabelos oleosos devem receber uma limpeza mais profunda do que cabelos ressecados, que merecem uma hidratação maior até mesmo na hora do shampoo.

Vale lembrar, também, que o shampoo a seco pode acumular na raiz do cabelo e entupir os poros, causando uma produção de oleosidade ainda maior. Leve isso em consideração na hora de evitar o uso excessivo do produto.

Leia também Qual a melhor marca de shampoo a seco?

Qual a frequência ideal para usar shampoo a seco?

Desde que mantenha-se a rotina de cuidados com o shampoo convencional, o shampoo a seco pode ser usado sem grandes restrições em intervalos de 3 ou 4 dias.

No entanto, é importante que você deixe esse produto para ser usado em dias de extrema necessidade, como quando os fios ficarem oleosos antes da próxima lavada, ou em dias de compromisso de última hora.

Qualquer tipo de cabelo pode usar o shampoo a seco?

Sim, desde que respeitando o tipo de shampoo, ingredientes e indicação do fabricante quanto à cor dos fios. Afinal, alguns shampoos a seco destinado para cabelos loiros podem deixar marcas brancas na raiz de cabelos mais escuros.

alguns shampoos a seco que não são destinados a cabelos escuros podem deixar marcas brancas na raiz
alguns shampoos a seco que não são destinados a cabelos escuros podem deixar marcas brancas na raiz

Quem tem caspa também pode usar esse tipo de produto?

A caspa muitas vezes é causada por excesso de oleosidade, e não tem relação com a higiene no local.

Por se tratar de pequenas descamações na pele do couro cabeludo, o shampoo a seco pode deixá-la em maior evidência e deve ser evitado em estados críticos do problema.

E quem sofre de queda de cabelo?

O uso do shampoo a seco pode ser feito sem problemas por quem sofre com a queda capilar, desde que a distância de aplicação seja respeitada e que seja estabelecida uma frequência regular do uso. Isso ajudará a evitar que os poros sejam obstruídos e prejufiquem a saúde dos fios.

Uma dica para evitar o acúmulo do produto na raiz do cabelo é usar semanalmente ou a cada 15 dias um shampoo anti resíduos, que ajuda a limpar a raiz de forma mais profunda e remove todos os restos de produtos na região.

Posso usar o talco com a mesma finalidade?

Apesar de ser um pó e também ser capaz de absorver a oleosidade do couro cabeludo, o talco não foi desenvolvido especialmente para isso.

Enquanto isso, o shampoo a seco conta com uma composição mais suave e menos agressiva à raiz do cabelo, além de deixar menos resíduos e obstruir menos os poros.

Posso usar chapinha após passar o shampoo a seco?

Usar a chapinha e o shampoo a seco ao mesmo tempo não traz grandes danos aos fios. Porém, o ideal é usar a chapinha antes de aplicar o produto, já que ao passar a prancha quente nas mechas você corre o risco de tirar o pó do shampoo, contribuindo para cabelos oleosos mais cedo do que o esperado.

Além disso, usar o shampoo a seco depois de passar a chapinha garante uma maior leveza aos fios, e uma absorção maior da oleosidade que pode ser causada pelo próprio calor do aparelho.

a chapinha deve ser aplicada nos cabelos antes do shampoo a seco para não removê-lo dos fios
a chapinha deve ser aplicada nos cabelos antes do shampoo a seco para não removê-lo dos fios

Lembre-se, porém, que você nunca deve passar a chapinha com os cabelos sujos. Isso quer dizer que você deve lavar os cabelos com shampoo convencional, passar a chapinha e apenas no outro dia usar o shampoo a seco, caso necessário.

Viu como usar o shampoo a seco pode ser prático e simples? Usando as nossas dicas você garante cabelos mais bonitos e com aspecto de limpo sem agredir a região e entupir os poros. Caso você note pequenas descamações na região do couro cabeludo é importante buscar ajuda de um tricologista para tratar o problema antes de usar o shampoo a seco, evitando assim uma piora do quadro.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍