Vitamina C e os Benefícios para seu Cabelo

A vitamina C é bastante conhecida quanto o assunto é estética. Devido suas propriedades antioxidantes, ela é capaz de promover hidratação profunda na pele, estimulando colágeno e prevenindo aparecimento de rugas e linhas de expressão. E se você está precisando dar um “up” nos seus cabelos, ela também pode te ajudar. Por isso, dê uma olhada nessas dicas que separamos!

O que é vitamina C e o que ela faz?

Também conhecida como ácido ascórbico, ela é um nutriente muito importante para sintetizar colágeno, cuja proteína é responsável pela composição dos nossos ossos, unhas e fios de cabelo. Ela é antioxidante e hidrossolúvel, ou seja, se dissolve em água.

Vitamina C é popularmente conhecida através da Laranja
Vitamina C é popularmente conhecida através da Laranja

Vale lembrar que a vitamina C não fica armazenada no corpo humano. Isso significa que a quantidade absorvida é descartada sempre, então é necessário que ela seja reposta por meio da suplementação vitamínica ou através de alimentos que são ricos nesse tipo de nutriente.

O ácido ascórbico é muito importante para a saúde e é essencial para a dieta diária, mas os benefícios vão além disso: ele também atua em tecidos externos como unhas, pele e cabelo. Confira quais são esses benefícios que podem ser proporcionados pelo nutriente.

Vitamina C ajuda no fortalecimento dos fios

Está cansado (a) de sofrer com a queda de cabelo? Dá-lhe vitamina C! As propriedades reparadoras do ácido ascórbico são capazes de prevenir a queda e a quebra das madeixas de maneira significativa.

Vitamina C é de extrema importância para o nosso organismo
Vitamina C é de extrema importância para o nosso organismo

Nesse sentido, é importante que você sempre veja a situação dos seus fios, eles podem indicar deficiência de algum tipo de nutriente no seu organismo. A ausência dela, por exemplo, pode fazer com que eles aparentem estar danificados, ressecados, além de colaborar para o surgimento das terríveis pontas duplas.

Ação antioxidante: limpeza profunda

Se preocupar com a rotina de cuidados capilares é muito importante para manter os fios sempre saudáveis e fortes. A vitamina C também é uma grande aliada para quem deseja fazer uma limpeza profunda nas madeixas.

A vitamina C limpa profundamente
A vitamina C limpa profundamente

O ácido ascórbico é capaz de eliminar os restos de shampoo que estão impregnados em algumas áreas do cabelo. Além disso, ele é capaz até mesmo, de combater os radicais livres, cujas moléculas são altamente danosas ao couro cabeludo e surgem graças ao excesso de exposição solar ou poluição.

Potencialização do colágeno

Ela estimula a produção do colágeno e talvez esse seja um dos maiores benefícios desse nutriente para o cabelo. O colágeno desempenha uma função importante para a estrutura capilar porque hidrata, fortalece e rejuvenesce os fios.

Intensificação do brilho nos cabelos

Você quer ter fios mais brilhantes e sedosos? Incorpore já a vitamina C à sua dieta!

Ela fecha a cutícula dos fios de cabelo e ajuda na manutenção natural dele, fazendo que o aspecto das madeixas fique mais bonito e natural.

Mais hidratação na sua rotina de cuidados

Quando está inserida como um dos ingredientes em cosméticos para cabelos, como cremes, condicionadores e shampoos, a vitamina C proporciona um efeito hidratante graças à hidroxila, cuja substância atrai moléculas de água, fazendo com que os fios fiquem altamente hidratados.

Uma dica é apostar em itens que possuem o ácido ascórbico em sua composição. Em poucos dias você sentirá a diferença!

Onde posso encontrar vitamina C?

Para intensificar o nível de vitamina C no organismo, é recomendável aderir a uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras. Adicione pelo menos uma porção desses alimentos ao longo do dia e com certeza sentirá a diferença. Veja onde encontrar vitamina C!

Morango

Essa fruta é bastante querida entre os amantes do sabor cítrico. Ela é muita usada para fazer sobremesas e acaba possuindo maior concentração de vitamina C do que frutas como laranja e o kiwi, sabia disso? Os benefícios? Vários!

Morango é rico de vitamina C
Morango é rico de vitamina C

Estudos internacionais apontam que o consumo de morango ajuda na concentração e melhora a capacidade cognitiva. Vale a pena incluir nas suas refeições.

Acerola

A acerola também é uma das frutas que mais possui vitamina C. Ela na realidade possui vários outros nutrientes que ajudam na saúde dos olhos e do coração. Também é conhecida por ter uma função antioxidante e por fortalecer a imunidade.

Mamão

Muita gente não sabe, mas o mamão é uma poderosa fonte de vitamina C e ajuda também na saúde da pele.

Mamão também é uma excelente opção
Mamão também é uma excelente opção

Além dos seus inúmeros benefícios para o sistema digestório, ele pode ajudar no controle do colesterol e no aumento da energia diária.

Goiaba

A goiaba é uma fruta que auxilia no fortalecimento da imunidade. A branca tem mais concentração de vitamina C enquanto a vermelha possui altos índices de licopeno – uma substância que de acordo com estudos, é capaz de prevenir o câncer de próstata e outras doenças cardiovasculares.

Caju

Bastante conhecido por estar presente em sucos concentrados em polpas, o caju traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles, a atuação do zinco que está altamente presente em sua estrutura. Em conjunto com a vitamina C, ele diminui significativamente a atuação dos radicais livres no organismo.

Quais são os sintomas de deficiência da vitamina C?

Irritação, sensação de fraqueza e cansaço. Esses são os principais sinais de que você está com falta de ácido ascórbico no sangue. Além disso, pode ser que surjam alguns hematomas e até mesmo sangramento nas gengivas em casos mais graves.

Frutas ricas em vitamina C
Frutas ricas em vitamina C

De qualquer forma, é fundamental recorrer a um profissional especializado, como um nutricionista. Ele poderá prescrever uma dieta rica em vitaminas e minerais de acordo com a sua necessidade. Visite periodicamente um médico clínico geral para fazer exames de rotina, eles poderão indicar os níveis de cada nutriente no seu organismo.

Também insira práticas de exercícios físicos na sua rotina, elas são fundamentais para manter um bom funcionamento do corpo!

Ela traz diversos benefícios ao organismo, por isso é tão importante dar uma atenção especial aos alimentos que são fonte desse nutriente. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍