ponto americano

O que é ponto americano e quais seus benefícios?

A extensão capilar tem se tornado bastante popular entre as mulheres que desejam aumentar o comprimento dos fios de uma forma rápida e prática. Além de dar um efeito mais natural, dependendo da aplicação a mulher não precisa se preocupar em restringir químicas como tinturas e relaxamentos. Um dos tipos de alongamentos que vem ganhando espaço no mercado é o ponto americano, que além de deixar as mechas mais compridas, contribui também para a saúde capilar sem danificar os fios.

Antigamente a técnica não era muito conhecida e usada, principalmente no Brasil, e nem todas as mulheres sabiam que era possível aplicar extensões no couro cabeludo para deixar os fios maiores. Porém, com o passar dos anos, além do desenvolvimento de técnicas cada vez mais rápidas para alongar as mechas, começou-se a desenvolver processos que não danificam a fibra capilar como o ponto americano, que atualmente é considerada a melhor forma de extensão capilar.

Confira no texto a seguir o que é o ponto americano e quais são os seus benefícios para a saúde fios fios!

O que é ponto americano?

O alongamento por ponto americano foi desenvolvido nos Estados Unidos e permite aumentar os cabelos em até 30 centímetros. Com o auxílio de uma agulha que fixa a extensão no couro cabeludo, exatamente como uma forma de costura, a técnica permite cabelos maiores sem danificar os fios.

Roupas e Acessórios femininos

Qual a diferença entre outros tipos de mega hair e o ponto americano?

Diferente dos alguns tipos de mega hair, a técnica do ponto americano é mais higiênico e evita a quebra dos fios, além de contribuir para a incidência de menos nós nos cabelos. Em alguns casos, a técnica antiga pode até mesmo causar fungos no couro cabeludo, causando problemas capilares como caspa e seborreia.

https://www.instagram.com/p/B7bD4pUBxsc/
mega hair ponto americano sendo aplicado

Além disso, o ponto americano é feito em aproximadamente 40 minutos, um tempo muito mais curto se comparado ao mega hair com cola de queratina, por exemplo.

Quais os benefícios do ponto americano?

Por ser feito com um ponto pequeno e delicado com a ajuda de uma agulha especial, a técnica evita que os cabelos sejam arrancados ou quebrados durante a aplicação e também manutenção. Em conjunto, garante um efeito mais natural por ser aplicado bem junto à raiz.

Diferente do que acontece em técnicas que usam colas ou adesivos, na hora de remover a extensão os cabelos não sofrem nenhum dano.

Qualquer tipo de cabelo pode fazer o ponto americano?

Sim, a técnica pode ser feita por qualquer tipo e cor de cabelo, desde o liso até o crespo, incluindo loiros, ruivos e pretos.

Além de ser usada como uma forma de alongar os fios, o ponto americano também tem sido usado como alternativa de fortalecimento capilar.

Como a remoção é fácil e a aplicação não agride a fibra capilar, algumas mulheres optam por fazer a técnica para eventos especiais como casamentos e formaturas, já que causam um efeito mais natural do que a extensão de tic tac, que apesar de mais prática, pode deixar um efeito bastante artificial e acabar soltando do couro cabeludo caso não seja colocado da forma correta.

Quais cuidados tomar ao colocar o ponto americano?

Procure um profissional no ramo

Fazer uma extensão de cabelo por um preço mais barato em salões de beleza que não possuem profissionais qualificados pode acabar causando danos ao couro cabeludo e aos fios.

https://www.instagram.com/p/B5X3j3Mlhaq/
é importante escolher um profissional qualificado para que a técnica fique o mais natural possível

A recomendação é que antes de fazer a técnica, mesmo que opte por um salão de confiança, você procure um tricologista para fazer uma avaliação do seu couro cabeludo e se informar sobre quais cuidados tomar antes e depois de fazer a técnica.

Nunca durma com os cabelos molhados

Apesar de não ser recomendado que ninguém durma com os cabelos molhados, para quem tem mega hair esse hábito deve ser evitado o máximo possível. Isso porque a raiz do cabelo demora até 2 dias para secar completamente, e ao colocar mais fios no couro cabeludo esse tempo tende a aumentar ainda mais.

Ao dormir com os cabelos molhados você não somente contribui para o acúmulo de umidade na região, mas também aumenta a probabilidade dos fios enosarem, o que reflete na duração e qualidade da extensão.

Em conjunto, a umidade dos fios com o abafamento do travesseiro contribuem para o acúmulo de fungos na região, que também pode prejudicar a duração do ponto americano e até mesmo a saúde da pele da região.

Escolha o pente correto

Na hora de pentear os cabelos com extensão por ponto americano, é importante escolher o pente ideal para não retirar a aplicação do lugar. O pente deve ter cerdas largas e as pontas arredondadas para não danificar a técnica.

Faça um cronograma capilar

Os cabelos artificiais também precisam ser hidratados constantemente, assim como nutridos e fortalecidos. Faça uma hidratação nos fios pelo menos 1 vez na semana de acordo com a necessidade do cabelo, que pode estar ressecado, quebrado ou com pontas duplas.

Leia também Hidratação caseira para o cabelo: 7 receitas incríveis

Respeite o tempo de manutenção

A manutenção do ponto americano deve ser feita no tempo recomendado para não prejudicar os fios originais e também o visual, já que deixar de fazer a manutenção do mega hair pode fazer os fios artificiais se misturarem com os fios que estão crescendo.

https://www.instagram.com/p/Bzyedwql6Lx/
a manutenção deve ser feita no tempo indicado para garantir a qualidade do mega hair e saúde do couro cabeludo

Normalmente a técnica deve ser retocada a cada 40 dias, aproximadamente, mas o tempo poderá variar de acordo com os cuidados capilares, crescimento dos fios originais e forma como a técnica foi feita.

É importante que você converse com o profissional que aplicou a técnica para saber quando a manutenção deverá ser feita para não prejudicar a sua saúde capilar.

Use o shampoo correto

Na hora de lavar os fios, procure por shampoos livres de sulfato para não danificar a raiz dos cabelos. Afinal, a substância pode acabar ressecando as mechas quando usada de forma incorreta.O ideal é que você use shampoos antirresíduos apenas uma vez por semana para garantir uma limpeza mais profunda mas se agredir à fibra capilar.

Vu como o ponto americano possui diversos benefícios para os cabelos? Converse com um profissional qualificado para analisar como está a sua saúde capilar e escolher o melhor momento para fazer a extensão em seus cabelos. Lembre-se de tomar todos os cuidados necessários após aplicar o alongamento dos fios, já que isso reflete diretamente na qualidade do procedimento.