Para que serve o shampoo a seco e quais os erros mais comuns na hora de aplicar o produto no cabelo

para que serve o shampoo a seco

Com a correria do dia a dia estamos sempre buscando novas alternativas para manter os cabelos sempre limpos sem ter que lavá-los todos os dias. Um exemplo disso é o shampoo a seco, que promete mechas limpas sem precisar ir para baixo do chuveiro. Mas você sabe para que serve o shampoo a seco?

Apesar de antigamente existir uma espécie de preconceito com o produto, que garante cabelos limpos em poucos minutos após sua aplicação, nos dias de hoje ele tem se tornado bastante popular principalmente entre as mulheres. O que vem acontecendo com frequência, porém, são pessoas usando o produto de forma errada, já que ele não deve substituir o shampoo convencional.

Para que você entenda melhor como o produto funciona e para que serve, separamos alguns tópicos explicativos que tirarão todas as suas dúvidas. Veja a seguir!

O que é o shampoo a seco?

O shampoo a seco nada mais é do que um produto em forma de pó que é liberado a partir de um spray, responsável por absorver o excesso de oleosidade da raiz do cabelo e deixá-lo com aspecto de fios limpos.

o shampoo a seco é uma espécie de pó em forma de spray usado para remover o excesso de óleo do couro cabeludo
o shampoo a seco é uma espécie de pó em forma de spray usado para remover o excesso de óleo do couro cabeludo

Além desse benefício, o shampoo a seco ainda contribui para remover odores como de fritura e fumaça, e deixa um cheiro agradável nos cabelos.

Para que serve o shampoo a seco?

Diferente do que se acredita, o shampoo a seco não serve para substituir o shampoo convencional. Pelo contrário, deve ser usado apenas em emergências para não causar danos no couro cabeludo. Afinal, o shampoo comum que retiramos com água é o responsável por limpar o acúmulo de produto que fica na raiz, enquanto o shampoo a seco contribui para que esse acúmulo aumente gradativamente.

Isso quer dizer que usar com uma frequência muito grande pode deixar os cabelos oleosos e suscetíveis a caspa, fragilização, quebra e queda dos cabelos.

O shampoo a seco serve para deixar os fios com aspecto de limpos em situações de urgência como compromissos de última hora ou quando os cabelos ficam oleosos antes da próxima lavagem.

Também pode ser usado intercalando com o shampoo comum para prolongar a duração da cor em cabelos tingidos, lembrando de sempre lavar os cabelos com shampoo comum regularmente e nunca aplicar o shampoo a seco mais de 1 vez seguida.

Para quem usa o produto com uma frequência maior é importante ainda investir em um shampoo anti resíduos para evitar acúmulos na raiz, que pode gerar problemas mais sérios para saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Como usar o shampoo a seco?

Na hora de aplicar o shampoo a seco você deve evitar o couro cabeludo para que o pó não entre diretamente nos poros, o que dificulta o crescimento dos cabelos. A recomendação é que se aplique com uma distância de 20 centímetros da raiz e espere alguns minutos até que os fios absorvam o produto. Em seguida, passe um pente para espalhar o produto.

Quantas vezes na semana posso aplicar o shampoo a seco?

Por ser um produto em pó que pode obstruir os poros, não é recomendado uma aplicação de mais de 1-2 vezes na semana.

o shampoo a seco proporciona um efeito matte no cabelo, removendo o brilho
o shampoo a seco proporciona um efeito matte no cabelo, removendo o brilho

Vale lembrar que apesar de deixar os cabelos com aspecto de limpo, os fios acabam ficando opacos e sem brilho. Isso faz com que o produto acabe sendo usado também como um matificador para quem gosta do efeito.

Quais as contraindicações do produto?

Apesar de poder ser usado por todos os tipos de cabelo, o shampoo a seco não deve ser aplicado em couros cabeludos com caspas ou lesões. Por ser um produto que deve ser espalhado no couro cabeludo, ele acaba contribuindo para uma descamação maior da área, alergias, irritações, vermelhidão e coceira.

4 outras formas de usar o produto

1- Aumentar o volume da raiz

O shampoo a seco pode ser usado para dar mais volume à raiz. Para isso, aplique o produto e escove desde a raiz até as pontas e levante a raiz com uma escova cilíndrica. Para manter a raiz alta é necessário usar um jato frio do secador.

2- Aumentar o volume necessário em penteados

Além de dar volume para a raiz o shampoo a seco ajuda a dar mais volume também no comprimento dos cabelos para que você possa fazer diversos penteados com resultados diferentes. Isso inclui coques, rabos de cavalo, tranças e até mesmo penteados de festas mais sofisticados. Graças a sua forma de pó, ele acaba auxiliando na hora de desfiar os fios e fazer topetes de formas mais firmes que duram muito mais tempo.

após aplicar o shampoo a seco na mecha, remova o excesso com um pente para não ficar marcado
após aplicar o shampoo a seco na mecha, remova o excesso com um pente para não ficar marcado

Para isso, basta aplicar o produto na mecha que está sendo manuseada e remover o excesso de produto com um pente.

3- Cor temporária

Algumas marcas oferecem shampoos a seco com tonalizantes temporários, que ajudam a esconder fios brancos, realçar tons de ruivos, castanhos e loiros e até mesmo disfarçar raízes muito grandes em cabelos tingidos. Após 2 ou 3 lavagens a cor tende a sair e o cabelo volta a ter a cor de antes da aplicação sem sofrer as agressões de uma coloração comum.

4- Proteger os cabelos do calor

Algumas pessoas acabam usando chapinha e secador todas as vezes que lavam o cabelo, o que agride e fragiliza a fibra capilar. Para evitar que isso aconteça, usa-se o shampoo a seco uma vez na semana para não ter que lavar os fios e usar esses aparelhos como forma de finalização.

Com isso a exposição ao calor diminui e os cabelos ficam mais saudáveis e menos ressecados.

Agora que você aprendeu para que serve o shampoo a seco já pode começar a usar esse tipo de produto a fim de prolongar o efeito de cabelo limpo por muito mais tempo. Lembre-se que se for usar esse tipo de shampoo semanalmente você deve aplicar um shampoo anti resíduos a cada 15 dias ou menos para remover o excesso de produto da raiz. 

Deixe uma resposta

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda?
Se precisar pode me chamar, meu nome é tatiana e estou disponível para te explicar como nosso produto pode te ajudar com queda e crescimento capilar 😀👍