O que fazer para manter os cachos?

como manter os cachos

Deixar os cabelos cacheados na textura e volume desejado é um grande desafio, já que são muitos os fatores que podem acabar deixando os fios deformados. Além de ser difícil conseguir a definição perfeita, é ainda mais difícil conseguir manter os cachos por bastante tempo. Mas será que existe alguma técnica que ajuda a prolongar o efeito de cabelos definidos?

Além do uso de técnicas específicas para a definição ser mais duradoura, é essencial manter uma rotina rigorosa de cuidados com os cabelos. Isso porque um dos grandes vilões de cachos deformados é a falta de hidratação dos fios, fazendo com que eles fiquem ressecados e quebradiços e apresentem uma aparência de cabelo espetado e cheio de frizz.

Leia também O que é o frizz do cabelo?

veja no texto a seguir como manter os cachos por mais tempo
veja no texto a seguir como manter os cachos por mais tempo

Para que você consiga manter seus cachos sempre definidos, hidratados e com um brilho de dar inveja, separamos algumas dicas essenciais de cuidados e técnicas que lhe auxiliarão nessa tarefa. Veja a seguir!

O que fazer para manter os cachos?

Manter os cachos inclui adotar alguns hábitos diários em seus cuidados capilares na hora da lavagem, hidratação e finalização. A partir daí, manter a definição será muito mais fácil no dia a dia.

Hidrate semanalmente

O passo mais importante para  quem quer manter a definição por mais tempo é manter uma rotina de hidratação periódica para garantir que os fios receberão todos os nutrientes que precisam para manter-se saudável e brilhante. Isso porque quando os fios estão ressecados e danificados, especialmente os cacheados, a tendência é que fiquem sem definição.

Isso acontece porque cabelos ressecados possuem fibras mais ásperas, que se embaraçam umas nas outras e em contato com a poluição e umidade, tendem a quebrar, cair e terem uma maior dificuldade em se definir.

Sabendo disso, a rotina de cuidados com os cachos devem incluir não somente a hidratação, mas também umectação e reconstrução, que deve ser feita sempre que os cachos estiverem danificados e secos. 

Use os produtos adequados

Escolher o ativador de cachos correto ajuda a deixar as mechas mais uniformes, leves e definidas sem deixar o cabelo opaco e com frizz. Ou seja, de nada adianta hidratar os cabelos com um produto específico para o seu tipo de cacho e finalizar com um ativador de cachos errado.

na hora de escolher os produtos para hidratar os cabelos é essencial escolher os específicos para o seu tipo de fio
na hora de escolher os produtos para hidratar os cabelos é essencial escolher os específicos para o seu tipo de fio

Além de verificar na embalagem para qual curvatura o produto é indicado, uma dica essencial é testar o produto em seus cabelos para ver o resultado final, já que cada cosmético pode prometer resultados diferentes.

Evite exageros

Não basta somente saber escolher o produto ideal para manter os cachos. Também é importante saber usar e dosar cada um dos produtos para evitar um cabelo pesado e deformado.

O mousse, por exemplo, deve ser usado em quantidades maiores quando comparado ao óleo. Isso porque ambos os produtos possuem pesos diferentes: enquanto o mousse é aerado e mais leve, o óleo é mais pesado e pode deixar os cachos carregados.

Uma dica para não errar na dose é ler os rótulos e aplicar sempre em quantidades menores, analisando o resultado para verificar se há ou não necessidade de mais produto. Lembre-se, porém, que aplicar pouco produto também pode ser um problema, já que isso fará com que os cachos desmanchem em poucas horas.

O ideal é encontrar o equilíbrio de modo que os cachos durem mais sem deixar uma aparência de cabelo pesado e opaco.

Use técnicas específicas

A fitagem, bobes e até o dedoliss são técnicas usadas atualmente para cachear e definir os cabelos sem danificá-los, já que não usam a ajuda de aparelhos de calor para modelar os fios.

na hora escolher as técnicas para definição de fios, prefira sempre as que não são agressivas aos fios
na hora escolher as técnicas para definição de fios, prefira sempre as que não são agressivas aos fios

Você pode testar cada uma dessas técnicas e ver qual entrega o melhor resultado para o seu cabelo, e é possível até mesmo combinar duas delas para um resultado mais próximo ao que você busca.

Leia também As melhores técnicas para cachear o cabelo

Finalize de maneira adequada

O importante na hora de definir os cachos é fazer uma finalização correta e distribuir bem o produto que será usado para que o resultado fique o mais natural possível. Aplicar o finalizador mecha por mecha garante que os cachos se mantenham no lugar por muito mais tempo.

Evite o uso de pentes

Os pentes possuem cerdas com um espaço muito curto dificultando a remoção dos nós e deixando o cabelo mais deformado, além de serem feitos em sua maioria de plástico, o que cria uma corrente estática e aumenta o frizz.

A melhor opção são escovas de cerdas grossas de materiais como madeira ou bambu, que não criam estática nos cabelos e não os deixa com fios arrepiados.

Além disso, as escovas devem ser usadas sempre com os cabelos úmidos e preferencialmente embaixo do chuveiro para evitar a quebra e queda dos fios.

Apare as pontas periodicamente

Após 60 dias do último corte é natural que os cabelos comecem a ficar irregulares e os fios comecem a desenvolver pontas duplas e aspecto ressecado. Tudo isso afeta diretamente na definição dos cachos, deixando-os deformados e sem volume.

para manter os cabelos sempre saudáveis e definidos você deve aparar as pontas no mínimo a cada 2 meses
para manter os cabelos sempre saudáveis e definidos você deve aparar as pontas no mínimo a cada 2 meses

O ideal é aparar as pontas no mínimo a cada 2 meses não somente para garantir uma maior definição, mas também porque as pontas ressecadas afetam diretamente na vitalidade do cabelo com um todo.

Faça a manutenção sempre que necessário

Nem sempre os produtos e técnicas usadas são capazes de manter os fios no lugar por muitas horas, e você deve sempre carregar na bolsa produtos de finalização para fazer o retoque dos cachos sempre que necessário.

Evite passar as mãos nos cabelos com frequência para não desmanchar os cachos, e invista em embalagens miniatura para levar na bolsa mais de uma opção como: creme para pentear, leave-in, spray e finalizador.

Qual produto usar para manter os cachos?

Creme para pentear

O creme para pentear é usado como uma espécie de preparador para deixar os fios mais macios e hidratados, e pode ser levado na bolsa para retocar os cachos sempre que necessário durante o dia.

Óleos

Os óleos naturais são excelentes para a pré-lavagem e hidratação, devolvendo os nutrientes necessários à fibra capilar e combatendo o frizz.

Spray de fixação

Embora seja indicado para ajudar a manter os cachos por mais tempo, é preciso muito cuidado antes de aplicar o spray nos fios, já que o excesso do produto acaba deixando os cabelos duros e artificiais.

Mousse

O mousse é considerado o melhor aliado para definir os cachos e mantê-los intactos por mais tempo. No entanto, evite os que levam álcool na composição e busque por mousses hidratantes e ricos em vitamina E e pantenol.

o mousse possui textura mais aerada, dando uma maior definição para os fios na hora da modelagem
o mousse possui textura mais aerada, dando uma maior definição para os fios na hora da modelagem

Viu como manter os cachos pode ser fácil? Mudando sua rotina de cuidados e mantendo hábitos capilares saudáveis você estará contribuindo para uma definição muito maior. Lembre-se de sempre escolher os produtos específicos para o seu tipo de cabelo e de carregar na bolsa pelo menos uma opção para retoque ao longo do dia. 

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍