apesar de ser conhecida principalmente por sua ação hidratante, a babosa também ajuda no crescimento capilar

Hidratação Caseira para o Cabelo: 7 Receitas Incríveis

Hidratar os cabelos é um passo importante da rotina de cuidados capilares, já que durante o dia a dia os fios tendem a perder água, o que os deixa ressecados e quebradiços. Porém, além de repor a água, em alguns casos também é necessário repor nutrientes para garantir que a saúde da fibra capilar esteja em dia. E embora existam alguns produtos no mercado voltados para essa finalidade, também é possível fazer uma hidratação caseira para o cabelo de uma maneira bastante simples e eficaz.

Alguns ingredientes como o abacate, azeite de oliva e mel, por exemplo, são excelentes aliados na hora de promover uma maior hidratação e recuperação dos fios. Além de repor a água e nutrientes aos cabelos, esses e outros ingredientes de fácil acesso proporcionam maciez e brilho com poucas aplicações.

confira no texto abaixo nossas receitas de hidratação caseira para deixar os seus cabelos ainda mais bonitos
confira no texto abaixo nossas receitas de hidratação caseira para deixar os seus cabelos ainda mais bonitos

Confira no artigo de hoje 7 receitas de hidratação caseira para você aplicar no cabelo hoje mesmo!

O anel de dedinho, pinky ring em inglês, é um sinal de classe e estilo que atravessa os tempos. Oferecemos diversas versões desse must have com opções de anéis lisos ou com pedras preciosas, confira!

7 receitas de hidratação caseira para o cabelo

1- Hidratação caseira para o cabelo com abacate

Graças a grande concentração de lipídeos, o abacate é um excelente ingrediente natural para hidratar os cabelos. Quase 70% das gorduras presentes na fruta são monoinsaturadas, e em conjunto com o alto teor de vitamina C, E, A, manganês, cobre, potássio, fósforo e zinco, é capaz de hidratar os cabelos principalmente após químicas fortes.

Para fazer a máscara de hidratação com a fruta, basta amassar meio abacate e misturar com duas colheres de sopa de azeite e suco de meio limão. Depois de formar uma pasta homogênea, aplique nos cabelos lavados com shampoo ainda úmidos, lembrando-se de retirar o excesso de água dos fios com uma toalha.

a máscara de abacate é recomendada principalmente para cabelos com químicas
a máscara de abacate é recomendada principalmente para cabelos com químicas

Massageie a máscara de hidratação caseira com as pontas dos dedos e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água fria e finalize com o condicionador.

Leia também Como usar abacate no cabelo cacheado?

2- Hidratação caseira para o cabelo com óleo de coco

O óleo de coco é um alimento extremamente versátil, já que contribui para a saúde não somente dos cabelos, mas também do nosso organismo como um todo. Por ser rico em nutrientes, é capaz de hidratar os cabelos ressecados, porosos e com pontas duplas profundamente, além de agir como um umectante natural, promovendo uma maior saúde tanto para a raiz dos cabelos como para a fibra capilar.

Para hidratar os cabelos, coloque 5 gotas de óleo de coco em 2-3 colheres de máscara de hidratação, ou o suficiente para cobrir todo o seu cabelo. Misture bem e aplique nas mechas úmidas lavadas apenas com shampoo, deixando agir de acordo com o tempo recomendado na embalagem da máscara.

Enxágue com água fria e finalize com um condicionador.

3- Hidratação caseira para o cabelo com babosa

A máscara de babosa é recomendada para hidratar todos os tipos de cabelo e também para acelerar o crescimento capilar. Por ser rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e B6, ainda contribui para um maior brilho e maciez.

Leia também Remédio caseiro para queda de cabelo existe?

Para fazer a máscara com a planta, corte 1 folha de babosa e raspe o gel de dentro com o auxílio de uma colher. Bata o gel com 50ml de água e aplique nos cabelos úmidos da raiz até as pontas, deixando agir por 15 minutos.

a babosa é conhecida principalmente por seu alto poder de hidratação e por dar um efeito de brilho e maciez nos fios
a babosa é conhecida principalmente por seu alto poder de hidratação e por dar um efeito de brilho e maciez nos fios

Passado esse tempo, aplique uma máscara de hidratação por cima e deixe agir novamente, dessa vez de acordo com o recomendado na embalagem do produto.

Enxágue com água fria e finalize com condicionador.

4- Hidratação com azeite

A hidratação com azeite é conhecida principalmente por sua ação umectante nos fios, o que contribui para uma maior nutrição, alinhamento, combate ao ressecamento, frizz e pontas duplas, além de ser excelente para promover brilho e maciez.

Aplique azeite extra virgem em todas as mechas em uma quantidade que seja o suficiente para cobrir todo o cabelo. Deixe agir por 1 hora e lave os cabelos normalmente com shampoo.

Em seguida, use uma máscara de hidratação deixando agir de acordo com a embalagem do produto e finalize com o condicionador.

5- Hidratação caseira para o cabelo com maizena

A hidratação com maizena é recomendada principalmente para cabelos ressecados, já que o ingrediente potencializa a ação da máscara capilar. Dessa forma, o ideal é que a maizena seja aplicada junto com a máscara de hidratação, já que o pó sozinho não é capaz de promover hidratação aos fios.

Misture 1 colher de maizena com água até formar uma pasta e aqueça no microondas. Aplique a mistura ainda morna por cima da máscara de hidratação e deixe agir de acordo com a recomendação da máscara.

Enxágue bem com água fria e finalize com condicionador.

6- Hidratação com mel

O mel hidrata os fios, regula o pH e condiciona os cabelos. Graças a grande concentração de vitaminas e aminoácidos, age como um condicionador natural e proporciona brilho, hidratação e umectação aos fios.

a hidratação caseira para cabelo com mel possui um alto poder de umectação e hidratação
a hidratação caseira para cabelo com mel possui um alto poder de umectação e hidratação

Depois de lavar os cabelos com shampoo e retirar o excesso de água com uma toalha, aplique a mistura de 2 colheres de sopa de mel com meio copo de água mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria, finalizando com um condicionador.

7- Hidratação caseira para o cabelo com ovo

O ovo é excelente para recuperar cabelos ressecados e danificados graças aos seus lipídios e proteínas, que aumenta a força aos fios e ajudando na sua reconstrução, além de proporcionar brilho e maciez.

Misture uma gema de ovo peneirada com 6 gotas de óleo de coco e 100ml de água. Aplique em todo o cabelo lavado apenas com shampoo e deixe agir por aproximadamente 30 minutos. 

Enxágue com água fria e aplique uma máscara de hidratação específica para o seu tipo de cabelo, deixando agir de acordo com o tempo determinado pelo fabricante. Finalize com um condicionador.

Viu como fazer um hidratação caseira para o cabelo é fácil? Depois de conferir nossas dicas você já pode escolher a receita que melhor atende às necessidades do seu cabelo para conseguir todos os benefícios da hidratação feita em casa. Além de hidratar os cabelos pelo menos 1 vez a cada 15 dias, também é importante fazer uma hidratação sempre que notar os fios estão ressecados e quebradiços, respeitando o intervalo mínimo de 48 horas entre uma hidratação e outra.