Minoxidil funciona mesmo?

Minoxidil funciona? É comum em meio a tantas ofertas de produtos que prometem resultados satisfatórios, ficarmos em dúvida na hora de fazermos nossa escolha não é? Entre esses produtos, o Minoxidil vem ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é loção capilar para calvície, falhas e até mesmo as sobrancelhas. Esse produto abrange todo o público, sendo homens ou mulheres, certamente ele irá agradar e ser a melhor escolha!

É importante falarmos da funcionalidade de um produto. Afinal para que ele seja um líder de vendas, é crucial que cumpra com o prometido não é? E o Minoxidil não deixa barato não! Ele entra em campo para ganhar! Contudo, precisamos fazer algumas ressalvas, pois esses resultados não aparecem de um dia para o outro! Não são todos que usam esse produto que irão alcançar as respostas desejadas como imaginaram.

Resultado esperado com o uso de Minoxidil
Resultado esperado com o uso de Minoxidil

É de extrema importância buscar um especialista na área dermatológica e assim, conseguir as devidas orientações e avaliações para sua pele e a quantidade ideal para usar.

Vamos agora entender mais sobre a funcionalidade do Minoxidil e desvendar alguns de seus efeitos.

O que é o Minoxidil?

Nos primórdios, a função do Minoxidil consistia no tratamento de pessoas acometidas por hipertensão arterial, ou como é mais conhecida, pressão alta. Uma vez que o mesmo auxiliava no aumento do fluxo do sangue, expandindo os vasos sanguíneos fazendo com que o coração recebesse mais sangue e as chances de infarto fossem reduzidas.

Inicialmente, o Minoxidil era utilizado para tratar pressão alta
Inicialmente, o Minoxidil era utilizado para tratar pressão alta

Foi observado que um dos efeitos colaterais que normalmente apareciam era o de produzir o crescimento de pelos pelo corpo.

A indústria farmacêutica não demorou muito para perceber esse potencial, desenvolvendo uma nova funcionalidade para o produto que parou de ser implantado na área cardiológica. Estudos e aperfeiçoamentos foram necessários para alterar a fórmula primária.

Minoxidil: como funciona?

A funcionalidade do Minoxidil consiste no alargamento do folículo capilar, e nesse processo o pelo irá nascer mais grosso e forte. Bem como os novos pelos são estimulados a se desenvolver, inclusive esses pelos acabam crescendo de forma uniforme e em maiores números.

Quanto aos cabelos, o uso recorrente desse produto influenciará no ciclo de crescimento,  fará com que os cabelos se desenvolvam cada vez mais. O uso do Minoxidil vem sendo uma ótima ferramenta contra a calvície, auxiliando também na queda dos fios enfraquecidos e no crescimento de novos.

Fios mais saudáveis e fortes.
Fios mais saudáveis e fortes.

Vale lembrar que esse medicamento auxilia exclusivamente em folículos vivos, então, se o sujeito que está fazendo uso possui muitos folículos mortos, estes não serão afetados e os resultados idealizados não vão alcançar as expectativas.

Como é feito o tratamento deste fármaco?

Duas fórmulas diferentes podem ser encontradas com mais facilidade no mercado e são usadas no tratamento capilar, sendo a primeira uma fórmula mais concentrada, de 5% e a outra, bem menos concentrada, de 2%.

Para quem busca resultados mais precisos, é indicado o uso da concentração de 5%, normalmente utilizada por aqueles que acabaram de iniciar o tratamento. A versão menos concentrada é aplicada na manutenção dos resultados já alcançados, ou seja, para manter os fios que já se desenvolveram.

Pelos saudáveis
Pelos saudáveis

A maneira de aplicar o medicamento é simples: deve ser posto em cima da região que se espera influenciar o crescimento do cabelo ou barba, sendo crucial que este local esteja seco. Esse produto pode ser encontrado comumente em versões de conta gotas ou sprays, e em alguns casos mais graves, o uso pode ser por comprimidos e nesses casos, o remédio é controlado e precisará ser prescrito por um dermatologista.

Não há necessariamente um tempo esperado para que se atinja os resultados, portanto o tratamento é contínuo.

É orientado que o Minoxidil seja administrado ao menos duas vezes por dia.

Minoxidil para mulheres

Isso mesmo! O público feminino também pode fazer uso desse medicamento. Certamente que o uso do Minoxidil precisará ser em uma fórmula menos concentrada. Mas, ainda não há uma fórmula tão específica assim para as mulheres no Brasil, sendo necessário buscar uma farmácia de manipulação, do contrário há algumas marcas importadas que possuem tal produto, mas claro que os custos são bem mais salgados.

Tratamento Minoxidil dedicado para mulheres
Tratamento Minoxidil dedicado para mulheres

Sendo assim, as mulheres acabam buscando a primeira opção, que são as farmácias de manipulação. O produto é utilizado diretamente no couro cabeludo, e se for uma dosagem mais forte, como o 5%, alguns pelos indesejados podem acabar aparecendo no rosto, justamente para evitar esses transtornos o uso deve ser em uma fórmula mais fraca.

Minoxidil para homens

No Brasil, o público masculino consome muito mais o Minoxidil, uma vez que estes medicamentos são ofertados em farmácias e quase sempre contemplam exclusivamente este público.

Uma barba bem cuidada muda a aparência do homem
Uma barba bem cuidada muda a aparência do homem

O uso do Minoxidil almeja combater a calvície, alopecia areata, eflúvio telógeno,  tricotilomania e também para a simples intenção de potencializar a barba e os cabelos.

Quanto a barba: o Minoxidil ajuda no crescimento?

Inúmeros fatores podem estar presentes no conflito de desenvolvimento de barba nos homens, tais como: a genética, o estresse, a alimentação etc. Portanto, em muitos casos apenas o uso de loções não irão resolver todo o problema, contudo o Minoxidil é uma das melhores maneiras de intervir nesses casos.

Barbas saudáveis
Barbas saudáveis

Lembrando que a melhor forma de encontrar o produto é na manipulação do mesmo, podendo ser em sprays e gotas, sendo formas mais baratas de possuir o medicamento.

Há um público que não pode utilizar o Minoxidil?

Há alguns casos que o Minoxidil não é indicado, como por exemplo, a queda de cabelo repentina, o motivo da queda de cabelo ser desconhecida,  o couro cabeludo já estiver em tratamento com algum outro fármaco, ou o mesmo estiver irritado, vermelho, dolorido ou infeccionado.

Leia também: 05 melhores vitaminas para crescimento dos cabelos

Em casos de crianças e bebês ou gestantes, inclusive para as mulheres que estiverem em período de amamentação. Para indivíduos com problemas cardíacos recomenda-se buscar orientação de seu cardiologista e dermatologista antes de começar o uso desse medicamento, uma vez que pode gerar riscos graves à saúde podendo até levar à morte.

Como sei o momento de interromper o tratamento com Minoxidil?

Como todo medicamento, há situações que o uso deve ser suspendido para que não haja complicações. Ocasiões como: coração acelerado, ganho repentino de peso, aparecimento de pelos em áreas distintas do corpo, inchaço nas mãos e pés, desmaios, tonturas, dores no peito e irritação no local da aplicação do Minoxidil. Caso esses sintomas sejam notados, o uso do medicamento deve ser cessado imediatamente.

Quais os efeitos colaterais?

Por ser um produto que vai em contato com a pele ou couro cabeludo, alguns dos efeitos colaterais mais prováveis são a irritação e coceira na área em que o fármaco foi colocado sendo uma situação bem corriqueira. No entanto, se esses sintomas persistirem por mais de dois meses, é aconselhada a interrupção do medicamento e a busca por um dermatologista é de extrema importância a fim de averiguar o que houve.

Nas soluções com 5% conta com a presença de uma quantidade de álcool, por tanto pode acabar ocasionando a irritação nos olhos e demais áreas. Vale lembrar que em caso de acidente envolvendo os olhos, a pessoa deve lavar com água fresca e corrente. No entanto, essas complicações não devem ser alarmantes, pois conforme pesquisas apontaram que apenas 2% das pessoas que fizeram uso do Minoxidil apresentaram esses efeitos colaterais.

Lembrando que os sintomas normalmente aparecem nos períodos iniciais da aplicação do produto, normalmente entre o segundo e quarto mês. Já o uso do Minoxidil via oral, na forma de comprimidos, possuem uma dosagem maior, causando outros desconfortos mais intensos, como:

  • Sensação de aperto no coração,
  • Fraqueza,
  • Suor nos membros superiores e inferiores,
  • Vertigem e
  • Dores de cabeça;

Há alguma maneira de evitar efeitos colaterais?

Caso não queira ser surpreendido com os famigerados pelos em regiões indesejadas do  corpo e do rosto, certa cautela é necessária. Já citado anteriormente, mas vamos reforçar a informação: o Minoxidil precisa ser aplicado apenas nas áreas que se espera o desenvolvimento de novos pelos. Após o término da aplicação do produto, é importante lavar bem as mãos com água e sabão. No uso das doses noturnas, aguarde cerca de duas à quatro horas para que seja absorvido de maneira correta.

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍