As 5 Melhores Vitaminas para o Crescimento do Cabelo e mais 3 nutrientes essenciais para o fortalecimento capilar

sucos e vitaminas para o cabelo

Muitas pessoas encaram o cabelo saudável como um sinal de saúde ou beleza. Como qualquer outra parte do seu corpo, o cabelo precisa de uma variedade de nutrientes para ser saudável e crescer e você pode obte-los com uma alimentação saudável ou com suplementos como as famosas vitaminas para cabelo.

Na verdade, muitas deficiências nutricionais estão ligadas à perda de cabelo. Embora fatores como idade, genética e hormônios também afetem o crescimento do cabelo, a ingestão adequada de nutrientes é fundamental.

Abaixo estão 5 vitaminas e 3 outros nutrientes que são comprovadamente importantes para o crescimento do seu cabelo.

1. Vitamina A

Todas as células precisam de vitamina A para crescerem. Isto inclui o cabelo, o tecido que mais cresce no corpo humano. A vitamina A também ajuda as glândulas da pele a produzir uma substância oleosa chamada sebo.

O sebo hidrata o couro cabeludo e ajuda a manter o cabelo saudável. Dietas deficientes em vitamina A podem causar vários problemas, inclusive queda de cabelo.

Cabelos Fortes
sebo hidrata o couro cabeludo e ajuda a manter o cabelo saudável

Embora seja importante ingerir vitamina A suficiente, a ingestão demasiada pode ser perigosa. Estudos mostram que a superdosagem de vitamina A também pode contribuir para a queda de cabelo.

Batatas doces, cenouras, abóboras, espinafres e repolho são todas ricas em beta-caroteno, que se transforma em vitamina A no organismo.

A vitamina A também pode ser encontrada em produtos de origem animal como: leite, ovos e iogurte. O óleo de fígado de bacalhau é uma fonte particularmente boa.

Também se pode adquirir suplementos de vitamina A on-line, principalmente se você não obtiver a quantidade desse nutriente suficiente através da sua dieta.

Resumindo: seu cabelo precisa de vitamina A para se manter hidratado e crescer. Boas fontes dela são: batatas doces, cenouras, espinafres, couve e alguns alimentos de origem animal.

2. Vitaminas do Complexo B e Biotina

Uma das vitaminas mais conhecidas a auxiliar o crescimento do cabelo é uma vitamina B chamada biotina.

Há diversos estudos que ligam a deficiência de biotina à perda de cabelo no ser humano.

Embora a biotina seja utilizada como tratamento alternativo contra a queda de cabelo, quem apresenta deficiência dela apresenta melhores resultados nesse tratamento.

Outras vitaminas do complexo B ajudam na produção glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo e folículos capilares. Estes processos são importantes para o crescimento do cabelo.

a recomendação médica para suplementação de biotina costuma ser entre 1 a 2 cápsulas da vitamina por dia
a recomendação médica para suplementação de biotina costuma ser entre 1 a 2 cápsulas da vitamina por dia.

Você pode obter as vitaminas B de muitos alimentos que incluem: grãos integrais, amêndoas, carne vermelha, peixes, frutos do mar e verduras escuras e folhosas.

Além disso, os alimentos de origem animal são as únicas boas fontes de vitamina B12. Então, se você segue uma dieta vegetariana ou vegan, considere tomar um suplemento.

RESUMINDO: As vitaminas do complexo B ajudam a transportar oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo, o que ajuda no crescimento do cabelo. Grãos integrais, carnes, mariscos e verduras escuras e folhosas são boas fontes de vitaminas do complexo B.

3. Vitamina C

Danos por radicais livres podem bloquear o crescimento e causar o envelhecimento dos fios.

A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger contra o estresse oxidativo causado por radicais livres.

Vitamina C encontrada em frutas cítricas como a laranja
Vitamina C encontrada em frutas cítricas como a laranja

Além disso, o seu corpo precisa de vitamina C para sintetizar uma proteína conhecida como colágeno — uma parte importante da estrutura do cabelo.

A vitamina C também ajuda o corpo a absorver ferro, um mineral necessário para o crescimento do cabelo. Morangos, pimentas, goiabas e  frutas cítricas são todas boas fontes de vitamina C.

RESUMINDO: A vitamina C é necessária para a obtenção do colágeno e pode ajudar a prevenir o envelhecimento do cabelo. As boas fontes incluem pimentas, frutas cítricas e morangos.

4. Vitamina D

Os baixos níveis de vitamina D estão ligados à alopecia, um termo técnico para a perda de cabelo ou calvice.

Pesquisas também mostram que a vitamina D pode ajudar a gerar novos folículos — pequenos poros no couro cabeludo, de onde novos fios podem crescer.

Acredita-se que a vitamina D desempenha um papel na produção capilar, mas a maior parte da investigação tem foco nos receptores de vitamina D. O papel real da vitamina D no crescimento do cabelo ainda não é completamento entendido.

Suplementação de vitamina D é bem comum
Suplementação de vitamina D é bem comum

Dito isto, a maioria das pessoas não tem vitamina D suficiente, portanto pode ser uma boa ideia aumentar a ingestão. O corpo produz vitamina D através do contato direto com os raios do sol. 

Alimentos que são boas fontes de vitamina D incluem: peixes oleosos, óleo de fígado de bacalhau, alguns cogumelos e alimentos fortificados.

RESUMINDO: O papel real da vitamina D no crescimento do cabelo não é bem estudado, mas um dos tipos de perda de cabelo está ligado a deficiências dela. É possível aumentar, através da exposição solar ou da ingestão de certos alimentos os níveis da vitamina D.

5. Vitamina E

Semelhante à vitamina C, a vitamina E é um antioxidante que pode prevenir o estresse oxidativo.

Num estudo, as pessoas com queda de cabelo tiveram um aumento de 34,5% no crescimento dos fios após suplementar  vitamina E durante 8 meses. O grupo placebo teve apenas um aumento de 0, 1%.

Sementes de girassol, amêndoas, espinafres e abacates são todas boas fontes de vitamina E.

RESUMINDO: A vitamina E ajuda a prevenir o estresse oxidativo e a aumentar o crescimento do cabelo. Boas fontes naturais incluem: sementes de girassol, amêndoas, espinafres e abacates.

6. Ferro

O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar o oxigênio para as células. Isto o torna um mineral importante para muitas funções corporais, inclusive o crescimento do cabelo.

A deficiência de ferro, que causa anemia, é uma das principais causas de queda de cabelo. É um tanto comum em mulheres principalmente pelos efeitos da menstruação.

deficiência de ferro, que causa anemia, é uma das principais causas de queda de cabelo.
deficiência de ferro, que causa anemia, é uma das principais causas de queda de cabelo.

Os alimentos com níveis altos de ferro incluem: mariscos, ostras, ovos, carne vermelha, espinafres, feijões e lentilhas.

RESUMINDO: A deficiência de ferro é uma das principais causas de perda de cabelo, especialmente nas mulheres. As melhores fontes de ferro incluem mariscos, ostras, ovos, carne vermelha, espinafres e lentilhas.

7. Zinco

O zinco desempenha um papel importante no crescimento e na reparação do tecido capilar. Ele também ajuda a manter o funcionamento das glândulas sebáceas em torno dos folículos em dia.

Queda de cabelo é um sintoma comum de deficiência de zinco. Estudos mostram que a suplementação de zinco reduz a queda de cabelo causada por sua deficiência.

Alimentos ricos em zinco: ostras, carne vermelha, espinafres, gérmen de trigo, sementes de abóbora e lentilhas.

Alimentos ricos em zinco: ostras, carne vermelha, espinafres, gérmen de trigo, sementes de abóbora e lentilhas.

RESUMINDO: O mineral zinco pode melhorar o crescimento do cabelo em pessoas que tem deficiência dele. Boas fontes incluem: ostras, carne vermelha e sementes de abóbora.

8. Proteína

O cabelo é feito quase inteiramente de proteína. Consumir o suficiente é importante para o crescimento dele.

Estudos em animais mostram que a deficiência de proteínas pode diminuir o crescimento do cabelo e até mesmo levar à perda dele.

Mas não exagere, consuma o recomendado pelo seu nutricionista ou médico e lembre-se que normalmente a variedade é importante, então coma um pouco de carne vermelha mas também carnes magras como frango e peixes.

O Salmão é uma ótima fonte de proteína que pode auxiliar no crescimento capilar
O Salmão é uma ótima fonte de proteína que pode auxiliar no crescimento capilar

Se não comer carne, existem ótimas fontes de proteínas veganas, da soja ao grão de bico, mas nesse caso é importante se consultar com um profissional capacitado para não ficar com carências nutricionais.

RESUMINDO: Comer proteína suficiente é importante para o crescimento do cabelo, mas nos dias de hoje, a deficiência de proteína é rara nos países ocidentais.

Você deveria tomar suplementos para o cabelo?

A comida ainda é a melhor fonte de vitaminas e nutrientes que você precisa para o crescimento de cabelo.

No entanto, se você não conseguir obter o suficiente apenas com a alimentação, suplementos podem ser muito úteis.

Com o estilo de vida moderna onde estamos atrasados para todos os compromissos e ainda temos um nível de estress acima do recomendado, muitos nutrientes podem não ser absorvidos corretamente pelo corpo assim como podemos nos descuidar da dieta e não comer exatamente bem.

Lembre-se, a a melhor maneira de obter esses nutrientes é através de uma dieta equilibrada, com alimentos reais, no entanto se tiver carência desses nutrientes não se arrisque e faça uso de suplementos sempre com a orientação de seu médico.

FAQ das Vitaminas e Nutrientes

Vitamina A

Todas as células precisam de vitamina A para crescerem. Isto inclui o cabelo, o tecido que mais cresce no corpo humano. A vitamina A também ajuda as glândulas da pele a produzir uma substância oleosa chamada sebo.O sebo hidrata o couro cabeludo e ajuda a manter o cabelo saudável. Dietas deficientes em vitamina A podem causar vários problemas, inclusive queda de cabelo.

Vitaminas do Complexo B e Biotina

vitaminas do complexo B ajudam na produção glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo e folículos capilares. Estes processos são importantes para o crescimento do cabelo.

Vitamina C

Danos por radicais livres podem bloquear o crescimento e causar o envelhecimento dos fios. A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger contra o estresse oxidativo causado por radicais livres.

Vitamina D

Acredita-se que a vitamina D desempenha um papel na produção capilar, mas a maior parte da investigação tem foco nos receptores de vitamina D. O papel real da vitamina D no crescimento do cabelo ainda não é completamento entendido.

Vitamina E

Semelhante à vitamina C, a vitamina E é um antioxidante que pode prevenir o estresse oxidativo e queda do cabelo.

Ferro

O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar o oxigênio para as células. Isto o torna um mineral importante para muitas funções corporais, inclusive o crescimento do cabelo.

Zinco

O zinco desempenha um papel importante no crescimento e na reparação do tecido capilar. Ele também ajuda a manter o funcionamento das glândulas sebáceas em torno dos folículos em dia.

Proteína

O cabelo é feito quase inteiramente de proteína. Consumir o suficiente e claro segundo recomendações do seu médico é importante para o crescimento capilar.

PROMOÇÃO RELÂMPAGO

Use o CUPOM CAPILA15OFF no checkout e ganhe 15% de desconto em todos os produtos Capila Care por tempo limitado. Use Já!

 
 

Deixe uma resposta